Aracaju, 28 de março de 2024

Com PSDB dividido, Bolsonaro vira opção “anticorrupção” para 2018!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O eleitorado está cansado de ler, ouvir ou assistir mazelas propagadas pela imprensa promovida pela classe política do País. O sentimento é de profunda decepção e descrédito com os nossos representantes estaduais e, principalmente, no cenário nacional, seja no Congresso, seja na presidência da República. Há um resquício do PSDB ainda das gestões de Fernando Henrique Cardoso. Uma parcela do eleitorado tem restrições aos tucanos, mas o que realmente divide e incomoda os brasileiros está no embate entre o Partido dos Trabalhadores e o PMDB.

Com o PT, por exemplo, há um “mix” de decepção com reconhecimento. No primeiro aspecto, muita gente que passou a vida defendendo com “unhas e dentes” a ideologia petista, diante de tanta corrupção e tantos desvios, de tanta malversação com o dinheiro público, agora ou se abstém do voto ou até faz campanha contra a política do partido; mas há ainda quem entenda o PT como um dos responsáveis por esta crise, mas que “teve um olhar diferenciado pelos mais pobres”, fazendo valer a política do “que rouba muito, mas faz”.

Já pelos lados do PMDB há uma mistura de “conformismo” com repulsa. Entre os “conformados” estão aqueles que enxergam o partido como o maior (em densidade e representatividade nacional), e que pelo tamanho é comum que existam “bons e ruins” em meio a tantas denúncias propagadas por aí afora. É o eleitor que aceita o fato do PMDB ser a legenda que melhor se relaciona com o “PODER”, que consegue ser ao mesmo tempo governo e oposição; já a “repulsa” é natural de uma parcela significativa da população, sobretudo aquela que está sendo afetada pela crise financeira interminável que assola o País.

Quem não está participando do governo e que está sendo prejudicado, direta ou indiretamente, por algumas medidas do governo de Michel Temer, certamente se posicionará contra ou terá restrições com qualquer alternativa que venha do PMDB. Qualquer político, por menos inteligente que seja, precisa apenas ouvir o som que vem das ruas para perceber que o eleitorado está insatisfeito e quer mudança de nomes, de postura, de encaminhamentos, de cultura. É provável que o eleitor em 2018 esteja mais exigente, de olho em uma candidatura que represente a “anticorrupção”.

Pelo histórico, o pré-candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro (PSC), começa a se consolidar como a “alternativa” para esta parcela do eleitorado insatisfeita com a classe política. Não seria bem uma espécie de “voto de protesto”, mas dentre as alternativas especuladas, a que melhor representa esta “esperança anticorrupção”. Pelo menos, por enquanto, não existem máculas contra ele neste sentido. Os números provam isso! Em todos os levantamentos, dos mais diversos institutos, Bolsonaro está consolidado na segunda posição da corrida eleitoral. Fica atrás apenas de Lula (PT), que nem sabe se estará “elegível” em 2018.

E quem mais contribui para Bolsonaro se consolidar como “opção real” para o próximo ano, não são os “desastrosos” governos do PT ou o atual de Michel Temer, mas o PSDB, de João Dória, Geraldo Alckmin e, agora, de Arthur Virgílio, nomes que também estariam “limpos”. Os tucanos enxergaram esta “lacuna”, este “viés” do eleitorado, mas não se unem. Estão divididos, fragmentados, concorrendo um com o outro. E este comportamento não traz segurança para o eleitor que tanto está angustiado com a crise, quanto também não quer mais saber de corrupção. Por mais que haja uma proliferação de ideias contra Bolsonaro na sociedade brasileira, os números não mentem: no momento ele é a “opção anticorrupção” mais bem posicionada…

Veja essa!

Na estreia do quadro “Café com Prefeito”, sempre às segundas-feiras no Jornal da Ilha FM, sob apresentação de Carlos Ferreira, o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), fez uma síntese da sua gestão até agora, destacando seu empenho para manter as finanças do município em dia.

 

E essa!

Com o diálogo sempre aberto com os professores da rede municipal, Valmir falou que um dos seus maiores desafios está sendo recuperar a política educacional de Lagarto e manter regularizado o salário dos servidores.

 

Precatórios

Valmir Monteiro lamentou que o gestor anterior tenha deixado cerca de R$ 1,5 milhões em precatórios. O prefeito de Lagarto confirmou que já honrou esses compromissos, mas que está trabalhando para regularizar o montante atual.

