Aracaju, 17 de abril de 2024

COMPOSIÇÃO DIFÍCIL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Não será tão fácil montar chapas majoritárias para 2018. Até o momento a candidatura que aparenta mais consistência é a do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB). Caso haja alguma resistência, dentro ou fora do bloco, está submersa. Não chegou à superfície e está à espera de um momento adequado. Fora disso, pelo menos por enquanto, existe consenso em torno do vice.

O Partido dos Trabalhadores integra o bloco liderado pelo governador Jackson Barreto. Não totalmente. Apenas um pouco dividido. Mas declara fidelidade. Rogério Carvalho é o nome para compor a chapa majoritária e, se por acaso sonhe em disputar o Governo, é absolutamente legítimo e faz parte da democracia.

Ninguém deseja e nem vai tolerar a imposição de nomes, mas Belivaldo se encaixou como uma luva no consenso do bloco e dificilmente não estará nos palanques em 2018, na luta pela reeleição. Sim, reeleição! Não há dúvida que o governador Jackson Barreto deixe o Governo para tentar o Senado, e o vice assume com legitimidade para continuar no cargo, logicamente com o apoio da maioria. Sobre isso é difícil alguma mudança…

Em outra parte, o bloco da oposição ainda não tem nome um definido para disputar Governo do Estado. As declarações do senador Eduardo Amorim (PSDB), confirmando sua disposição de candidatar-se à sucessão estadual, não causou qualquer problema ao grupo, mas o fato de anunciar a companhia do senador Valadares e de Valadares Filho (ambos do PSB) na chapa, sem ouvir todo o PSC&Cia, provocou certo mal estar entre lideranças partidárias que integram o bloco.

Está muito claro que há uma cisma com o PSB no grupo e parte dele acha que o partido, seja com quem for, terá que pedir apoio e não impor candidaturas. Em razão disso, é provável que a formação da chapa majoritária da oposição tenha que atravessar alguns obstáculos para se chegar a um consenso… Ou não.

SECRETÁRIO EXPLICA

O secretário da Educação, Jorge Carvalho, ficou irritado com o boato – segundo ele – de que a Energisa havia cortado a energia do prédio, por falta de pagamento.

– Uma pane na energia causou o problema e foi consertado pela empresa, disse.

BOATO POR MALDADE

Segundo Jorge, um servidor de Educação, ligado à oposição, espalhou maldosamente a notícia do corte de energia por falta de pagamento.

– Os demais funcionários levaram o boato adiante “de forma inocente”, disse.

SOBRE COMBUSTÍVEL

Já a falta de combustível é verdade e os veículos da Secretaria da Educação estão sem rodar desde a sexta-feira passada. E ocorreu por falta de pagamento.

Já foi determinado recursos para sanar o problema.

DEU-SE PONTO FINAL

A pendenga criada pelo ex-deputado federal Mendonça Prado contra Edvaldo Nogueira deu-se um ponto final, depois da nota divulgada pelo prefeito.

O reconhecimento da negligência abafou o incêndio.

DEBATE CONTINUOU

As chamas do incêndio foram debeladas ontem depois de um debate entre Mendonça e o delegado Alessandro Viana, onde se ouviu trocas de farpas.

Nesse tipo de confronto verbal, ninguém sai ganhando.

CONSIDEROU TRANQUILO

Alessandro Viana considerou que o debate com Mendonça foi tranquilo. Houve apenas algumas palavras mais ásperas: “ele está muito nervoso”, disse Viana.

Em seguida complementou: “não é para menos”.

SOBRE VIA DOS FATOS

Houve divulgação de que Mendonça Prado e Alessandro Viana haviam chegado às vias dos fatos após o debate na Fan/FM. A própria emissora se encarregou disso.

– Não chegou nem perto de agressão, desfez Alessandro.

EXPRESSÃO OFENSIVA

Alessandro disse que Mendonça usou uma expressão ofensiva, “além das que já tinha usado” no momento em que estavam saído do estúdio.

– Respondi que ele deveria se defender dos problemas dele na justiça.

REPERCUSSÃO INTERNA

Um dos auxiliares do Governo admitiu que “Mendonça teve razão em fazer críticas a Edvaldo Nogueira. Realmente o prefeito foi deselegante com ele”.

– Edvaldo reconheceu o erro a tempo…

ENCONTRO ADIADO

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), sufocado em Brasília, adiou o encontro que teria ontem com o presidente regional do PPS, Clovis Barbosa.

Ficou agendado para amanhã, com a presença de José Carlos Machado.

CANDIDATURA PRÓPRIA

Clovis Silveira deixa claro que o PPS deve apoiar a candidatura de André Moura ao Governo do Estado nas eleições de 2018 e já está havendo conversa.

– Mas também poderemos ter candidatura própria, disse.

UM APELO PESSOAL

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa, faz um apelo nas redes sociais sobre a sua forma de pensar e agir.

