Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Mendonça é mais uma vítima da “política interesseira” de Edvaldo!

A cada dia este colunista percebe que na política são cada vez mais raros os casos de reconhecimento, respeito, amizade, reciprocidade e gratidão. Os mais experientes costumam dizer que este comportamento faz parte “do jogo”, que é algo natural, que é comum entre os políticos. Mas falta de valores é algo bastante prejudicial e fica difícil acreditar em alguma mudança na política com a maioria dos políticos que temos por aí afora. E esta não é uma realidade apenas de Sergipe, mas de todo o Brasil. Em alguns casos não se tem o mínimo de respeito ao eleitorado que só tem encontrado duas saídas a cada eleição.

Ou ignora o processo e se abstém do dever cidadão de ir às urnas, ou simplesmente ajuda a “inflacionar o mercado da compra de votos” e tenta tirar o máximo que consegue daquele político desonesto, sem palavra e que só apareceu naquele bairro ou comunidade porque uma eleição se aproxima. As pessoas apostam, acreditam em um novo momento, em um novo cenário. Às vezes até estimulam a entrada de novos nomes, mas o “sistema” está comprometido e não apenas por causa da corrupção, mas também pela falta de palavra, de gratidão, de amizade. A política se transformou apenas em um jogo de interesses, onde geralmente quem mais tem, leva!

Na vida do ser humano não há nada mais forte e mais decepcionante do que a ingratidão. Pior é quando o que lhe sucede é a frieza, o desprezo e o desinteresse. Quem nunca ouviu um depoimento, no meio político, de um militante, partidário, defensor ou assessor chateado, deprimido, esquecido? Para a sociedade é comum a expressão “político sem mandato é igual a rolete de cana chupado!”. Mas não deveria! As pessoas não podem deixar de se indignar, de se manifestar. Até porque, se o “meio político” despreza quem supostamente tinha um potencial eleitoral, com um grupo de seguidores, imagine o que ele não o faz com cada um de nós, cidadãos, que respondemos apenas pelos nossos próprios votos?

Decisivo em 2014 para a reeleição do governador Jackson Barreto (PMDB), quando fez uma campanha ferrenha contra o senador e então candidato ao governo, Eduardo Amorim (PSDB), Mendonça Prado esperava ali apenas o reconhecimento necessário para assumir uma suplência de deputado federal e, em dois anos, vir a ser prefeito de Aracaju com o apoio das “máquinas”. Foi “premiado” com a Secretaria de Segurança Pública, onde iniciou seu “inferno astral”. Depois, outra “consolação”: responde pela Agrese (Agência Reguladora que não regula nada ou quase nada); nesse meio termo perdeu seu maior trunfo na política: a confiança e a sucessão do ex-sogro João Alves Filho (DEM).

Sem muitas opções, e sem prestígio para disputar a PMA, restou-lhe o desafio de acreditar em Edvaldo Nogueira (PCdoB) em 2016. Findou sendo um alívio para JB, que o “despachou” para a Emsurb onde, poucos meses depois, o “homem mais ético e integro” da política sergipana figurava nas páginas policiais dos jornais, indiciado pela Polícia Civil, suspeito de irregularidades no lixo de Aracaju. Foi afastado pela Justiça do cargo e foi, literalmente, “do céu ao inferno” na política. Mas o pior ainda estava por vir: mesmo com a autorização judicial para reassumir a presidência do órgão, percebeu que não tinha mais o reconhecimento e a gratidão do prefeito. Mendonça passou a ser um “rolete chupado” para Edvaldo!

E vejam como a política é dinâmica (para não dizer ingrata): Edvaldo se aproxima e passa a fazer “afagos” no deputado federal André Moura (PSC), líder do governo “golpista” de Michel Temer no Congresso Nacional e desafeto de Prado por anos. Eis aí o interesse do prefeito. André, que não tem nada com isso, faz seu trabalho por Sergipe e por Aracaju. Já Edvaldo, de olho no dinheiro federal, passa uma “borracha” no passado e vê que “daquela árvore saem frutos”. Por sua vez, resta a Mendonça curtir a amargura de uma traição e, assim como Rogério Carvalho (PT) – outra vítima da política interesseira do comunista, assumir as consequências das escolhas erradas que optou por fazer. Às vezes, este é o preço de quem ainda acredita na política…

 

Relembre I

Em 2008, Edvaldo Nogueira enfrentou uma forte militância petista, mas para ser reeleito prefeito de Aracaju não abriu mão da aliança com o PSDB e com o ex-governador Albano Franco. O então governador Marcelo Déda (in memoriam) teve que aceitar aquela aliança.