 

Contenção

Para manter os salários em dia, Valmir Monteiro anunciou que estuda cortar gratificações até reduzir os salários de seus auxiliares. Ele também falou do corte grande de cargos comissionados para equilibrar a folha da prefeitura.

 

Investimentos

Durante a entrevista para Carlos Ferreira, Valmir falou de obras em andamento no município, inclusive com recursos próprios, e destacou a luta que vem mantendo em Brasília (DF), com apoio do senador Eduardo Amorim (PSDB), sobre a emenda para a construção do anel viário na entrada da cidade.

 

Política

Sobre política, Valmir rebateu as críticas que vem recebendo de seus adversários em Lagarto e reclamou da falta de apoio que vem tendo do governo do Estado, apesar de ser adversário. Ele confirmou que em 2018 apoiará Amorim, o deputado André Moura (PSC) e o senador Valadares (PSB).

 

Para reflexão I

Ainda sobre o imbróglio envolvendo o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e o ex-presidente da Emsurb, Mendonça Prado, uma questão: se o ex-deputado federal foi até o governador Jackson Barreto anunciar que romperia com o prefeito, por que JB não se movimentou? Por que não conteve Mendonça?

 

Para reflexão II

Como líder do agrupamento não caberia a Jackson Barreto trabalhar para “apagar os incêndios” entre os aliados? Por que permitiu que Mendonça desgastasse ainda mais o prefeito de Aracaju? A intenção seria essa mesmo? Ou tem algo que por trás desse imbróglio?

 

Não esperava

Depois que aderiu à base governista, certamente que o deputado Venâncio Fonseca (PP) não esperava a resposta do senador Eduardo Amorim a seu questionamento público sobre as composições para 2018. Mas o parlamentar também soube contornar a situação, lembrando que o tucano “pousou” na oposição em 2012…

 

Falando nisso

Apesar do desgaste quanto a avaliação popular, o governo de Jackson Barreto segue fortalecido na Assembleia Legislativa. Até onde se tem conhecimento, a bancada aliada está ainda mais fortalecida. O governador terá um final de 2017, bem tranquilo e confortável na Alese.

 

Exclusiva!

Um deputado governista na Alese praticamente descartou qualquer possibilidade de o secretário de Saúde, Almeida Lima, vir a ser o candidato do grupo ao governo do Estado em 2018. “Essa condição não existe! Nosso candidato é Belivaldo (Chagas) e caso encerrado”.

 

Olho neles

A coluna chama a atenção para o PRB e para a Igreja Universal, liderados em Sergipe pelo pré-candidato ao Senado, Heleno Silva. Há um crescimento e um fortalecimento nítido do agrupamento. Independente do lado em que estiver, o grupo entrará 2018 com “musculatura” para se impor…

 

Olho nela

Subestimada por muita gente, a presidente estadual do DEM e pré-candidata a deputada federal, Ana Alves, surpreende até este colunista e, silenciosamente, com a articulação da senadora Maria do Carmo Alves e de outros amigos, está fortalecendo o partido, alinhando novas filiações. Em breve o partido deverá anunciar novidades…

 

João Alves Filho

Por decisão da família, o ex-governador segue afastado do mundo político e, possivelmente, terá sua aposentadoria decretada da vida pública. O democrata passa boa parte do tempo em BSB, na companhia da esposa e senadora, e vem pouco a Sergipe. A família quer vê-lo distante da política, agora em definitivo.

 

Valadares

Não há como negar: através de sua conta no twitter e de outras redes sociais, o senador Valadares é o nome que mais incomoda o governo de Jackson Barreto e a gestão de Edvaldo Nogueira. Se disputar a reeleição, Valadares tem grandes chances de se reeleger para mais um mandato no Senado…

 

Sukita

Sem condições legais de ser candidato em 2014 e 2016, Sukita agora vem à tona dizendo que é candidato a deputado federal em 2018, sendo que a maioria condiciona seu nome como candidato a estadual. Há quem diga que ele não disputa no próximo ano e está apenas trabalhando para “valorizar o passe”…

 

Falando em Capela

Chega a informação que a gestão que promoveu dia desses um grande São Pedro, agora não conseguiu regularizar os salários dos servidores efetivos e contratados dentro do mês trabalhado.

 

Bomba!

A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 concedeu, na última terça-feira (26), por unanimidade, parcial provimento às apelações do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para condenar, de modo exclusivo, a Usina São José do Pinheiro Ltda. a restaurar e conservar a Capela Engenho Jesus, Maria e José. A reforma deve ser executada nos moldes estabelecidos pelo Iphan.

