Aracaju, 28 de março de 2024

JORNALISMO SEM BENESSES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O quê dizer da vereadora Emília Corrêa, como parlamentar, profissional de imprensa e defensora pública? Uma guerreira. E não há extremo nisso. Ela faz excelente trabalho na Câmara de Aracaju. Certamente ninguém tem dúvida disso. Mas, hoje, Emilia tem um projeto de lei para ser votado, que garante meia-entrada a profissionais de comunicação. Valerá para teatro, cinema, praças esportivas, entretenimentos e eventos.

– É de extrema importância para o fortalecimento e reconhecimento da imprensa sergipana, diz a vereadora.

Com a devida vênia, tudo contra. Não é possível mais privilégios para qualquer classe trabalhadora. Pode-se defender até a gratuidade de entrada para quem faz análises sobre determinados segmentos da comunicação social, como é o caso de coberturas esportivas, críticos de artes e coisas e tais.

Fora dessas atividades, importantes para esclarecer à sociedade ou levar-lhe informação especializada, não justifica que repórteres dêem carteiradas em bilheterias para pagar metade do ingresso. Chega a ser vergonhoso, par não dizer humilhante.

Cabe até uma pergunta objetiva: por que a benesse? Só por quê trabalha em jornal, TV ou rádio? Não justifica. É uma forma de “subornar” indiretamente o direito de criticar com severidade. A imprensa não precisa dessa exclusividade de mimo, porque nenhuma outra classe trabalhadora a terá.

Muito jovem, quando dei os primeiros passos no jornalismo, tomei conhecimento que profissionais da área tinham direito a um desconto de 50% nas passagens aéreas. Fiquei indignado, tanto quanto estou agora. Comemorei quando o benefício foi extinto. Insisto: o privilégio não será bom para a classe, já tão injustiçada por acusações de ‘jabás’ e outros penduricalhos.

Faço um apelo para que não se entre mais nessa…

TURISMO NA FOZ DO VELHO CHICO

Governador Jackson Barreto (PMDB) passou o final de semana no baixo São Francisco e tomou banho na foz do rio ao lado de amigos.

Aproveitou para convocar turistas a conhecer a região.

PERÍODO EM QUE DÁ ALGUNS PASSOS

A partir desta semana, o grupo político liderado pelo governador Jackson Barreto (PMDB) dará os primeiros passos sobre a formação da chapa majoritária.

Também sobre as eleições proporcionais.

QUEBRAR ARESTAS NA ASSEMBLEIA

Uma das metas, é começar a quebrar arestas na Assembleia, sobre alguns candidatos que disputam a reeleição, que entendam outras candidaturas.

A maioria quer que secretários candidatos deixem o mandato em janeiro.

DEMISSÃO DE RADIALISTA

O Sindicato dos Radialistas denunciou Alex Henrique, da radio Capital do Agreste, e ele foi afastado do programa que fazia na emissora pela Delegacia do Trabalho.

Alex não tem registro profissional…

NÃO DISPUTA FEDERAL

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), mantém que seu filho não será candidato a deputado federal nas eleições do próximo ano.

E diz que apoia Maria Mendonça a Estadual.

QUEM PRIMEIRO ROMPE?

Os Teles de Mendonça e Valmir de Francisquinho não sentam mais à mesma mesa e todos negam, de forma peremptória, que estejam rompidos.

Um espera que o outro declare rompimento primeiro, para ser chamado de traidor.

NOME ENTRE OS NOVOS

Nas Assembleia Legislativa um deputado publicou o nome dos prováveis novos eleitos, que estaria em número de cinco com chances reais.

Entre eles Tallyssom Costa. Será?

TUDO VOLTA AO NORMAL

A Secretaria da Educação já solucionou um problema de fluxo que provocou um corte no abastecimento de combustível e paralisou alguns veículos.

Já está tudo absolutamente normalizado, como informou o secretário Jorge Carvalho.

COMO ENTENDEU A NOTA

Nota emitida pelo PSB de Sergipe foi entendida como se a sigla estivesse reivindicando o comando do grupo da oposição, embora não vá influenciar em outros partidos.

Deixa claro que a legenda pode estar em outra…

CONVERSAS CASAM BEM

Um membro do PSB, que soube da nota via internet, sentiu que ela passa a impressão de que a legenda conversa com o PSC&Cia, mas não deixou de expandir o diálogo.

Há bom entendimento do PSB com o PT a nível nacional.

PRESTEM BEM ATENÇÃO

A informação é de um ex-prefeito do PSB: o partido em Sergipe tem recebido recados de membros do PT para uma conversa sobre composição.

