Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

DIFICULDADE PARA CONSENSO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A oposição em Sergipe não está definida. De 2010 a 2014 havia um grupo coeso que se deixava perceber como adversário do Governo. Tinha o comando da Assembléia, através da então deputada Angélica Guimarães, e uma bancada segura e convicta da unidade do grupo. Este grupo, inclusive, esteve unido para reeleger o então governador Marcelo Déda, embora meses depois tenha se desgarrado do Poder.

O PSC&Cia, que unia vários partidos sob liderança do empresário Edvan Amorim (PR), parecia indissolúvel. Forte e decidido, quase não permitia que o Governo Déda conseguisse recursos via Proinvest, que ainda hoje servem para a realização de obras em Sergipe. O bloco se reunia com frequência e, depois de decisão tomada, ninguém tangenciava para adquirir qualquer tipo de benesse.

A coesão não resistiu tanto. Hoje o PSC&Cia ainda é um conglomerado político, mas de poucos partidos, que já não está tão intrínseco em suas posições. As siglas, que ainda se mantêm unidas, já se dão ao direito de pensar diferentes e até de fugir das orientações e votar contra uma decisão adotada, sem que isso “agrida os estatutos”. Não há mais rigor no “bater do martelo” e nem compromisso com a ordem final.

Lógico que ainda existe o sentimento em relação ao que ocorreu no Governo anterior, mas chegou o momento que muitos dos seus integrantes – ou militantes – cansaram de ser oposição, já que poucos estiveram sempre nela. Não é fácil viver em oposição eterna e isso enfraquece o bloco em termos de frente de resistência a uma administração que não aprova “só porque é adversário”.

Esse caminho que dotou partidos do PSC&Cia – menos tortuoso – pode influenciar nas eleições de 2018, porque ninguém está disposto a ir para o sacrifício, em caso de não sentir segurança na ascensão do bloco nas eleições de 2018. Daí esse cuidado na escolha de candidatos ao Governo e Senado. Todos querem ter, no mínimo, a esperança de ocupar o poder. Sem perspectiva, será muito mais complicada a unidade em torno de nomes frágeis…

APESAR DA DÚVIDA

Jackson Barreto (PMDB) diz que ainda está pensando se disputa ou não o Senado em 2018. Para quem dizia que não seria candidato, a dúvida passa a ser certeza.

Jackson é candidato assim “como o céu é do Condor”.

NOME JÁ FIXADO

Aliados e adversários de Jackson Barreto têm certeza de sua candidatura e sempre o inserem na chapa majoritária ao lado de Belivaldo Chagas.

Não haverá mais recuo nessa decisão.

BELIVALDO VIAJA

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), provável candidato a governador em 2018, passa parte da próxima semana ausente de Sergipe.

Viaja a São Paulo aonde fará exames de rotina.

LIBERAÇÃO RECORDE

A tramitação e liberação da emenda impositiva no valor de R$ 63 milhões para a Prefeitura de Aracaju ocorreram em tempo considerado recorde.

Em apenas 29 dias os recursos estavam à disposição do prefeito.

NÃO TRATOU DE POLÍTICA

Depois da solenidade do anúncio dos R$ 63 milhões, Edvaldo Nogueira foi para o seu gabinete, acompanhado de vereadores e do deputado federal André Moura.

A informação é que não se tratou de política.

ENTRETANTO, EM SEGUIDA…

Depois de rolar um bom papo no gabinete do prefeito, os vereadores aliados deixaram Edvaldo e André a sós e teriam conversa sobre a administração municipal…

Porém, as ‘más línguas’ sugerem que o assunto foi político.

MELHORA EM ARACAJU

Dados de um assessor de André Moura indicam que ele melhora sua posição eleitoral na grande Aracaju e anima maioria do bloco que defende sua candidatura ao Governo.

Diz que inserindo a Capital dá mais tranquilidade em relação ao interior.

FÁBIO MANTÉM FEDERAL

O ex-prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), informa que não pensa em disputar mandato de deputado estadual e que Silvia Fontes tentará a reeleição.

Na realidade ele trabalha de olho na Câmara Federal.

REUNIÃO EM OUTUBRO

O PMDB adiou a reunião da Executiva para 04 de outubro. Tratará de pauta extensa, entre elas a retira do “P”. Mas sente-se que não há clima para encontros.

De Sergipe vai o vice-presidente regional, Benedito Figueiredo.

ESMERALDO CANDIDATO

João Daniel (PT) disse ontem que ainda não há nada certo para Esmeraldo Leal (PT) disputar vaga na Assembléia. A não ser que o partido lance chapa sozinho.

– Estamos todos esperando a reforma política.

DENUNCIAS SÃO GRAVES

João Daniel considera as denúncias contra Temer graves, mas lutaremos para vencer pela investigação. “Tem mais gente sem querer apoiar o presidente”.

– Porém ainda não há certeza sobre nada.

VALADARES E TWITTAGEM

O senador Valadares (PSB) posta que prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), “como sempre, prefere a mentira. Não foi em meu gabinete porque não quis”.

