Aracaju, 28 de março de 2024

TORCIDAS ORGANIZADAS EM AÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Confusão posta. Muita gritaria e pouca avaliação. Uma espécie de burburinho que anima e contagia torcidas politicamente organizadas. O quê tem de verdade e mentira? Nada, absolutamente nada. Apenas pretensões. O fato do senador Eduardo Amorim (PSDB) se apresentar como pré-candidato ao Governo do Estado não é novo. Assim como o desejo de ter Valadares Filho (PSB) como seu vice, na chapa majoritária, é mais velho que “a posição de andar”.

Aqui mesmo neste espaço isso foi anunciado há meses. E silenciado. Inclusive com reunião em Brasília para indicação de nome para provável substituto a federal. Valadares pai jamais falou nisso. Mas o Valadares Filho sempre esteve animado a essa possibilidade, porque o seu foco maior é ser prefeito de Aracaju. Ele já disputou duas vezes e conquistou um eleitorado cativo e ressentido por não tê-lo à frente da Prefeitura Municipal de Aracaju.

Na realidade, o que mexe com a oposição não é o fato de Valadares Filho ser ou não o candidato a vice nas eleições de 2018. O pior está em um caldeirão efervescente que ainda não se tornou vulcão. O bloco PSC&Cia ainda não aceitou a companhia do PSB. Seus líderes acham [exceto Eduardo Amorim] que uma composição só será fechada depois de muitas conversas e definições sobre nomes para disputar o Governo do Estado.

O PSB é extremamente cismado com o deputado André Moura e não deve apoiá-lo caso seja candidato a governador. A recíproca é absolutamente verdadeira e o PSC&Cia está bem armado em relação ao que chamam de “invasor”. Então fica assim: nem André e nem Valadares se apóiam ao Governo, mesmo sabendo que um grupo não pode dispensar o outro. Anotem: será uma confusão dos infernos mais à frente.

É esperar para ver, mas o desfecho pode não ser legal, o que favorece a candidatura do vice-governador Belivaldo Chagas.

ANDRÉ MOURA E VALADARES

Não há qualquer fissura entre o deputado André Moura (PSC) e o senador Valadares (PSB) apesar de declarações concedidas a setores da imprensa.

O próprio Valadares diz que há muita casca de banana e muita intriga jogada ao ar.

CONVERSAS DURANTE VIAGEM

No retorno de Brasília para Aracaju, durante as duas horas de voo, Valadares e André conversaram a valer sobre o atual momento político do País.

Incluindo reforma política e decisões jurídicas no Congresso.

O QUE SE DEU ENTÃO?

O que mexeu mesmo foi a declaração de Eduardo Amorim de que estava preparado e animado para disputar o Governo e conversando com Valadares Filho para ser o vice.

O próprio senador Valadares reagiu a isso e disse não!

CONVERSA JÁ É ANTIGA

A tentativa do senador Eduardo Amorim de convencer Valadares Filho a ser seu vice, numa disputa pelo Governo, não é nova. Vem de alguns meses.

O próprio deputado se animou com a possibilidade.

EDUARDO PODE RECUAR

Fonte do próprio PSC&Cia, grupo que Eduardo Amorim também lidera, avisou que o senador só será candidato ao Governo se tiver Valadares Filho como vice.

Sem isso vai preferir a reeleição.

PSB TEM GENTE A FAVOR

No PSB tem gente a favor de uma candidatura de Valadares Filho a vice-governador e até discorda do senador Valadares de que há consenso contra isso.

Tem gente lamentando essa posição do senador.

SE PRESSIONAR ELE SAI

Uma fonte do PSB disse ontem que se o grupo da oposição colocar resistência em ter apoio do partido, “o senador Valadares não fará composição alguma”.

– Nesses casos ele pode tentar formar outro grupo.

ATORDOOU A OPOSIÇÃO

Mas as declarações de Eduardo Amorim também atormentaram o seu bloco e um aliado seu perguntou: “sobrou o quê para o restante do grupo?”

– Eduardo não consultou ninguém e já definiu tudo, disse.

SENTIMENTO DA GALERA

O mesmo aliado disse que Eduardo já definiu: “é candidato, sugeriu senadores, o seu vice, já ganhou a eleição, indicou secretário e tem candidato a prefeito de Aracaju”.

– Sequer consultou o grupo e nem combinou com o povo.

REUNIÃO NA SEGUNDA-FEIRA

Deputados da base aliada já receberam convite para participar de reunião na segunda-feira à noite, com o governador Jackson Barreto (PMDB).

Não há pauta definida, mas pode ser questão política.

TEM QUE DISCUTIR QUESTÃO

Um dos parlamentares convidados disse que mesmo sendo para tratar de questões da administração, as eleições de 2018 terão que entrar em pauta.

Acha que deve se resolver como ficarão auxiliares candidatos.

INDICAÇÃO DE THIAGUINHO

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) assumiu a vice-liderança do prefeito Edvaldo Nogueira, na Câmara de Aracaju, a pedido do deputado André Moura.