Ainda não aconteceu, mas não está longe de acontecer.

ENTREVISTA DE LULA EM SERGIPE

Quando passou por Aracaju, na caravana pelo Nordeste, o presidente Lula concedeu entrevista a uma rádio local. As perguntas foram elaboradas pela assessoria do PT.

Gilmar Carvalho não teria aceitado essa condição.

MENSAGEM A EDVALDO

O deputado federal Valadares Filho (PSB) utilizou as redes sociais para externar seus sentimentos pelo morte da mãe do prefeito Edvaldo Nogueira (PMDB).

– Que descanse em paz e que Deus conforte seus familiares, desejou.

CONVITE DE DÓRIA A FÁBIO

O prefeito de São Paulo, João Dória Jr., convidou o ex-prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), para filiar-se ao PSDB. Fábio não vai…

O convite foi feito durante a entrevista que Fábio fez a Dória em São Paulo.

JANTAR NO PALÁCIO DE VERANEIO

O governador Jackson Barreto jantou, ontem à noite, no Palácio de Veraneio, com todos os deputados da base aliada na Assembleia Legislativa.

Em pauta, projetos do Executivo que serão enviados ao Legislativo.

EVERTON NÃO VAI A DEPUTADO

Everton Souza, assessor do governador Jackson Barreto, não será mais candidato a vaga na Assembleia. Recuou a pedido de JB, embora não desfaça do projeto no futuro.

Jackson espera que Almeida Lima segure o seu genro Breno.

DISCUSSÃO SOBRE BANCOS

O deputado Luciano Pimentel, junto com o Sindicato dos Bancários, realiza audiência pública, sexta-feira, na Assembleia, em defesas dos bancos públicos.

É que os bancos, principalmente o BB, vêm fechando agências em todo o País.

Notas

Suspensão do mandato – O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou a cargo da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, a decisão sobre a redistribuição do pedido feito ontem pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) de suspensão de seu afastamento do mandato.

0x0

Melhor dos resultados – A balança comercial brasileira teve superávit de US$ 5,178 bilhões em setembro. Trata-se do melhor resultado para o mês desde o início da série histórica do governo, em 1989. Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

0x0

Sociedade não aceita – A quatro dias do fim do prazo para aprovar a medida a tempo de valer nas eleições do ano que vem, deputados dizem acreditar que ainda é possível criar um fundo para financiar as campanhas eleitorais de 2018. A sociedade não vê com bons olhos a obrigação de pagar campanha para políticos.

0x0

Temer elogia Dodge – Em postagem na sua conta no Twitter,  o presidente Michel Temer elogiou a postura da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, por solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para ouvi-lo no inquérito relativo a um suposto favorecimento da empresa Rodrimar.

0x0

Juiz veta homologação – O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, vetou ontem a homologação de acordo entre o Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que poderia evitar um eventual decreto de prisão de Mantega (fonte Último Segundo).

0x0

Moro e o Sírio Libanês – O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, mandou o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, fornecer os registros de internação e visita de Glaucos da Costamarques. Ele atende ao pedido da defesa do empresário, para comprovação ou não dos recibos do aluguel.

Conversando

Recebe mensagens – Edvaldo Nogueira recebeu mensagens de políticos de todo País prestando condolências pela morte de sua mãe, D. Lourdes.

Conversas em alta – Um partido de médio porte tem ideia de lançar chapa majoritária para as eleições do próximo ano. As conversas estão em alta.

Correria ao Podemos – Políticos de Sergipe começam a perceber que propostas do Podemos são interessantes como novo partido político. Pode haver correria para a sigla.

Buscar novos nomes – A tendência do Podemos em Sergipe é buscar nomes que tenha proposituras diferentes das que vêm sendo postas em práticas há anos.

Jabá infeliz – Emilia Corrêa defende meia-entrada, em todos os locais de entretenimento, para trabalhadores em comunicação.

Por quê o jabá? – É um absurdo fazer distinção do trabalhador na área de comunicação de qualquer outro operário. Qual a razão do privilégio?

Câncer da mama – Assembleia Legislativa de Sergipe inicia uma campanha de conscientização para a prevenção contra o câncer de mama.

Viabilização em 2018 – Deputado João Daniel diz que Belivaldo Chagas é nome muito forte, mas sugere que a viabilidade de sua candidatura deve ser feira ou não em 2018.

Nome será o melhor – O senador Valadares (PSB) disse ontem que o candidato do PSB será o melhor para ganhar as eleições no próximo ano.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também