Aracaju, 28 de março de 2024

EDVALDO QUER FECHAR ACORDO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Um dos receios de políticos que integram a base aliada é que o imbróglio entre Mendonça Prado e o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), não trisque o bloco que tem como líder o governador Jackson Barreto (PMDB). Na verdade, o prefeito de Aracaju amenizou o clima e até evitou que os dejetos jogados pelo ex-deputado ao ventilador não tenham se espalhado em longo alcance.

De qualquer forma a gritaria criou certa agonia a quem está tentando preservar a unidade, tendo em vista a necessidade de coesão para chegar mais fortalecido em 2018, mesmo que haja “um ano de quilômetros” difícil de percorrer até a eleição. Jackson Barreto não se manifestou sobre indiferenças expostas por dois aliados. Pelo menos publicamente.

Talvez evite fazê-lo em razão da nota publicada por Edvaldo Nogueira, que pôs “panos frios” na “chapa quente” ligada por Mendonça, visivelmente contrariado por não ser tratado da forma que desejaria, no episódio de seu afastamento da direção da Emsurb. A verdade é que Mendonça não retornaria mais à empresa e o que mais o irritou é que “disso ele não sabia”.

De qualquer forma, essa fervura que borbulhou ontem, logo cedo, quase chegou a total congelamento já a partir do meio dia. Entretanto, pelo menos um integrante da base aliada acha que está na hora de cada um revelar sua face e desejo político. Vê que o prefeito Edvaldo Nogueira busca ampliação de espaço nas decisões [o que legítimo], e também queira participar da cúpula que orienta a base aliada.

Não pretende ficar à margem da escolha da chapa majoritária para disputar as eleições do próximo ano. Quer ouvir, discutir e ser ouvido. Edvaldo quer se fortalecer para a reeleição em 2020 e disputar o Governo em 2022. Para isso sabe que o sucessor de Jackson será importante para que seu projeto se concretize.

Quer, então, compromissos já de agora em troca de apoio futuro…

MENDONÇA ESTÁ BRAVO

O ex-deputado Mendonça Prado, que disputará as eleições, “soltou os cachorros” no prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e esquentou o dia politicamente frio.

– Você me tratou como se eu fosse um leproso, reclamou.

EDVALDO MAIS CALMO

Em nota, o prefeito Edvaldo Nogueira ao invés de revidar “prendeu os cachorros” e admitiu que não dera a atenção que Mendonça Prado merecia.

Reconheceu que foi desatencioso com o ex-deputado.

APROVEITA MOMENTO

O deputado Valadares Filho (PSB) aproveitou o momento e twuitou: “Como disse o ex-aliado [Mendonça], Edvaldo tem que se preocupar com as investigações do MPF”.

– A cidade não merecia um prefeito que tenta a todo tempo enganar os aracajuanos.

SOBRE NOTA DE EDVALDO

Já o deputado Fábio Mitidieri (PSD), aliado de Edvaldo Nogueira, usou o twitter para parabenizá-lo pela nota emitida: “não esperava outra postura sua”, disse.

– Espero que possamos nos entender, pois Mendonça é grande amigo de todos.

SÃO DOIS BONS AMIGOS

Fábio Mitidieri disse ainda que Mendonça Prado foi importante na sua eleição a deputado e Edvaldo Nogueira sempre deixou isso muito claro.

– São dois amigos e torço para que possam se reconciliar.

NÃO DEVE SER SURPRESA

Chega a informação pedindo que “ninguém tome como surpresa, caso Mendonça Prado tenha sua candidatura ao Governo lançada por um partido pequeno”.

A legenda que ele está se filiando pretende tê-lo como candidato a governador.

PROCUROU JACKSON

Detalhe: Edvaldo procurou Jackson Barreto para ver como ficaria Mendonça Prado em relação a Emsurb, porque não pretendia mais tirar o atual presidente Luiz Roberto.

Ficou acertado que esperaria o processo acabar de uma vez.

ALESSANDRO E DEBATE

O delegado Alessandro Vieira decidiu ir para o debate com Mendonça Prado, na Fâ-FM, porque fora convidado e admitiu que seria respeitoso e educado.

Ontem à noite ele voltou a ouvir o que dissera Mendonça.

QUESTÃO DE FALAR ALTO

Para Alessandro, a tentativa de falar mais alto nesse tipo de confronto com tom político, não funciona junto à sociedade, a não ser que “o interlocutor tenha rabo preso”.

– De minha parte vou tranquilo e sem problemas…

NÃO DEPENDE DE NINGUÉM

O presidente regional do PPS em Sergipe, Clóvis Silveira, disse que seu partido não depende de outras legendas pra sair vitorioso em 2018.

– Tanto pode apoiar como lançar candidatura própria ao governo, disse.

PTB FAZ ENCONTRO

Será amanhã o encontro da Executiva Estadual do PTB em Sergipe, sob a presidência de Rodrigo Valadares. Participam vereadores e vices-prefeitos.

O PTB pretende apresentar candidatos a deputado estadual sem coligação.

