Aracaju, 28 de março de 2024

Avosos e MP/SE realizam tarde especial para filhos de catadores de reciclado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__7AEF~1

Na tarde desta segunda (25), na sede do Projeto ´Recriarte – Reforço Criativo Escolar´, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realizou, em parceria com Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE) e Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), uma tarde de especial para cerca de 100 crianças e adolescentes assistidos pelo Projeto.

Houve orientações sobre saúde bucal, entrega de kits (escova, pasta e fio dental) e conversa com as mães dos assistidos sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. A iniciativa da Avosos integra a programação da campanha Setembro Dourado, que contou nesta ação com a participação de três profissionais da equipe Multidisciplinar da Avosos: a dentista Edna Bezerra, a psicóloga Raquel Bezerra e a assistente social Sara Mônica.

Segundo a coordenadora da Divisão de Serviço Social do MP/SE, Cristiane Barreto Paiva, a ação realizada pela Avosos foi muito importante para o Recriarte. “Muitas das crianças que estiveram hoje aqui nunca tiveram a oportunidade de participar de uma ação como esta. E acredito que a informação prestada às mães sobre o câncer infantojuvenil foram relevantes, pois a prevenção é tudo’, destaca a profissional.

O presidente da Avosos, Wilson Melo, informa que a Avosos a instituição é parceira do Recriarte desde 2010, quando por meio do MP/SE, com Dra. Maria Cristina da G. e S. Foz Mendonça, construiu e mobiliou a sua sede. “Transformamos juntos o local em um espaço lúdico e muito acolhedor para as crianças e adolescentes daquela comunidade tão carente. Até os dias de hoje essa parceria é mantida com a participação do MP/SE, desenvolvendo outras ações que visam a saúde e a qualidade de vida dos assistidos pelo Recriarte”, comenta o voluntário.

Recriarte

O Recriarte atende crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos e desenvolve atividades socioeducativas e culturais. São filhos de catadores de material reciclado que residente no bairro Santa Maria e também no entorno. O Projeto constitui-se como uma alternativa de resgate social das crianças e adolescentes da localidade, oferecendo reforço escolar e vivências de valores sociais e éticos. A iniciativa é fruto do projeto “Lixo e Cidadania em Sergipe” e visa a melhoria da qualidade de vida dos moradores da localidade e promove a inclusão social de meninos e meninas. Atualmente, o Recriarte atende mais de 100 crianças e adolescentes e desenvolve atividades de Reforço Escolar, Práticas Lúdicas e Esportivas, Dinâmicas de Integração Social, Dramatização e Resgate das Tradições Culturais. A participação no Projeto exige a matrícula e frequência escolar.

A sede do Recriarte fica à rua 25, nº 94, bairro Santa Maria.

Por Waneska Cipriano

Foto assessoria

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também