Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Secretária recebe representantes do Conselho da USF Ministro Costa Cavalcante

__4740~1

Na tarde desta segunda-feira, 2, a secretária da Saúde Municipal de Aracaju, Waneska Barboza, recebeu representantes do Conselho Municipal da Unidade de Saúde da Família (USF) Ministro Costa Cavalcante, a fim de melhor conhecer as demandas e buscar soluções rápidas para a comunidade local.

Localizada no bairro Inácio Barbosa, a USF enfrenta diversos problemas, sobretudo na questão da disponibilização dos espaços, que são insuficientes diante do crescimento demográfico daquela região. “A cada ano a população cresce, mas a unidade permanece com as mesmas instalações. Precisamos de mais salas para consultórios e mais espaços para melhor atender o povo”, demandou um dos conselheiros locais, Nicanor de Farias.

Questão que foi apoiada pela secretária Waneska e reforçada pela sua equipe técnica. “Graças aos esforços da Secretaria Municipal de Saúde [SMS], conseguimos recuperar mais de R$ 10 milhões em emendas parlamentares que estavam prestes a serem perdidas. Com esse dinheiro, vamos poder fazer uma série de obras nas unidades básicas, e a Ministro Costa Cavalcante está entre elas. Para essa ampliação, que há anos é requisitada pelos moradores locais, temos um valor de mais de R$ 74 mil”, garantiu.

Waneska explica ainda que mesmo diante dessa verba, o valor deve ser aplicado com planejamento, a fim de tentar amparar quem verdadeiramente necessita dos serviços das USFs de forma plena. “Infelizmente os valores provenientes dessas emendas têm destinação fixa, o que limita um pouco nossa ação em algumas comunidades. Por isso, é preciso planejar com muito cuidado e dar um passo de cada vez para podermos beneficiar os cidadãos que fazem uso do nosso sistema de saúde da melhor maneira possível”, ponderou.

Para a vice-presidente do Conselho, Kátia Silva, o encontro foi extremamente proveitoso, pois o diálogo é sempre o melhor caminho. “Sabemos que simplesmente reclamar sem tentar estabelecer um diálogo não nos levará a lugar nenhum. Foi justamente por isso que enviamos um ofício à SMS pedindo essa reunião, e fomos bem recebidos por todos. Temos que lutar pelos nossos direitos, mas precisamos fazer isso da maneira certa, mostrando para quem administra nossa cidade quais os reais problemas a serem enfrentados”, reconheceu.

O presidente do Ministro Costa Cavalcante, Wellington Gonçalves, agradeceu pelo atendimento e disse que saiu da reunião com uma boa novidade. “Saímos daqui com a notícia de que vamos receber a ampliação até novembro, o que, para nós, foi uma ótima notícia. Agora vamos lutar para garantir a reforma da unidade, sabendo que podemos contar com o apoio da SMS. A secretária nos incentivou a buscar dos nossos direitos durante toda reunião, e trabalhando juntos a gente consegue fazer muito mais”, comemorou.

A usuária Silvania dos Santos, convidada a participar da audiência pelo Conselho Local, disse que gostou muito do que ouviu. “Sou dona de casa e preciso muito do posto de saúde. A gente pede por essas obras há muito tempo, mas depois dessa conversa fiquei mais feliz. Acho que dessa vez a gente finalmente vai conseguir o que tanto esperamos”, almejou dona Silvania.

Fonte e foto assessoria

Leia também