Aracaju, 28 de março de 2024

FPI LOCALIZA 160L DE AGROTÓXICOS EM PROPRIÁ E TELHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__E72D~1

Quase 80% era da classe toxicológica vermelha, considerada a mais agressiva. Houve autuação do Crea, Emdagro e Adema

Cerca de 160 litros de agrotóxicos de classe toxicológica vermelha – considerada a mais agressiva – foram localizados nos municípios de Propriá e Telha pela equipe de Agrotóxicos da FPI do São Francisco durante a fiscalização ocorrida nesses dois dias de atuação (25 e 26), em Sergipe. Entre os agrotóxicos encontrados estavam: lannat, norton e roundup. A maioria dos produtos não possuía receita agronômica prevista na legislação e nem apresentava nota fiscal.

Segundo informou a coordenadora da equipe, Paula Braz, foi “uma quantidade considerável para apenas esse curto período de operação”. Somente em uma loja no centro de Propriá, quase 82 litros estavam sendo comercializados. A fiscalização também atuou no Perímetro Irrigado Cotinguiba.

Já em Telha, a ação encontrou 50 litros de agrotóxicos em uma fazenda de beneficiamento de arroz. A Emdagro fez a autuação e tanto o dono da loja, quanto os produtores ficaram como ‘fiel depositário’, tendo um prazo de 60 dias para prestar contas.

A Adema, por sua vez, autuou os envolvidos por não possuir licença ambiental. Conforme reforça a coordenadora da equipe, Paula Braz, o Crea autuou o profissional responsável pela venda do agrotóxico, por não emitir a receita prevista em lei e por não prestar a assistência técnica devida.

A FPI ainda detectou o uso indevido da embalagem na fazenda localizada no município de Telha. Lá, as embalagens eram utilizadas indevidamente para outros fins, como fornecer água e comida aos animais criados na propriedade.

Assessoria de Comunicação da FPI/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também