Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

TALYSSOM VAI À DISPUTA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Não há ideia exata do que tenha provocado a decisão do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), anunciar que o seu filho, Talyssom Costa, não seria mais candidato a deputado federal. O fato ocorreu de repente e sua divulgação provocou surpresas e um número alto de ligações para o anunciante. Alguns lideres não acreditaram e até jornalistas procuraram razões para o anúncio.

Sabe-se apenas que houve um almoço com um aliado, ontem, onde se decidiu tudo quase em off. Logo depois foi divulgado e se tornou fato consumado. Valmir concedeu entrevista a radio Difusora de Frei Paulo e, com sua voz inconfundível, pôs ao ar a informação de que Talyssom não estava mais pré-candidato a deputado federal. Sem porquês e de forma absolutamente seca. A razão, só Valmir de Francisquinho sabia.

Aparentemente era um fato que não merecia grande repercussão. A desistência de uma candidatura não posta chega a ser normal, até porque ainda não existe. Qual o quê! Em poucos minutos a notícia se espalhou. Percorreu gabinetes de senadores em Brasília, chegou ao presidente nacional do PR, Waldemar Costa Bastos, e invadiu o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, aonde chegou aos ouvidos do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Daí em diante, Valmir não deixou de atender telefonemas. Inclusive de Alckmin, que lhe fez apelo para recuar da decisão e manter a candidatura o filho a deputado federal. Além dele dezenas de outras lideranças estaduais e nacionais, como o próprio presidente nacional do partido: “Por que tirar Talysson?” Era a pergunta que se fazia e deixou o próprio Valmir atônito e incrédulo com a repercussão.

Quem desvendou o mistério foi um analista político da região: “foi um jogo de marketing”, disse e acrescentou: “Talyssom é candidatíssimo a deputado federal”. Bom, pelos apelos e alvoroço o jogo deu certo e já se pode confirmar a pré-candidatura do filho de Valmir, que naturalmente se consolidou.

DESISTÊNCIA SURPREENDE

A desistência de Talyssom Costa da disputa por vaga na Câmara Federal surpreendeu a cidade de Itabaiana e região. Ele tinha nome cotado entre prováveis eleitos.

O pai, Valmir de Francisquinho, foi que decidiu por tirá-lo do páreo.

ABERTO A CONVERSAS

Valmir de Francisquinho (PR) estará aberto a conversas para definir quem deve apoiar para deputado federal nas próximas eleições.

Mas só estará ao lado de quem tenha ajudado o município.

MAIS UMA CONDIÇÃO

Valmir também faz outra exigência: que o candidato a deputado federal integre o bloco liderado pelo senador Eduardo Amorim (PSDB).

Não fechará com nomes ligados ao Governo.

INTERESSA A MACHADO

José Carlos Machado (PSDB) agora se sente à vontade para conversar sua candidatura a federal com Valmir de Francisquinho para ter o seu apoio.

Não fez antes porque respeitava a intenção de Valmir lançar o filho.

AGENDARÁ CONVERSA

Provavelmente, Machado agendará conversa ainda hoje com Valmir para falar sobre sua candidatura, inclusive dentro dos requisitos sugeridos pelo próprio prefeito.

Machado esteve deputado federal por Itabaiana.

IVAN É OUTRA SURPRESA

A sugestão do nome do ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PRB), pelo seu partido, também foi uma surpresa para o Grupo do Governo.

Ivan já havia manifestado intenção é disputar mandato majoritário.

TUDO MUITO NATURAL

Para um momento de marasmo político, a sugestão do nome de Ivan cria um fato novo e que deve ser avaliado pelo bloco, na formação da chapa majoritária.

Deve ser assunto em pauta na reunião do bloco em outubro.

PMDB SEM MUDANÇA

O presidente da Assembléia, Luciano Bispo (PMDB), disse que não haverá mudanças no partido e admite que o deputado André Moura não troque o PSC pelo PMDB.

Opina que André deve se manter junto ao bloco que ele lidera.

SOBRE NOME AO GOVERNO

Luciano confirma sua preferência por Belivaldo Chagas (PMDB) e acha que “para ganhar” o Governo precisa manter o pagamento do servidor até o dia 10 de cada mês.

Além disso, cuidar de serviços como Segurança e Saúde.

O DIABO USA DROGAS

O deputado estadual Capitão Samuel disse ontem que “o diabo usa Drogas e veste todo tipo de roupa, de grife e de camelô”.

Samuel participa de campanha contra as drogas.

NEGA ROMPIMENTO

O vereador Robson (PSDC), do município de Socorro, negou que o partido tivesse rompido com o prefeito Padre Inaldo (PCdoB), durante entrevista a radio Xodó News.

Robson disse que a notícia se baseia em mera especulação.

