Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Aluna do IFS representa Sergipe no Parlamento Jovem Brasileiro

______~1

Por Ítalo Marcos

Duas sergipanas embarcaram na tarde de domingo, 24, com destino a Brasília (DF), onde estão participando de atividades na Câmara dos Deputados. A ex-aluna do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Giulia Pardo, participa como palestrante da atividade “Protagonismo Juvenil e a experiência com o Parlamento Jovem Brasileiro”. O evento será realizado nesta terça-feira, 26, a partir das 13h, no Auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados. Giulia foi participante do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2016, sendo a única representante de Sergipe.

Juntamente com outros deputados jovens e a presidente do PJB 2016, ela irá compartilhar com os atuais deputados jovens as experiências de atuação política motivadas pela participação na jornada parlamentar.

No ano passado, Giulia Pardo apresentou um projeto de saúde aprovado por unanimidade durante o programa Parlamento Jovem Brasileiro. A sua proposta visava mudança nas licitações para permitir a redução do tempo de conserto de equipamentos hospitalares.

“É muito gratificante um ano depois eu estar colhendo os frutos do que vivi durante toda a semana do PJB em 2016. Eu sinto que cresci muito em todos os aspectos possíveis, porque consegui desenvolver um projeto que eu sempre sonhei, voltado para a participação juvenil no SUS. Em minha palestra eu irei falar sobre o protagonismo juvenil e a experiência do PJB. Quero motivar os jovens a fazer igual, a não parar, a acreditar que eles podem sim ter sua parcela para mudar o mundo, que devem agir. Mostrar que a semana deles não deve se resumir a Brasília”, disse Giulia.

A Secretaria de Estado da Educação ofereceu total apoio a jovem Giulia Pardo.

Parlamento Jovem Brasileiro 2017

Também em Brasília encontra-se a aluna Aléxia das Graças Paixão Carvalho. Ela estuda no Instituto Federal de Sergipe (IFS), em Aracaju, e foi a primeira colocada estadual para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2017.

Aléxia está acompanhada da técnica da Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, Céli Gil, e até a próxima sexta-feira, 29, estará vivenciando uma verdadeira jornada parlamentar, conhecendo de perto os trabalhos dos deputados federais. Ao todo, 78 estudantes de todo o Brasil foram selecionados. “Eles irão vivenciar o trabalho dos parlamentares e participar de comissões, com todas as despesas custeadas pela Casa Legislativa”, explicou Célia Gil.

Foto Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também