 

Relembre II

Apesar de negar sempre e afirmar que seus candidatos ao Senado em 2010 foram Valadares (PSB) e Eduardo Amorim, sempre pairou sobre Edvaldo uma suposta adesão sua a candidatura de Albano Franco foi candidato a senador “independente” naquele ano. O prefeito tinha todo interesse em ficar próximo do tucano naquela época…

 

E Rogério?

Em 2012, a militância do Partido dos Trabalhadores teria “batido o martelo” e definido que o então deputado federal Rogério Carvalho seria o candidato a prefeito do partido em Aracaju. Edvaldo teria forçado a barra e, de olho no futuro, não abriu mão da candidatura de Valadares Filho (PSB), que findou sendo derrotado por João Alves.

 

2014

Naquele ano Edvaldo manteve-se candidato a senador, rivalizando internamente com Rogério Carvalho, até a convenção do PCdoB, no “apagar das luzes” dos registros de candidatura, quando num “gesto”, recuou para disputar o mandato de deputado federal e apoiar a reeleição de JB.

 

Dilma não!

No final de julho de 2016, pouco antes de iniciar sua campanha para prefeito, Edvaldo se esquivou de participar do ato em defesa da ainda presidente da República, Dilma Rousseff (PT), no centro de Aracaju, com a presença da petista. O comunista temia que recaísse sobre ele o desgaste da petista…

 

Com Rogério

Como o governador Jackson Barreto não conseguiu emplacar Zezinho Sobral (PMDB) para a PMA, sua melhor opção era Edvaldo que tratou logo de fazer um registro fotográfico histórico com JB e Rogério Carvalho, “selando a paz” entre os dois naquele momento. O petista recuou de um projeto pessoal de olho em 2018…

 

Sem Rogério

Já dentro do seu estilo de fazer política, recentemente Edvaldo não confirmou seu apoio para uma possível candidatura de Belivaldo Chagas (PMDB) para governador e, mesmo com Rogério disputando o Senado, praticamente já sentenciou seus dois candidatos a senador em 2018: JB e André Moura! Com a possibilidade de votar no federal caso ele dispute o governo…

 

Sem Lula

Não custa lembrar que Edvaldo Nogueira também não se fez presente durante a Caravana do ex-presidente Lula (PT) por Sergipe, recentemente. Já de olho em André Moura e no Governo de Michel Temer, o comunista adotou a estratégia de ficar “em cima do muro”. Isso até lembra alguém. Ou não?

 

Exclusiva!

Dentro desse “jogo de interesses”, saiu um rumor no meio político que a indicação do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), filho do comunicador da Família Alves Carlos Batalha, seria uma indicação do líder do governo Temer, André Moura.

 

André 2018?

Thiaguinho Batalha, desde o princípio de seu mandato, sempre esteve muito próximo de André Moura e estaria dentro do grupo governista que trabalha uma candidatura do deputado para governador em 2018, junto com os vereadores Vinícius Porto (DEM), Zezinho do Bugio (PTB) e Seu Marcos (PHS).

 

Veja essa!

Um político experiente conversou com este colunista, na noite dessa segunda-feira (25), e fez uma leitura interessante do “episódio” Mendonça Prado: “Ele (Mendonça) foi abandonado por Edvaldo e pelo grupo, assim como muitos outros. Quando a Justiça autorizou seu retorno, deveria ter reassumido a presidência da Emsurb de imediato, de pronto”.

 

E essa!

O mesmo político disse que “Mendonça poderia ter brigado com os irmãos Amorim, mas mais com João Alves e Maria do Carmo. Hoje seria deputado federal e um forte candidato em 2018. Bastava dizer publicamente que seguiria a orientação de seus líderes. Findou perdendo a herança política e agora foi chutado por JB e Edvaldo”, analisou.

 

Mendonça Prado I

Em nota pública, nessa segunda-feira (25), Mendonça anunciou que havia ido à residência do governador Jackson Barreto que não retornaria mais ao cargo de presidente da Emsurb e que nesta terça (26) vai encaminhar o ofício solicitando sua exoneração.

 

Mendonça Prado II

“Mesmo com a decisão favorável do Poder Judiciário determinando o meu retorno às funções públicas, não tenho mais nenhum interesse de participar da gestão de Edvaldo, político que ajudei com todos os meus esforços e total dedicação, a se tornar mais uma vez prefeito de Aracaju. A partir de agora, vou me preparar para os desafios de 2018, agindo com autonomia e independência, visando um futuro melhor para o povo sergipano”, disse Mendonça Prado.

Olho nele!

Quem ninguém se engane com a saída de Mendonça Prado do grupo do prefeito Edvaldo Nogueira. Este colunista não conseguiu uma confirmação, mas tomou conhecimento que sua decisão tem por trás um projeto político estabelecido.

 

Bomba!

