Aracaju, 18 de abril de 2024

ADOLESCENTES ESTÃO DEIXANDO DE USAR PRESERVATIVOS, DIZ SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Preocupada com os índices, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), faz um alerta: A maioria dos adolescentes não tem usado preservativos nas relações sexuais, deixando de se prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e também da gravidez indesejada. Segundo o coordenador do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana, pesquisas apontam que, hoje, 50% dos adolescentes não usam camisinha.

“Apesar de as constantes campanhas sobre a importância do preservativo, os adolescentes não têm usado camisinha nas relações sexuais e isso é extremamente preocupante porque eles estão cada vez mais vulneráveis a doenças como HIV, sífilis, e hepatites, por exemplo, e também a gravidez indesejada. Os adolescentes não vivenciaram a época da epidemia do HIV, em meados dos anos 80, muitos não têm noção da gravidade da doença e não têm medo dos riscos. É preciso criar novas estratégias para conscientizarmos mais esta parcela da população”, disse.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (MS) mostra que nove em cada dez jovens de 15 a 19 anos sabem que a melhor maneira de prevenir o HIV é usando preservativo, porém, seis em cada dez destes adolescentes não fazem uso da camisinha nas relações sexuais. De acordo com Almir, é preciso modernizar o diálogo com esta parcela da população e, inclusive, debater mais o assunto sexualidade dentro das escolas.

“A linguagem dos jovens é outra hoje e temos que modernizar o diálogo com eles. Em Sergipe já temos campanhas e ações direcionadas aos jovens e precisamos levar ainda mais o assunto sexualidade para dentro das escolas. Os adolescentes precisam ter mais cuidado, entender que eles estão vulneráveis e que se deve usar o preservativo em todas as relações sexuais”, afirma. Quanto à sífilis, doença que também é transmitida através de relação sexual sem proteção, dados do MS apontam que em 2011, 7% dos jovens de 13 a 19 anos foram diagnosticados com a doença e em 2016 este número subiu para 10,8%.

Gravidez na juventude

Além das doenças, a falta do uso da camisinha nas relações sexuais também pode ocasionar uma gravidez indesejada. Para se ter uma ideia, somente na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), que faz parte da Rede Estadual de Saúde, de janeiro a agosto deste ano, fora realizados na unidade 774 partos em gestantes menores de 19 anos.

A estudante P.G.C, de 17 anos, por exemplo, teve seu primeiro filho aos 16, e admite que não tinha o hábito de usar preservativo nas relações sexuais. “Nunca achamos que vai acontecer com a gente. Sempre soube da utilidade da camisinha, mas admito que não tinha o hábito deu usá-la, por puro descuido meu e do meu namorado. Acabei ficando grávida aos 16 anos e minha vida deu uma reviravolta. Passo a minha experiência para as minhas amigas e, agora, sempre falo da importância do uso do preservativo”, declara.

Congresso em Curitiba

A equipe do Programa IST/Aids da SES esta participando esta semana do 11º Congresso de HIV/Aids e do 4° Congresso de Hepatites Virais que estão sendo realizado em Curitiba, no Paraná. Nesta quinta-feira, 28, o psicólogo José Augusto de Oliveira, que faz parte da equipe, apresenta no evento as ações de saúde na rua realizada pela SES, como os testes rápidos em populações de rua, utilizando a Unidade Móvel.

E nesta quinta-feira também a gerência do Programa IST/Aids está realizado uma capacitação sobre testes rápidos na cidade de São Cristóvão para profissionais de saúde do município.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também