Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Oposição alvoroçada

O anúncio feito pelo senador Eduardo Amorim (PSDB) de uma possível chapa majoritária encabeçada por ele alvoroçou a oposição. Não houve contestação à pré-candidatura do tucano ao governo, mas aos nomes que ele deseja ver ao seu lado. Ouvido pelo Portal Universo Político, o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) disse não concordar com uma “chapa nepotista” composta por pai e filho, numa indireta ao senador Antônio Carlos Valadares e ao herdeiro deste, o deputado federal Valadares Filho, ambos do PSB. Percebendo o estrago causado pelas declarações de Amorim, o PSB se apressou em emitir uma nota pública comunicando que só discutirá sucessão estadual no ano que vem. E o partido adverte: “É importante não adotarmos resoluções que se afigurem como tomadas em recinto fechado”. Nem precisa dizer quer este bate boca público foi aplaudido pelo governo, pois enquanto a oposição briga entre si, fica sem tempo para criticar as o Executivo.

Cadê o dinheiro

A Assembleia Legislativa aprovou, em agosto último, a fusão dos fundos previdenciários visando garantir ao governo recursos para pagar aposentadorias e pensões em dia. Apenas um mês após a “saída encontrada para a crise da previdência”, o Executivo anuncia que só vai pagar aos coitados dos aposentados sexta-feira da semana que vem, um atraso de 13 dias. A pergunta que não quer calar é: cadê os milhões resultantes da fusão dos dois fundos? Marminino!

Dá o pé louro!

Papagaios que estavam há anos em cativeiro, ganharam a liberdade na região do Baixo São Francisco. Flagrados em gaiolas ou poleiros, mais de 50 destas aves foram apreendidas pelo Ministério Público e a Polícia, sendo soltas na caatinga de Sergipe. Como perderam o hábito de viver na natureza, os papagaios ficam nas árvores chamando pelos “donos”. Há quem garanta que a maioria vai morrer de fome ou será presa fácil de outros animais.

Volta às aulas

Após um mês em greve, os professores da rede municipal de Aracaju voltam ao “batente”. Antes que a Justiça julgasse ação da Prefeitura pela ilegalidade da greve, a categoria decidiu retornar às salas de aula. Os educadores estavam parados em defesa do reajuste do piso salarial, mas a Prefeitura informou não dispor de recursos para atendê-los. Com o fim da greve, ganha os estudantes. Melhor assim!

Pelos ares

A depender da disposição de Fábio Henrique (PDT), secretário estadual de Turismo, Sergipe entrará em definitivo na rota internacional. Após a Gol ter anunciado um voo semanal saindo de Aracaju para Buenos Aires, a Avianca pretende fazer o mesmo. O diretor da empresa, Danilo Alves, disse a Fábio que há estudos adiantados para colocação de um voo partindo de Sergipe para o exterior. O homem manteve segredo sobre o destino. Aguardemos, portanto!

Orai por nós!

A classe política tem prestigiado eventos religiosos em Aracaju e no interior. Neste final de semana, o senador Eduardo Amorim (PSDB), o deputado federal André Moura (PSC), o governador Jackson Barreto e o vice Belivaldo Chagas (ambos do PMDB) participaram das procissões em homenagem a Santa Terezinha, padroeira Moita Bonita. Ontem à noite, JB prestigiou a novena de São Francisco de Assis, no bairro Santos Dumont, em Aracaju.

Prepare o bolso

Agora em outubro a conta de luz ficará mais cara. A Aneel mudou a bandeira tarifária, que passou a ser a vermelha patamar 2. A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos. Apesar da seca que afeta os grandes reservatórios do Nordeste, a Aneel garante que ainda não há risco de desabastecimento de energia. Menos mal, né?

Luto

Morreu ontem à noite, dona Lourdes Nogueira, 90 anos, mãe do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Natural de Pão de Açúcar (AL), ela era professora e enfermeira. O corpo está sendo velado no Ossaf, devendo ser sepultado às 16 horas desta segunda-feira, no cemitério Santa Izabel, em Aracaju. Descanse em paz!

Futuro ameaçado

Com base no desempenho partidário nas últimas eleições, 14 das 35 legendas seriam atingidas pelas regras da reforma política aprovadas pela Câmara e que devem ser votadas no Senado. Se esta regra já estivesse valando em 2014, os chamados “nanicos” perderiam acesso ao fundo partidário e ao tempo de rádio e televisão. São eles: PEN, PCO, PHS, PT do B, PSL, PRP, Podemos, PSDC, PMN, PRTB, PTC, PSTU, PPL e PCB. Misericórdia!

Noite de autógrafos

Sara é o título do novo livro que o médico e escritor Zeza Vasconcelos lançará nesta terça-feira em Aracaju. publicado pela Editora Diário Oficial de Sergipe, o romance trata sobre a história de amor entre um casal em meio à ditadura instalada no Brasil em 1964. A noite de autógrafos vai acontecer no Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju. Prestigie!

Recorte de jornal

1

Publicado no jornal O Laranjeirense, em 21 de outubro de 1934

Resumo dos Jornais

 

Leia também