 

Laranjeiras I

O relator das apelações, desembargador federal Edilson Nobre, destacou a capacidade financeira da Usina para proceder com a referida obra, uma vez que se refere a empreendimento industrial de grande porte, em pleno funcionamento, inclusive, na fabricação de açúcar cristal. Sendo assim, não se deve transferir à sociedade, representada pelo Iphan, os encargos com a recuperação do patrimônio.

 

Laranjeiras II

“Se trata de empresa que possui patrimônio imobiliário, com uma propriedade rural onde está construído o bem a ser restaurado. Conforme assentamentos da Junta Comercial do Estado de Sergipe, a empresa possui registro ativo, o qual não se refere à recuperação judicial ou falência. Dita certidão, extraída em consulta, evidencia que a usina possui capital integralizado de RS 108 milhões”, declarou o relator.

 

Decisão!

O TRF5 acatou, parcialmente, o apelo do MPF e do Iphan, para determinar que a obra seja realizada exclusivamente pela Usina, porém, com base em projeto elaborado pelo Iphan, que tem a expertise necessária, e não nos termos pretendidos pelo MPF.

 

OAB

Começou a contagem regressiva para IX Conferência Estadual da Advocacia! Realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, o evento acontece nesta quinta (5) e sexta (6), no auditório do TCE. Destinado a advogados e estudantes de Direito, o encontro vai reunir nomes consagrados da advocacia nacional, promovendo o debate de questões fundamentais à classe e ao interesse público. As inscrições podem ser feitas no site www.oabsergipe.org.br.

 

Maria do Carmo I

Uma proposta da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) repassa para a União a responsabilidade de promover feiras de Ciências e Tecnologia em escolas públicas de ensino médio. Na prática, o Projeto de Lei do Senado (PLS 360/2017), modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e determina que a União promova as feiras em parceria com os Estados e com o Distrito Federal.

 

Maria do Carmo II

“As feiras de ciências são, ao meu ver, um instrumento de enriquecimento intelectual e cultura muito grande. É o momento da troca de experiências entre alunos e comunidade”, justificou Maria, ressaltando que sozinho o Estado não tem como fazer, considerando ser uma estrutura cara. O texto está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. “Estou na expectativa de que o nosso projeto seja aprovado, pois entendo ser importante mostrar para a comunidade o que os alunos estão fazendo”, afirmou a senadora.

 

Maria Mendonça

Foi aprovada no plenário da Assembleia Legislativa a Indicação de autoria da deputada Maria Mendonça (PP), endereçada ao governador Jackson Barreto, que pede a efetivação de políticas públicas para o combate do tráfico de pessoas em Sergipe. De acordo com a parlamentar, o Estado tem sido omisso no que concerne ao enfrentamento da problemática, muito embora, entidades da sociedade civil organizada apontem Sergipe como um território com condições preponderantes para a prática criminosa.

 

PSDB

Seguindo o que estabelece o calendário nacional da sigla, o PSDB Sergipe realiza até o dia 8 de outubro as convenções municipais em sete diretórios: Aracaju, Japoatã, Itaporanga, N. S. das Dores, São Cristóvão, Santa Rosa de Lima e Poço Verde. Em Aracaju, a convenção municipal acontecerá no dia 6 de outubro, das 9h às 17h, na sede do Diretório Estadual do partido, localizado na rua Frei Paulo, 444, bairro Suíssa.

 

Edvaldo Nogueira

Com a memória cheia de recordações e de ensinamentos, o prefeito Edvaldo Nogueira se despediu da sua mãe, Maria de Lourdes Santana Nogueira, que foi sepultada no final da tarde dessa segunda-feira (2), no cemitério Santa Isabel, em Aracaju. Ao lado de familiares, o prefeito passou o dia no velatório da Osaf, onde recebeu o apoio de amigos, aliados políticos, empresários e representantes de organizações da sociedade. Maria de Lourdes Nogueira faleceu na noite do domingo (1º), por falência múltipla de órgãos, em decorrência do avanço da Doença de Parkinson. Ela tinha 90 anos e deixa dois filhos, quatro netos e uma bisneta.

 

Luciano Bispo

Diante das determinações para retirar os nomes de pessoas vivas dos prédios públicos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), em um gesto de grandeza, deixou de lado as divergências políticas, e prestou uma homenagem à família Alves.

