04/10/17 - 08:53:35

Outubro Rosa terá mobilizações, Telessaúde e seminário na secretaria de Saúde

Programação visa estimular a participação da população, entidades e empresas na luta contra o câncer de mama

O Governo de Sergipe, através da secretaria de Estado da Saúde (SES), se engaja à campanha internacional “Outubro Rosa” e prepara para este mês uma série de atividades que objetivam estimular a participação da população, entidades e empresas na luta contra o câncer de mama, tipo que lidera índices de adoecimento e mortalidade entre as mulheres. Mobilização, palestra pelo Telessaúde e seminário está entre as atividades programadas, segundo informações da Referência Técnica em saúde da Mulher da SES, Kátia Valença.

Entre as atividades programadas destacam-se a palestra “Câncer de Mama e de Colo de Útero” que será proferida pelos médicos Almir Santana e Carlos Anselmo no próximo dia 26, no Telessaúde, plataforma de capacitação profissional voltada para os trabalhadores da área de saúde, e o seminário também sobre o mesmo tema, programado para o dia 31 de outubro.

Para a Referência Técnica em Saúde da Mulher, a importância de uma campanha como o Outubro Rosa está no objetivo de dar visibilidade ao movimento social de luta contra o câncer de mama, chamando a atenção da sociedade para a necessidade da prevenção contra a doença.

“Durante a campanha também alertamos sobre a necessidade dos cuidados preventivos contra o câncer de colo do útero embora estejamos no Outubro Rosa que é focado no de mama. Mas, entendemos ser importante não dissociar um do outro quando falamos em prevenção e campanhas de mobilização”, explicou.

Kátia Valença lembra o quanto é importante que a mulher coloque na sua rotina de vida os cuidados com a saúde. “É importante que a mulher vá à Unidade Básica de Saúde (UBS) e peça os exames preventivos contra o câncer de mama e de colo de útero, tendo em vista que o diagnóstico precoce é fundamental para o processo de cura”, enfatizou a Referência Técnica, reforçando que o câncer não é apenas uma questão de saúde pública, mas deve ser visto também como de todos os cidadãos.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção ao câncer de mama.

A história do Outubro Rosa começa na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

Luz Rosa

O Edifício Serigy, sede da secretaria de Estado da Saúde, e o Edifício Estado de Sergipe, também conhecido como “Maria Feliciana”, estão com iluminação rosa, saudando o esforço da sociedade sergipana na luta contra o câncer de mama. Não há informação oficial de como, quando e onde surgiu a iniciativa de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros, por exemplo. Mas, a ação ganhou adesões no mundo inteiro.

Da assessoria