Há ligação afetiva entre o deputado e o vereador.

TRANSITAM NO GOVERNO

Deputados do bloco de oposição também transitam nos corredores do Palácio e apóiam candidatura de André Moura ao Governo do Estado.

Tudo numa boa e sem problemas…

ADELSON E A DENÚNCIA

O deputado federal Adelson Barreto (PR) ainda não se decidiu sobre o voto na segunda denuncia contra Temer. Vai se aprofundar na questão para tomar uma posição.

Quer se pronunciar depois de comunicar sua posição ao partido.

REUNIÃO DA EXECUTIVA

Benedito Figueiredo, vice-presidente estadual do PMDB, participa de reunião do partido, dia 7, para discutir questões partidárias já visando 2018.

Uma delas é a retirada do ‘P’, voltando a ser MDB.

MEDALHA EM TERESINA

O governador Jackson Barreto viaja a Teresina (PI) para receber, dia 19, a Ordem Estadual de Mérito Renascença do Piauí, outorgado pelo Governo daquele Estado.

A medalha reconhece o trabalho exercido para “engrandecimento da Nação”.

ENTREVISTA A JOÃO DÓRIA

Fábio Henrique (PDT) entrevistou, ontem à noite, o prefeito de São Paulo, João Dória Jr. (PSDB), que será exibida em seu programa Balanço Geral, da TV – Atalaia.

Tratou do trabalho em São Paulo e das eleições de 2018

HORROR AO CARGO DE VICE

Cicinato Jr., presidente do PSDC, postou no grupo ‘Café com Política’, que agora se tem 100% de certeza que Valadares Filho (PSB) não disputará a vice em 2018.

O senador Valadares respondeu: “Temos horror ao cargo de vice”.

Notas

Vendido a Lula – Tatiana de Almeida Campos, herdeira do apartamento 121 do Edifício Hill House, disse à Receita Federal ter sido informada de que o imóvel estava sendo vendido a Lula, relata Fausto Macedo de O Estadão. A herdeira soube por sua advogada “que o bem estava sendo alienado para o ex-presidente”.

0x0

Mãe estava no local – O Museu de Arte Moderna de São Paulo publicou ontem à noite uma nota de esclarecimento acerca da performance, onde uma criança é incentivada a tocar um homem nu. A “justificativa” do local, que é bancado com dinheiro público, é de que a mãe da criança estava no local.

0x0

Corrupção e genocídio – Dois dias depois de dar ao ex-governador Sérgio Cabral a pena mais dura da Lava-Jato (45 anos de prisão, apenas no primeiro processo já julgado no Rio), o juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, equiparou os crimes de corrupção sistêmica ao genocídio. A informação é de O Globo.

0x0

Cuidados com especialização – A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, disse ontem, durante conferência no Seminário de Reforma Trabalhista, em Belo Horizonte, que os juízes vêm cada vez mais aprofundando seus conhecimentos, mas considerou ser preciso tomar alguns cuidados com a especialização.

0x0

Vê incêndio fiscal – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse ontem que o país pode passar por um “incêndio fiscal” se a reforma da Previdência não for feita. Maia reconheceu que a aprovação é difícil, mas necessária, e que a proposta eventualmente aprovada será menos completa que a reforma esperada pelo governo.

0x0

Presos nos Estados – O ministro Gilmar Mendes, do STF disse ontem, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, que o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) para devolver aos estados detentos que estão há mais de dois anos em presídios federais será “devidamente avaliado”, levando em conta questões de segurança.

Conversando

PPS em Canindé – O PPS realizou na sexta-feira congresso municipal na cidade de Canindé do São Francisco, no alto sertão de Sergipe.

Vai a novenas – O governador Jackson Barreto (PMDB) silencia e nos últimos dias tem participado de novenas, inclusive com familiares.

Estruturar campanhas – Nos bastidores, prováveis candidatos a deputado estadual estão atuando para estruturar campanhas para o pleito de 2018.

Crédito consignado – Com contas equilibradas e Selic em queda, governo federal reduz juros de crédito consignado a servidores e aposentados.

Admite trabalho – Albano Franco quando esteve com o presidente Michel Temer falou sobre o trabalho de André Moura em Sergipe. Temer reconheceu.

Homem nu e crianças – Foto de homem nu sendo tocado por crianças, como foi exposto nas redes sociais, viralizou e recebeu muitas críticas.

Sinais de má situação – Capitão Samuel diz que Previdência de Aracaju dá sinais que está na mesma situação da Previdência estadual. Aposentados receberão dia dez.

Restaura catedral – Amorim diz que já destinou aproximadamente R$ 1,2 milhões para restauração da Catedral Metropolitana. “Estamos indo para a 4ª etapa da obra”.

Excesso de poder – A Justiça deve rever conceitos sobre decretação de prisão e identificar bem os que roubam para comer e os que o fazem por excesso de Poder

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também