 

Grande gesto

Luciano Bispo teve que retirar o nome do ex-governador João Alves Filho do prédio da Assembleia Legislativa, mas a Mesa Diretora da Casa aprovou um projeto de resolução denominando o Edifício como “Palácio Construtor João Alves”, numa homenagem ao pai do democrata. A família foi contemplada.

 

Goretti Reis

Autora da Lei Estadual 267/2011, que instituiu o Outubro Rosa como evento oficial em Sergipe, deputada estadual Goretti Reis prestigiou a comemoração dos 25 anos da maior campanha mundial de conscientização contra o câncer, realizada pela Associação dos Amigos da Oncologia (AMO). O encontro reuniu pacientes, voluntários, colaboradores e instituições parceiras, que juntos abrilhantaram a abertura do Outubro Rosa em Sergipe.

 

Emília Corrêa

A vereadora Emília Corrêa (PEN) é autora do Projeto de Lei n° 12/2017, que assegura o benefício de meia-entrada para jornalistas, radialistas e publicitários. Segundo Emília, esse é um PL muito aguardado pela categoria dos comunicadores, símbolo da democracia; o projeto amplia o acesso dos profissionais a estabelecimentos e eventos no âmbito de Aracaju.

 

Kitty Lima

A vereadora Kitty Lima (REDE) esteve reunida com trabalhadores de táxi lotação irregular da Zona Sul de Aracaju para reafirmar seu compromisso com o documento assinado sobre uma emenda à Lei Orgânica para o início do processo de legalização desse tipo de transporte na capital. Na ocasião, além dos profissionais que atuam nos bairros Santa Lúcia, Santa Maria, Coroa do Meio e Atalaia, o dirigente do Partido REDE, Dr. Emerson, e o vereador Américo de Deus (REDE), estiveram presentes no diálogo com os trabalhadores.

 

Palhaço Soneca

A convite do vereador Palhaço Soneca (PPS), o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, visitou o Barracão Cultural, localizado no Bairro São Carlos, zona oeste de Aracaju. O local é um importante espaço de manifestação cultural, porém necessita da atenção do poder público para voltar a funcionar da forma que a população merece.

 

Reforma

Durante o encontro com o representante do governo, o parlamentar pediu ajuda da secretaria para reformar completamente a área e possibilitar a promoção de eventos culturais que envolvam à comunidade do São Carlos e adjacências.

 

Gama

João Augusto Gama garantiu que vai estudar uma maneira de reformar o espaço e dar o destino que ele merece. “Fiquei encantado com a área do Barracão Cultural. Aqui podem ser desenvolvidas várias ações sociais e culturais”.

 

Laércio Oliveira I

“É preciso pensar no Brasil coletivamente, trabalhando para a geração de empregos”, afirmou o deputado federal Laércio Oliveira, em palestra realizada II Fórum de Relações Trabalhistas realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SE) no auditório da Fies, em Aracaju.

 

Laércio Oliveira II

O parlamentar contou um pouco sobre sua trajetória antes de se tornar deputado federal. “Fui funcionário público, mas pedi demissão com o objetivo de abrir um negócio, empreender. Aquele trabalho não me deixava satisfeito. Começamos com uma pequena empresa e fomos buscar parcerias no Senac para oferecer aos nosso funcionários a oportunidade de qualificação nas áreas em que trabalhávamos”, explicou Laércio durante sua palestra.

 

Adilson do Biscoito

Adilson Marques dos Santos, conhecido como Adilson do Biscoito, recebeu nessa segunda-feira (2), em Sessão Especial, o Título de Cidadão Sergipano. A propositura é da deputada Silvia Fontes (PDT), que destacou a luta do homenageado que formou família vendendo biscoitos pelas ruas.

 

Sílvia Fontes

“Todos que recebem o Título de Cidadão Sergipano são importantes, mas Adilson do Biscoito chega a ser emblemático pro aquilo que ele representa para o nosso Estado, todos o conhecem, tem toda uma particularidade em vender os seus biscoitos como um grande marqueteiro que ele é, autodidata”, destacou a deputada.

 

Homenageado

“É uma satisfação imensa estar recebendo essa homenagem aqui na Casa do Povo, que é a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Só tenho a agradecer ao presidente, o deputado Luciano Bispo e à deputada Silvia Fontes que propôs essa homenagem a mim, um cidadão do povo, um cidadão comum, um homem que vive nas ruas vendendo biscoitos e também divulgando o nome do Estado, pois sou guia de turismo também”, agradeceu Adilson.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também