Há quem diga que Mendonça pode ter se reaproximado de Maria do Carmo e pode ser candidato pelo DEM em 2018. Há quem diga que os dois já teriam conversado sobre política, recentemente. E o anúncio dessa segunda veio logo no dia 25 do DEM. Será apenas coincidência?

 

PSD

Outro caminho de Mendonça, também ventilado nos bastidores, é o PSD do deputado federal Fábio Mitidieri, que também não aprova uma aproximação do grupo com André Moura. Resta saber se Edvaldo arriscaria tudo para ficar com o “líder” ou se o PSD abriria mão dos cargos e secretarias para romper com JB…

 

Sindijus I

A partir das 6h30 desta terça, 26 de setembro, os dirigentes do Sindijus Sergipe (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe) realizam ato de desagravo público no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE).
Sindijus II

O objetivo da mobilização é denunciar a ação abusiva da gestão do TJSE que restringiu atuação sindical legítima em uma das instâncias de debates dentro do órgão, desrespeitando, inclusive, um dos representantes da categoria. O Sindijus Sergipe, enquanto entidade representativa dos interesses da categoria, repudia qualquer ato de censura à atuação sindical.

 

Posses

A seleta composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), formada por 10 conselheiros, para o biênio 2017-2019, realizou solenidade de posse na tarde dessa segunda-feira (25). O promotor  Orlando Rochadel Moreira e o procurador Silvio Roberto Oliveira, que prestaram relevantes serviços ao Estado de Sergipe, foram empossados pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que também exerce o cargo de presidente do CNMP.

 

Róbson Viana

O deputado estadual Robson Viana (PEN) protocolou na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) uma indicação solicitando que a água das chuvas seja aproveitada pelas escolas estaduais. A indicação sugere ao Governo do Estado que seja apresentado um Projeto de Lei que trate da implementação de sistemas de captação da água das chuvas em todas as escolas públicas no Estado de Sergipe.

 

Cisternas

Segundo Robson, a propositura tem o objetivo de conscientização e utilização de práticas mais sustentáveis ao meio ambiente escolar. “Sabemos que água é bem de todos e que deve ser utilizada da melhor maneira possível. Por isso a importância da implementação de cisternas nas escolas, que logicamente, vai fazer com que haja o melhor aproveitamento da água”, explicou o deputado.

 

Café com Política I

O Café com Política Debate abre espaço na próxima quinta-feira (28) para uma discussão sobre a proposta de mudanças no sistema previdenciário nacional, em tramitação no Congresso, e seu impacto na economia e na vida dos trabalhadores brasileiros. O presidente nacional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leo Gadelha, está entre os convidados do encontro marcado para as 19h30 no auditório do Quality Hotel, na zona sul de Aracaju.

 

Café com Política II

Também comporão a mesa do debate o presidente da Comissão de Previdência da OAB/SE, Miguel Britto; o presidente do Sergipe Previdência, José Roberto Andrade e o advogado Hideraldo Moura, especialista em Direito Previdenciário. O governo estima que deixará de economizar R$ 18,6 bilhões no curto prazo nas contas do INSS caso a aprovação da reforma da Previdência seja adiada para depois das eleições presidenciais de 2018.

 

Antônio dos Santos

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) ocupou a tribuna ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira (25), para defender que o governo de Sergipe tenha o mesmo compromisso no combate às drogas que tem tido o Estado vizinho de Alagoas. Para o parlamentar, as ações por lá estão dando resultado e os índices de violência estão caindo.

 

Combate às drogas

Antônio dos Santos destacou o trabalho desenvolvido pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PHS/AL) no Combate às Drogas, como membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Ele registrou a visita que os parlamentares sergipanos fizeram ao sistema de reintegração alagoano, semana passada. Além dele, também viajaram os deputados Capitão Samuel (PSL), Adelson Barreto Filho (PR), Augusto Bezerra (PHS) e Maria Mendonça (PP).

 

Redução da violência

“Conhecemos na prática uma estrutura que funciona a contento, apesar das dificuldades, para reduzir toda essa violência. Percebemos que em Alagoas o tratamento de dependentes químicos está reduzindo os índices de violência. Ficou claro para nós que, quando se diminui o consumo acentuadamente, você também diminui a ação do traficante e, consequentemente, também reduz a violência. Alagoas era o segundo mais violento. Hoje já é o oitavo. Logo será um mais seguro do Nordeste”, avaliou.

 

Comissão em SE

Ainda em seu pronunciamento, Antônio dos Santos (PSC) anunciou que os membros da Comissão de Segurança Pública, liderados pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PHS/AL), virão a Sergipe para auxiliar o governo local a iniciar algumas ações. “Os membros da Comissão da Câmara Federal virão a Sergipe. Eles se colocaram a disposição para conversarem com todos nós e com o governo do Estado”.