PODE TER MAJORITÁRIO

Segundo Rodrigo Valadares, o PTB pode lançar candidaturas majoritárias, embora isso ainda não esteja definido. Disputará sim a Câmara Federal.

– E teremos chapa pronta para a Assembleia Legislativa, disse.

VÁRIOS TELEFONEMAS

Ivan Leite (PRB) recebeu vários telefonemas ontem sobre a informação de que seu nome poderia ser sugerido ao Governo do Estado pela legenda.

Um repórter quis saber até como seria seu programa de Governo.

GENTE DA BASE ALIADA

Lideranças políticas da base aliada vão sugerir a Jackson Barreto que, na reunião do bloco em outubro, seja posta à mesa a posição do prefeito Edvaldo Nogueira.

Acham que Edvaldo estará com Jackson, mas não com o grupo.

EDUARDO E ALCKMIN

Ao ser informado de que Valmir de Francisquinho retiraria a candidatura do filho a deputado federal, o senador Eduardo Amorim telefonou para Geraldo Alckmin.

Um minuto depois, Valmir recebia telefonema do governador de São Paulo.

PEDIDO PARA MANTER

Valmir ouviu do governador paulista, Geraldo Alckmin, o pedido para recuar da decisão e manter Talyssom como pré-candidato à Câmara Federal.

Apesar dos apelos, Valmir mantém sua posição.

TALYSSOM ANIMADO

Eduardo Amorim diz que Talyssom Costa se mostra animado para disputar uma vaga na Câmara Federal e tem acompanhado o grupo pelo interior do Estado.

– É preciso avaliar bem essa situação da candidatura.

SEM SER INCONSEQUENTE

Senador Eduardo Amorim acha que Valmir de Francisquinho, como prefeito de cidade do porte de Itabaiana, não pode ser inconsequênte para fazer do filho deputado.

– Ele está certo em não querer compromete recursos públicos.

Notas

Sem fato novo – O líder do Governo no Congresso, deputado André Moura (PSC), admite que a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), chega mais enfraquecida em razão de não ter fato novo. Acredita que alguns deputados que votaram pela investigação na primeira, deve votar contra agora para virar esta página.

0x0

Condenação sem processo – Senador Aécio Neves, que teve o afastamento do mandato determinado pelo STF, disse confiar que sua atividade parlamentar será restabelecida. Em nota divulgada por sua assessoria, Aécio afirmou que a decisão da 1ª Turma do STF foi “condenação” sem abertura de processo judicial e, por isso, sem direito à defesa.

0x0

PT ao lado de Aécio – Petistas já começam a organizar um movimento para defender Aécio Neves da decisão do Supremo que o afastou do mandato. O objetivo, claro, é defender Lula de uma possível condenação em segunda instância, o que faria com que o ex-presidente ficasse de fora das eleições de 2018. (De Lauro Jardim)

0x0

Denúncia tramita – O relator da denúncia contra o presidente Temer e os ministros Moreira Franco, da Secretaria-Geral, e Eliseu Padilha, da Casa Civil, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados será escolhido após a definição dos procedimentos de tramitação da peça na comissão, que se inicia hoje.

0x0

Denúncia contra Lindbergh – O senador Airton Sandoval (PMDB-SP) leu, ontem, o relatório em que pede, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, a continuidade da denúncia contra o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) por quebra de decoro em razão do comportamento exaltado em reunião do colegiado.

0x0

Ponto eletrônico – Serão usados detectores de aparelhos de ponto eletrônico de ouvido durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enchem) neste ano. Os sistemas antifraude serão usados de forma experimental em alguns locais de prova com equipamentos cedidos grupo Berkana.

Conversando

Ivan surpreende – O ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PRB), concedeu várias entrevistas ontem sobre a provável sugestão do seu nome para disputar o Governo.

Busca confirmação – Membros do PRB também foram surpreendidos com a informação e procuraram confirmá-la com a direção do partido.

Tango sensual – Belivaldo Chagas participa da Abav, em São Paulo, e aplaudiu muito um casal que dançou tango sensual em um dos stands do encontro turístico.

Visita ao stand – Ministro do Turismo, Marx Beltrão, visitou o stand de Sergipe na Abav e foi recebido por Belivaldo Chagas, Fábio Henrique e Cicinato Jr.

Atenção a Jackson – Mendonça Prado diz que será candidato em 2018 e que tinha grande atenção a Jackson Barreto, mas revela que não tem compromisso com ninguém.

Alianças com PMDB – Marcio Macedo (PT) diz que se o PMDB mantiver sua posição histórica, teremos aliança em vários estados com este partido.

Defesa do Rio – Procuradora MPF/SE, Lívia Tinoco, mostra a importância da população e do poder público na defesa do Velho Chico.

Sem preocupação – Delegado Alessandro Vieira diz não se preocupar com nenhum ato cometido durante sua gestão na Secretaria da Segurança.

Dejetos no ventilador – Em Aracaju, através de entrevista, o ex-deputado federal Mendonça Prado espalhou dejetos no ventilador.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também