– Me aceite como eu sou!, pede Clóvis.

ALBANO COM IVES GANDRA

O ex-senador Albano Franco esteve em Brasília e visitou o ministro Ives Gandra, do Superior Tribunal de Trabalho (TST), que é o mais novo Cidadão Sergipano.

A solenidade de entrega já está agendada: 16 de novembro.

SOBRE CRIAÇÃO DA UNIVASF

Ao lado do economista Marcos Melo, o ex-senador Albano Franco também conversou com secretário da Educação Superior, Paulo Barone, do Ministério da Educação.

Em pauta a instalação da Univasf em Propriá.

CRIAR O “DISTRITÃO”

Deputados estaduais da base aliada querem criar o “Distritão Sergipano”. Quem quiser disputar a vaga na Assembleia ou reeleição deve estar no chapão.

– Nesse modelo, ganha quem tem voto.

MAIS UMA QUESTÃO

Os parlamentares também fecham questão: quem for candidato a estadual e ocupar cargo público deve deixá-lo em janeiro. Sem isso cada um vai cuidar de si.

A oposição também pensa em aderir ao “Distritão Sergipano”.

COMPANHEIROS MEMBROS

Deputado João Daniel (PT) disse ontem que Eliane Aquino e Rogério Carvalho são companheiros membros do partido, que se submetem às decisões.

Eliane continuará vice-prefeita e Rogério participará da chapa majoritária em 2018.

CLIMA DE EXPECTATIVA

Segundo João Daniel, o clima em Brasília é de expectativa. A oposição trabalha pela aprovação da autorização da Câmara, para investigação de Michel Temer.

– Estamos sentindo na base do Governo um enfraquecimento, disse.

Notas

Não apoia intervenção – Segundo consulta feita pelo Instituto Paraná Pesquisas em todo Brasil, o brasileiro não apoia uma intervenção militar no país. Sobre ser a favor ou contra a uma intervenção militar provisória no Brasil?, 51,6% são contra e 43,1% se declarou a favor. Não sabem, ou não quiseram opinar, 5,3%.

0x0

Votação da denuncia – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ontem que “com certeza” a 2ª denúncia contra o presidente Michel Temer será votada até o dia 23 de outubro. Maia deu a declaração após se reunir, pela 2ª vez nesta semana, com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

0x0

Construção otimista – Apesar do ritmo lento de recuperação da economia, os empresários da construção civil estão otimistas em relação às perspectivas do setor para os próximos meses, mostra pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Otimismo no setor supera os 5º pontos.

0x0

Senadora critica Jucá – A senadora Kátia Abreu diz, nas redes sociais, que o seu colega Homero Jucá quer sua expulsão do PMDB. Acrescenta que “como mãe lamento pelos filhos e enteados. Mas Homero Jucá extrapola tudo em nome do poder e envolve sua família”. Jucá é presidente nacional do PMDB.

0x0

Aécio ganha tempo – O Senado adiou, por 43 votos a 8, para a próxima semana a votação sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do cargo. Os senadores decidirão se acatam ou derrubam a ordem do Supremo. Ainda houve uma abstenção na votação.

0x0

Cinco ministros do Supremo votaram ontem favoravelmente pela inelegibilidade por oito anos dos condenados pela Lei da Ficha Limpa antes da publicação da lei, em junho de 2010. Os ministros entendem que é no momento da candidatura que se verifica os critérios da elegibilidade do postulante a candidato.

Conversando

Foi à Abav – Belivaldo Chagas foi a São Paulo fazer um check up, mas terminou participando da Abav. Esteve no stand de Sergipe e recebeu o ministro do Turismo.

Ficaram marcas – Encerra a discussão do ex-deputado Mendonça Prado com Edvaldo Nogueira e o delegado Alessandro Viana. Ficaram algumas marcas.

Pretende disputar – Ex-deputado Mendonça Prado está quase fechando filiação em um partido de médio porte, pelo qual pretende disputar a eleição para federal.

Sem contribuição – Juiz reconhece o direito de um aposentado, que continuou trabalhando, a não pagar as contribuições previdenciárias.

Pela denúncia – Líder do PSD prevê mais votos do partido contra Temer na segunda denúncia. Fábio Mitidieri mantém o seu voto anterior, em favor da denúncia.

Candidato a prefeito – O deputado federal Valadares Filho (PSB) é candidato natural à Prefeitura de Aracaju em 2020. Edvaldo também. Tentará a reeleição.

Deputado alerta – Luciano Pimentel (PSB) alerta para baixa produção da Petrobras em Sergipe e diz que privatização de campos em terra vai piorar a situação.

Fruto do voto errado – Espera-se que nas eleições de 2018 os eleitores façam boa escolha dos seus representantes no Congresso. Votar errado produz nulidades.

Eleitor se trumbica – O voto dá representatividade, bons salários, luxo e riqueza. E pior: Imunidade que leva ao crime. Enquanto o eleitor se trumbica.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também