28/09/17 - 14:05:33

MACHADO AFIRMA QUE ARACAJU TEM 14 MIL JOVENS DESEMPREGADO

Só em Aracaju, são 14 mil pessoas, na faixa de 18 a 24 anos, sem postos de trabalho

O ex-deputado federal José Carlos Machado chamou a atenção para um assunto que tem lhe causado preocupação, que são os altos índices de desemprego entre os jovens sergipanos.  Isso porque, segundo dados do Dieese, publicados no Jornal da Cidade, a taxa de desemprego em Sergipe é de 14,1% da força de trabalho, totalizando 144 mil pessoas. Desse montante, 51 mil desempregados estão em Aracaju.

Machado afirma que esse panorama é mais do que grave: “significa que são, em média, 39 mil jovens desempregados em Sergipe. Dos quais, cerca de 14 mil, estão em Aracaju. Os números são alarmantes. É nessa faixa etária que as pessoas estão planejando a vida, querendo sair de casa, estudar, trabalhar”, afirma.

E o pior, segundo Machado, é que há pouquíssimo envolvimento com essas causas. “As pessoas estão mais preocupadas com o partido que tal candidato estará, com recursos para campanha, etc. Esses temas mais importantes, que são fundamentais para a sociedade, acabam ficando de lado. E isso é muito grave”, critica.

Por isso, ele sugere a criação de programas tanto de capacitação profissional quanto de incentivo ao 1º emprego. “O que não dá é para não fazemos nada, para assistirmos nossos jovens perderem cada vez as perspectivas de emprego”, ressalta Machado.

Essas ações, segundo o ex-deputado federal, devem partir tanto do Governo do Estado quando da Prefeitura de Aracaju, “para que esse direito do jovem de ter seu emprego seja garantido”.

Por Tanuza Santos de Oliveira