Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Câmara realiza Sessão Especial sobre Dia do Servidor Público

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3

por Patrícia França

Na ultima sexta-feira, 22, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma Sessão Especial, de autoria do vereador Américo de Deus (Rede), em homenagem ao Dia do Servidor Público Municipal que é comemorado em 28 de outubro. Estiveram presentes os vereadores Kitty Lima (Rede) e Isac (PCdoB) e servidores e sindicalistas.

Adelmo Menezes, presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) parabenizou a iniciativa de Américo e citou que o trabalho do servidor público necessita ser valorizado a cada dia. “Esses trabalhadores devem ser homenageados sempre, pois, o funcionamento público depende destes bravos guerreiros que precisam ser valorizados e precisam ter o respeito da sociedade”.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Aracaju (Sepuma), Nivaldo Fernandes, explanou a situação vivida por muitos servidores. “Muitos estão depressivos, entregues ao álcool e as drogas, o sindicato vem buscando ajudar essas famílias. É uma preocupação enorme o que estamos passando, vemos homens honrados, professores inclusive, em situação complicada”. O sindicalista afirmou ainda que, “o prefeito Edvaldo Nogueira se comprometeu durante sua campanha eleitoral em pagar o piso da categoria e até o momento não honrou sua palavra”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed ), Dr. João Augusto Alves, parabenizou o vereador Américo por ter possibilitado que as entidades pudessem vir ao legislativo para debater sobre as questões pertinentes ao servidor público. João Augusto lamenta que a culpa de todos os problemas do país sejam atribuídas ao funcionário público, “Se o serviço não funciona a culpa é do servidor, se as despesas do país são crescentes é por causa do servidor público, além de ser um dos causadores do déficit previdenciário segundo os gestores, no entanto, quando paramos para verificar, percebemos que a maior parte dos recursos está indo para a iniciativa privada. Pergunto, será que o problema está no serviço público? Em minha opinião, os gestores públicos deveriam avaliar, auditar e cobrar melhor daqueles prestam serviços ao Estado, pois, muitas vezes observamos que o contratado não é executado”, afirmou João Augusto.

Shirley Morales, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), comenta, “estamos passando pelo pior cenário para o trabalhador, os profissionais estão sendo massacrados, muitos deles não conseguem fazer a manifestação das suas insatisfações por serem oprimidos pelos patrões, até no serviço público a gente vê isso acontecer, com servidores e também com os contratados”. Shirley disse ainda, “Somos uma força de resistência, prestamos assistência à população mesmo sob péssimas condições, e aí eu digo… os gestores passarão e nós passarinho. Saúdo e parabenizo aos meus aguerridos colegas, vocês são heróis”

Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), José Augusto Couto, falou sobre a grande relevância da discussão da luta dos trabalhadores junto a outros sindicatos. Abordou as particularidades do movimento sindical, destacando que o movimento grevista também está preocupado com a estrutura serviço público em Aracaju, “É preciso estar na base para entender a realidade do trabalhador e dos usuários. O vereador Américo de Deus nos deu hoje o direito de expor a condição em que se encontra a gestão do serviço público em nosso município”.

O assessor do vereador Iran Barbosa, o jornalista George Washington, justificou a ausência do parlamentar, destacando o Projeto de Lei que institui o Dia municipal do servidor público aposentado o qual, objetiva manter seus direitos preservados, além de serem sempre lembrados, pois, o PL orienta que sejam realizadas discussões acerca das problemáticas do servidor aposentado, como por exemplo, a questão da previdência que tem sido bastante atacada.

A vereadora Kitty Lima reafirmou o empenho da bancada Rede no apoio à luta do trabalhador, não podendo deixar de prestigiar a Sessão, “A Rede sempre se mostrou a disposição do servidor, devemos estar juntos mesmo, pois, o partido mostra coerência, e o servidor pode ter certeza em contar com esse apoio”.

O vereador Isac parabenizou o vereador Américo pela Sessão e comentou, “Vivemos um momento ímpar neste país, existe toda uma estratégia montada, para desconstruir o que foi construído há anos. Existe um jogo para diminuir e destruir o conceito do serviço público, a presença do servidor nesta casa é simbólica”, frisou.

Américo de Deus encerrou a sessão saudando a todos que se fizeram presentes prestigiando o evento. “Hoje foi um dia mais que especial, nós tivemos aqui mais uma oportunidade para fortalecer a luta”. Américo em seu discurso mostrou a importância do servidor, “O servidor é a mola mestre para o bom funcionamento do serviço público, é peça fundamental na prestação do serviço em grau de excelência, continuaremos na luta, e não iremos nos furtar em defender o trabalhador, pois, ele precisa ser valorizado, temos que manter os direitos que já conquistamos e não podemos retroceder”, frisou Américo.

Foto: César de Oliveira

Leia também