Aracaju, 28 de março de 2024

“DIA D” DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ACONTECE EM SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__7D07~1

Com o objetivo de esclarecer e chamar a atenção da sociedade para o corte no orçamento  para a Assistência Social, o Sistema Único de Assistência Social- SUAS, realiza mobilização nacional nesta quinta- feira, 28 de setembro. Em Sergipe, o movimento da Assistência Social, teve seu início nesta manhã, ocupando  o prédio  e o Plenário Pedro Barreto de Andrade, da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), seguindo com caminhada pelas ruas de Aracaju.

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Serviço Social- CRESS, Elaine Sena, oportunamente explicou que o “Dia D” é em virtude do desmonte dos sistemas públicos estatais, das políticas de defesa de direitos, totalizando 98% de perda no orçamento da política de assistência social.

Elaine Sena falou da preocupação do CRESS, onde existe o comprometimento com os direitos dos cidadãos, atendidas em todo o país pelos Cras no atendimento/acolhimento de crianças e adolescentes em risco, pessoas idosas, deficientes, mulheres vítimas de violência, população LGBT, adolescentes em conflitos com a lei, população em situação de ruas, entre outors . “A política pública é de responsabilidade do Estado. Nesse momento, o Estado quer se desresponsabilizar  do Pacto Social firmado na Constituição Federal de 1988, com a partilha de responsabilidades dos entes federados”, ressaltou.

A Conselheira salientou que, com o corte de 98% na política de  assistência social, inviabiliza totalmente a execução da política. “O SUAS é um sistema que  organiza e operacionaliza a política de assistência em todo o país”, disse Elaine.

Compromisso do SUAS

O Sistema Único de Assistência Social surgiu no ano de 2004, num compromisso republicano nacional de implantação de uma das maiores redes pública estatal de serviços, programas, projetos e benefícios do mundo, ampliando a proteção social, na redução da pobreza, do trabalho infantil e outras expressões de desigualdade, vulnerabilidade e riscos sociais agravados pela desproteção de territórios. De responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e está previsto e regulamentado na lei federal nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Luciana Botto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também