DIVISÃO DA LEGENDA

De São Paulo, onde se encontra, o presidente regional do PSDC, Cincinato Jr., disse que “na verdade, infelizmente, o partido está dividido em Socorro”.

Insiste que o “PSDC tem a maior bancada na Câmara daquele município”.

ALBANO COM TEMER

O ex-senador Albano Franco teve audiência ontem com o presidente Michel Temer, em Palácio do Planalto. Falou sobre política e questões da economia.

Disse-lhe da importância da liberação de recurso para Sergipe via André Moura.

AINDA SOBRE TALYSSOM

Presidente de um partido em Sergipe disse que Talyssom Costa, que não vai disputar mais vaga na Câmara Federal, tentará vaga na Assembléia em 2018.

A fonte informa que ele já conversa com lideranças sobre isso.

SERIA APENAS ESTRATÉGIA

De Itabaiana chega a análise de que o anúncio da desistência de Talyssom seria um ato da estratégia política do pai, Valmir de Francisquinho, para se acomodar com os Teles.

– No final, será anunciada sua candidatura a Federal, disse.

BELIVALDO VAI A ABAV

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) vai participar, em São Paulo, do encontro da Abav. Na Capital paulista Belivaldo faz um check-up.

Foi convidado por diretores da Emsetur.

POSIÇÃO DE ELIANE

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) desfaz qualquer conversa em torno de candidatura nas eleições do próximo ano, como se tem anunciado sistematicamente.

Ela insiste que vai se manter trabalhando na área social em Aracaju.

Notas

Recursos de campanha – Romero Jucá (PMDB-RR), disse, ontem, que R$ 2 bilhões para financiar campanhas eleitorais “não é demais para se ter democracia no Brasil”. Jucá foi questionado sobre projeto, do qual é defensor, que está em debate no Senado e que cria um fundo eleitoral com recursos públicos para financiamento de campanhas.

0x0

Relatório Reservado – O Planalto está tão confiante em derrubar a segunda denúncia da PGR que se discute a possibilidade de Michel Temer assumir uma nova postura em comparação à primeira flechada de Rodrigo Janot. Em vez de se esconder no Palácio, desta vez Temer vai intensificar sua exposição nas redes sociais.

0x0

Palocci sai do PT – Suspenso pelo Diretório Nacional há cinco dias, Antonio Palocci, entregou ontem carta de desfiliação do PT. No texto, Palocci adota tom duríssimo contra o partido. Diz que o PT deveria reconhecer seus erros e colaborar com a Justiça, sugestão que ele teria dado a Lula e Rui Falcão antes de ser preso.

0x0

STF afasta Aécio – A Primeira Turma do STF decidiu ontem, por 3 votos a 2, afastar o senador Aécio Neves do exercício do mandato, medida cautelar pedida pela PGR no inquérito em que o tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações premiadas da empresa J&F.

0x0

Líder pede votação – O líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC), defendeu ontem que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e determinar seu recolhimento domiciliar noturno seja votada pela Casa e não cumprido imediatamente pelo Congresso.

0x0

Fundo para campanha – Plenário do Senado aprovou ontem, em votação simbólica, o projeto de lei que institui o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, que poderá valer para 2018. A fonte de recursos virá de 30% do total das emendas parlamentares de bancada. O projeto segue agora para análise da Câmara.

Conversando

Modifica horário – O horário de Verão não atinge Sergipe diretamente, mas modifica horário de bancos, de vôos e de outros serviços utilizados pelos sergipanos.

Áreas de lazer – A vereadora Emília Corrêa cobra manutenção das áreas de lazer da Orla de Atalaia dedicadas às crianças.

Chance de tirar algo – Gerson Camarote diz que base aliada vê na segunda denúncia a última chance de tirar algo do governo. OP: O Governo pode negociar a alma.

Evita sucessão – O governador Jackson Barreto (PMDB) está evitando falar sobre sucessão e prefere ir à luta para mostrar trabalho.

Arregaça mangas – Mendonça Prado decidiu arregaçar as mangas e entra na pré-campanha para deputado federal. Tem se movimentado sobre isso.

Índice de assalto – Continua alto o índice de assaltos a ônibus que fazer linhas intermunicipais. A SSP ainda não tem um plano eficiente para combatê-los.

Milionário e trouxa – Deputado Gilmar Carvalho diz que prefeito que fica rico ou ganhou na loteria ou casou com “mulher de pai milionário e trouxa”.

Recibos paraguaios – Sargento Edgard diz que o suposto dono do apartamento de Lula já disse que não recebia aluguel. Esses recibos são paraguaios.

Prisão faz bem – De alguma forma, a prisão de Vaccari lhe faz bem: está esbelto com poucos quilos e até mais feliz. Pelo menos aparenta isso.

Leia também