 

Fundo

“Vão nos auxiliar a implantar este sistema aqui até que a gente tenha condições de andar com as próprias pernas. Isso só não acontecerá se este governo não quiser. Vamos sugerir taxas para o cigarro e as bebidas para que a gente possa formar um fundo que possa sustentar esse sistema que é essencial para tratar os cidadãos e eu não tenho dúvidas que a empresas sergipanas irão se somar a nós”, apostou Antônio dos Santos.

 

Augusto Bezerra I

Em aparte o deputado Augusto Bezerra lembrou que numa das casas de tratamento em Arapiraca, existem 12 sergipanos. “Vou ter um encontro com o governador para tratar de outra coisa, mas posso antecipar este assunto e vamos marcar para conversar com os deputados estaduais e com os membros dessa Comissão. Vamos aprovar o requerimento para a vinda deles aqui. Eu tenho certeza que é bom para Alagoas também será para Sergipe”.

 

Augusto Bezerra II

“Ficamos todos impressionados com o que vimos lá e a prova maior que deu certo foi o Mapa da Violência, provando a queda da violência no Estado vizinho”, disse, enfatizando que as pessoas entram nessas casas de tratamento e conseguem sair recuperadas. “Tudo lá tem começo, meio e fim. Agora eu deixo uma interrogação: quantas pessoas saíram reintegradas à sociedade dos CAPS? Eu tenho a impressão que os índices são baixos”.

 

Maria Mendonça I

A deputada Maria Mendonça anunciou que vai preparar o requerimento que será assinado pelos demais deputados. “O impressionante é que eles têm vagas por lá. Este projeto é viável e não precisa nem de médicos. Quando o paciente precisa de atendimento, os anjos da paz o levam para ser atendido na rede pública. A estrutura conta com assistente social, psicólogo, enfermeiro e um psicopedagogo”.

 

Maria Mendonça II

“E antes de ir para uma dessas casas, o paciente passa por uma triagem de exames, para ver se tem sífilis, hepatite B e C, Aids ou HPV. A violência é algo que nos angustia. Alagoas saiu de uma situação crítica e está melhorando seus índices graças a este projeto. Espero que ele venha logo para Sergipe”, completou a deputada.

 

Título

Por iniciativa do deputado Gilmar Carvalho (Sem Partido), aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Sergipe, o promotor de Justiça Henrique Ribeiro Cardoso recebeu no plenário da Alese, o Título de Cidadão Sergipano. “Digo aos filhos do Dr. Henrique que estão de parabéns. Vocês têm um pai honesto, um homem corajoso, um homem determinado. Falo da coragem cível e cidadã”.

 

Gilmar Carvalho

“E digo também que não se pode escrever a história da polícia de Sergipe sem assinalar a coragem e a determinação da delegada Daniele Garcia. Esse casal que juntamente são iguaiszinhos na defesa dos interesses maiores da sociedade. De um lado, o exercício no cargo de promotor de justiça e do outro, as funções de uma delegada que não aprendeu a conviver com alguma coisa que pareça ser o medo”, ressalta.

 

Henrique Cardoso

“Estamos aqui com os amigos e parte da família, recebendo esse título e espero fazer jus para que eu possa nos próximos anos prestar mais serviços ainda à sociedade e a população do Estado de Sergipe. Já são 20 anos tanto na parte acadêmica quanto na parte de atuação profissional, trabalhando em Sergipe da forma mais correta e mais firme possível”, ressalta o promotor Henrique Cardoso.

 

Coronel Rocha

Militar atuante, com experiência em Segurança Pública e defensor de melhorias para a categoria militar, um bom nome para 2018 surge dentro da Corporação: o Coronel Rocha. Seu nome está sendo muito ventilado, seja pela categoria, seja por setores da imprensa. Tem sido propositivo nas redes sociais e pode despontar como uma das “novidades” no processo eleitoral que vem aí.

 

PT I

A Direção Estadual da Articulação de Esquerda, tendência interna do Partido dos Trabalhadores, nega que o rompimento com a gestão do Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, conforme noticiaram setores da imprensa. A tendência confirma sua participação na gestão.

 

PT II

“Temos militantes da Articulação de Esquerda atuando na gestão municipal e desenvolvendo um bom trabalho, com dedicação diuturna, nas áreas dos Direitos Humanos (na Secretaria Municipal da Assistência Social) e do Audiovisual (na Funcaju). A respeito da postagem do professor Joel Almeida é importante esclarecer: a publicação de Joel é uma opinião pessoal, individual, de um militante da AE. Diante do exposto, reafirmamos publicamente o nosso compromisso com a gestão Edvaldo-Eliane”, esclarece a tendência em nota.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também