– No aeroporto me disse que outro dia me visitaria. Nunca foi…

EDVALDO JÁ RESPONDEU

Também utilizando o twitter, Edvaldo Nogueira rebate e diz que procurou o senador Valadares ainda em fevereiro, assim como procurou todos os outros parlamentares.

– Mas não pude ser recebido porque ele estava ocupado.

SEM ACEITAR OS RADICAIS

Arthêmio Barreto diz: “por mais que discordemos de posições políticas do Governo, não podemos aceitar como civilizado o comportamento de grupos radicais”.

E conclui: “isso expõe nosso País no exterior”.

ANALISA CONJUNTURA DO PAÍS

Ex-deputado Bosco Costa (Pros) diz que está analisando a conjuntura atual do País e em Sergipe, para ver se disputa novo mandato em outubro do próximo ano.

– Estamos precisando de políticos com espírito público, diz.

ROUBALHEIRA O ENCORAJA

Bosco Costa disse ainda que quando vê “essa roubalheira dos que não têm vergonha, se encoraja mais a voltar a disputar mandato de deputado”.

– É preciso que a sociedade tome juízo e escolha melhor seus representantes.

REBELO VAI PARA O PSB

O ex-ministro Aldo Rebelo deixou o PCdoB e vai se filiar ao PSB. Nada demais, claro. Mas Rebelo inspirava Edvaldo Nogueira a permanecer ou deixar o PCdoB.

Bom, agora no PSB, Rebelo e Edvaldo ficam distantes…

GUSTINHO TENTOU O PDT

O deputado estadual Gustinho Ribeiro, que comanda o PRP em Sergipe, tentou ficar com o PDT no Estado, presidido pelo ex-prefeito Fábio Henrique.

Ontem, o presidente nacional Carlos Luppi conversou com Fábio.

Notas

Delator disputa? – Jair Bolsonaro convidou Paulo Roberto Costa para ser candidato pelo Patriotas. O delator da Lava Jato, um dos protagonistas do saque à Petrobras, “estaria considerando seriamente o convite”, segundo publica a Veja. A vantagem é que Paulo Roberto Costa seria seu próprio operador.

0x0

Nada encerrado – Segundo ‘O Antagonista’, na coletiva em que anunciou o cerco a Rocinha, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que o caso envolvendo as declarações do general Mourão “está encerrado”. NP: encerrado para o Exército, não é ministro? Porque para a sociedade ela ainda soa com o tom de ameaça.

0x0

De O Antagonista – As vivandeiras que vão bulir com os granadeiros nos bivaques não passarão. Mas, os granadeiros utilizaram um general de pijama para dar o recado de que a democracia não pode ser esculhambada a ponto de um condenado por corrupção se tornar o Comandante Supremo das Forças Armadas. O recado foi entendido no STJ.

0x0

Rodrigo se irrita – Assim que voltou dos EUA, Michel Temer mandou recados de que gostaria de se encontrar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Quer colocar panos quentes nas reclamações sobre o fato de o senador Fernando Bezerra (PE) ter se filiado ao PMDB, quando negociava sua transferência do PSB para o DEM.

0x0

Pagamento a Lula – Segundo O Globo, o empresário Léo Pinheiro promete detalhar, em sua proposta de delação premiada, como foram feitos pagamentos de palestras ao ex-presidente Lula e doações ao Instituto Lula. A afirmação foi feita pelo ex-presidente da OAS à PF na última terça-feira, diz o jornal carioca.

0x0

Investiga Lindbergh – O ministro Celso de Mello, do STF, abriu inquérito para investigar o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e mais três pessoas. O caso está em segredo de justiça e não há detalhes sobre as acusações. Em nota, Lindbergh disse que vai prestar informações e que tem certeza de o que caso vai ser arquivado.

Conversando

Críticas a prefeito – Muitas críticas ao prefeito de Socorro, Padre Inaldo (PCdoB), principalmente de vários pequenos empresários que estão sem receber pagamento.

A partir de janeiro – Está decidido, por setores da oposição e situação, que em janeiro começam as reuniões para definir candidatura majoritárias.

Prevenção funciona – Deputados de Sergipe ficaram impressionados com os resultados da Secretaria da Prevenção que funciona em Alagoas e reduz a violência.

Agressão como foco – Crítica sistemática e persistente faz de qualquer pessoa vítima de ataques exarcebados e inconsistentes. A agressão como foco torna o agressor algoz.

Orla sem movimento – O movimento de bares e restaurantes na orla de Atalaia “está parado”. Muita gente evita a praia durante as noites com receio de assalto e blitz.

Aproveita onda – Anotem, o DEM está se movimentando em Sergipe para se tornar forte, aproveitando a onda do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Oposição interna – Tendência petista Construindo Novo Brasil (CNB) tenta apaziguar os ânimos da Articulação de Esquerda, que se tornou oposição dentro da legenda.

Sargento Edgard – Sem entrar no mérito no caso do IPTU de Aracaju. Penso que os deputados que votaram a favor da fusão dos fundos, não podem criticar os vereadores.

Requer respeito – Nada contra o amor em qualquer circunstância. Tudo contra o forçar de barra. Amor não tem barreira, nem sexo, mas requer respeito individual

 

Leia também