Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Secretaria da Inclusão Social implanta Feira Agricultura Familiar orgânica na UFS

__81F6~1

A Feira da UFS é o 23º ponto da Feira Agricultura Familiar da SEIDH, que está presente em 18 municípios e beneficia cerca de 500 pequenos produtores sergipanos

A Universidade Federal de Sergipe é a próxima parada da Feira da Agricultura Familiar orgânica da Secretaria de Estado da Inclusão Social. O Termo de Cooperação foi assinado nesta quarta-feira, 27, durante a abertura da 1ª Semana da Engenharia Agronômica da UFS, realizada em alusão ao dia do Engenheiro Agrônomo [12 de outubro]. Com o tema “O Engenheiro Agrônomo e os desafios contemporâneos”, a SEMEA reúne cerca de 100 alunos, professores, profissionais e produtores em torno de palestras, minicursos, mesas redondas, visitas técnicas e feiras, com foco na exposição e debate de temas atuais relevantes, para renovar o conhecimento profissional dos participantes, diante das transformações que o setor agropecuário brasileiro vivencia.

A Feira da UFS é o 23º ponto da Feira Agricultura Familiar da SEIDH, que está presente em 18 municípios e beneficia cerca de 500 pequenos produtores sergipanos. Na UFS, ela acontecerá na última quarta-feira de cada mês, das 07h às 11h, no corredor localizado entre as Didáticas V e VI do campus de São Cristóvão. Participarão 20 agricultores familiares com certificação de produção orgânica. Élida Rosa Vieira está entre eles.

Natural de Areia Branca, ela conta que participa do projeto desde a primeira feira realizada na Seidh, há quase seis anos. “Eu participo das Feiras realizadas pela Seidh lá mesmo, na SEED, no Parque da Sementeira, na Semarh e agora essa da UFS. Minha renda e da minha família, graças a Deus, vem toda da agricultura familiar. Então essa feira da UFS é mais uma oportunidade para o produtor e para os consumidores, que não têm acesso às outras feiras, com produtos orgânicos diferenciados”, disse Elida.

De acordo com o secretário Zezinho Sobral, a feira possibilitará a oferta periódica de produtos orgânicos, estimulando o consumo de alimentos com maior qualidade. “Em contrapartida, os alunos do curso irão dar assistência técnica aos produtores e auxiliá-los nas suas práticas de trabalho, para que possam ter maior rendimento e melhor qualidade. Além disso, queremos desenvolver uma consciência crítica sobre o consumo de orgânicos dentro do ambiente universitário, espaço ideal para o crescimento da política pública e fortalecimento da agricultura familiar. Nossa ideia é aproximar o produtor do comprador, para que o produto saia direto da horta para a mesa do consumidor, sem muita manipulação”, pontuou Sobral.

A coordenadora do evento e chefe do Departamento de Engenharia Agronômica da UFS, Glaucia Barretto, afirma que a celebração da parceria com a Seidh é motivo de comemoração. “O engenheiro agrônomo atual tem que ter preocupação ambiental, tem que estar atento às novas tecnologias de produção que tragam ganhos para o meio ambiente. Como o curso é muito abrangente, temos assuntos que vão desde a agroecologia até o melhoramento genético. A cooperação com a Seidh para a realização de uma feira agroecológica regular aqui na universidade é um momento feliz, porque vai atender a toda a comunidade da UFS e do entorno”, concluiu.

Foto assessoria

Leia também