03/10/17 - 08:11:18

Hemose encerra setembro com 1.953 doações de sangue

A média diária de doações foi de 98, resultado obtido com o auxílio de doadores de reposição, regulares e campanhas.

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) e que integra a Rede Estadual de Saúde, realizou em setembro 1.953 coletas, com uma média diária de noventa e oito doações de sangue.  O resultado obtido ao longo do mês contou com o apoio de doadores de reposição, regulares e os grupos que organizaram campanhas para colaborar com o serviço.

De acordo com dados do serviço, em relação ao mesmo período do ano passado, houve um acréscimo de 1% nas doações. A unidade responsável pela coleta, fracionamento e dispensação de sangue e hemocomponentes para manutenção do atendimento transfusional da rede pública hospitalar no Estado, trabalha para fidelizar os novos voluntários que procuram o serviço.

“A fidelização visa estimular a doação cumprindo os intervalos, quatro meses para as mulheres e três meses para os homens”, lembra a assistente social Rozeli Dantas, gerente de Captação. “O Hemose é responsável pelo atendimento a pacientes portadores de hemoglobinopatias e coagulopatias, além de usuários em tratamento de anemias profundas e oncológicas”, acrescenta a gestora ao informar que com uma bolsa é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes sanguíneos.

Conforme a assistente social, as campanhas realizadas pelos grupos parceiros contribuem para a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue. “Os grupos acabam desempenhando um papel social importante nessa questão. Ao organizar uma ação para doação, eles acabam sendo divulgadores de seu gesto e, ao compartilhar com familiares e amigos, através do contato pessoal e das redes sociais, eles se tornam agentes multiplicadores”, frisa Rozeli.

Em setembro o Hemocentro de Sergipe recepcionou os grupos fidelizados, ‘Mãos amigas sem fronteiras’ de Poço Redondo, Aquidabã Sangue Bom, Farmacêuticos da Alegria, ‘Doar sangue é doar vida’, da Escola Durval Militão, de Salgado, ‘Reviver em ação’, da empresa Reviver Administração Prisional em Areia Branca, ‘Salve +1’ de Tomar do Geru, Clube Amigos de Estância e os grupos novos de Itabaiana e Umbaúba.

Agendamento

O Hemocentro de Sergipe funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.  Disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores, pelo email: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br, e através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte e foto assessoria