Aracaju, 16 de abril de 2024

COORDENAÇÃO DA BANCADA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

É uma bobagem grande. Pelo menos na visão dos demais Estados. Mas em Sergipe, o fato de coordenar bancada federal é disputado e encarado como conquista política muito relevante. Coisa até meia sem graça e extremamente trabalhosa, mas a disputa ocorre em clima de “lavar a honra”. O coordenador que passa o cargo é o senador Valadares (PSB), que ficou pé para permanecer, como se mantivesse a dignidade.

O sucessor já estava certo, em comum acordo com toda a bancada. Seria o deputado federal Laércio Oliveira (SD), mas não foi. Talvez tenha se descuidado. Seu colega Jony Marcos trabalhou para sua eleição, movimentando membros da bancada em conversas de bastidores. E deu certo. Na reunião de ontem, o nome de Laércio estava definido, mas apenas uma pergunta fez desmoronar essa certeza.

O então coordenador senador Valadares começaria o processo de escolha de Laércio Oliveira e da senadora Maria do Carmo (DEM), quando o deputado Fábio Mitidieri (PSD) perguntou: “Quem são os candidatos?”. A coisa ficou meio confusa e Laércio também indagou: “como quais candidatos?”. Parecia lógica a dúvida, já que, através de acordo, seria ele o coordenador.

Qual o quê? Era aí que estava a surpresa: Jony Marcos também tinha colocado seu nome à disposição e se manteve irredutível. Elegeram a vice-coordenadora e ficou em aberto o titular, porque Laércio se retirou e a ata não foi lavrada. Entretanto, todos os parlamentares anunciaram que votariam em Jony, o que lhe garante a vitória e assim será celebrada na reunião de hoje.

Laércio não participa do encontro desta quarta-feira e Jony será naturalmente levado a coordenador de bancada, com apoio da oposição. Aliás, o grupo comemorou como se tivesse vencido o indicado de Jackson Barreto. Aliás, JB estava em Brasília, mas não atuou nessa questão.

JACKSON FICA IRRITADO

O governador Jackson Barreto ficou muito irritado, ontem, no Ministério da Integração quando tomou conhecimento que o Canal de Xingó ainda estava em fase de licitação.

Jackson chegou a lembrar que André Moura conseguiu liberar recursos.

COISA ESTAVA INDO BEM

O andamento da licitação do Canal de Xingó ia bem até que Kênia Marcelino deixou a presidência nacional da Codevasf e houve uma reviravolta.

A CMO fez com que os recursos fossem contingenciados.

O QUE ESTAVA COMBINADO

Segundo fonte do Governo, o combinado era que até outubro o projeto do Canal de Xingó estivesse pronto para receber emendas do orçamento.

Como não está, ficará para o próximo ano. Foi um golpe.

ELEIÇÃO NA BANCADA

Reviravolta na indicação do coordenador da bancada federal no Congresso, com a escolha do nome do deputado federal Jony Marcos (PRB).

A vice-coordenadora é a senadora Maria do Carmo Alves (DEM).

LAÉRCIO RATIFICA TUDO

O deputado Laércio Oliveira disse que não vai comparecer à reunião para fechamento da ata e que o nome de Jony realmente foi definido ontem.

Disse que estava decepcionado com a decisão da bancada.

OPOSIÇÃO VIBROU

Os parlamentares da oposição vibraram com a escolha de Jony Marcos (PRB), como se fosse uma vitória sobre o governador Jackson Barreto (PMDB).

Jackson, entretanto, não se envolveu na escolha.

VITÓRIA FOI AMPLA

Dos onze membros da bancada, dois deixaram de votar: deputado João Daniel (PT), que não compareceu, e o próprio Laércio Oliveira, que se retirou da reunião.

O resultado final teria sido 9×0.

SÉRGIO REIS PRESENTE

O ex-deputado federal Sérgio Reis, com uma procuração registrada do irmão, deputado Fábio Reis (PMDB), também mostrou simpatia por Jony Marcos para coordenador.

Tudo pareceu muito estranho…

ACOMPANHAVA JACKSON

Na verdade, Sérgio Reis representou Fábio na reunião para escolha do coordenador da bancada, porque o deputado acompanhava Jackson Barreto nos Ministérios, em Brasília.

Um deles foi o Ministério da Integração.

APELOU PARA OPOSIÇÃO

Fato interessante, levantado por um parlamentar: “se não fosse a oposição, o deputado Jony Marcos não teria participado da votação do coordenador”.

Tiveram muitas conversas de bastidores e trocas de telefonemas.

BOA DEMONSTRAÇÃO

Comentário em Brasília dizia de que a votação da liderança da bancada era sem dúvida a demonstração do bom entrosamento do PRB com as oposições no Estado.

A escolha foi bem comemorada…

POSTO MUITO DISPUTADO

Um leitor, bem entrosado na política, escreve e admira-se: “nunca vi um posto de coordenador de bancada ser tão disputado em minha vida”.

É verdade! São coisas de Sergipe…

PRESSÃO DE SINDICATO

PL que sugere 50% de abatimento para pessoal da imprensa será votado terça-feira e não deve ser aprovado. É um absurdo aprovar esse “jabá” vergonhoso.

Sindicato dos radialistas pressiona os vereadores.

PPS TEM NOME AO GOVERNO

O PPS pretende ter candidato a governador do Estado e já deu início aos contatos na segunda-feira, conversado com um nome que considera ideal para Sergipe.

– E para o nosso partido, disse Clóvis Silveira, presidente regional da sigla.

CONVERSA COM ROBERTO

Durante a primeira conversa, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, falou com o provável candidato e reforçou o convite feito por Clóvis Silveira.

– Caso se confirme, teremos uma chapa competitiva, disse.

JANTAR NO VERANEIO

Os deputados Venâncio Fonseca e Capital Samuel não participaram do jantar com Jackson Barreto, na segunda-feira, onde se tratou de projetos do Executivo.

Eles votam no Governo, mas não são da base aliada.

AGAMENON DISPUTA

O ex-vereador Agamenon Sobral (PHS) é candidato a deputado estadual e espera conseguir formar um bloco bom com uma base de 10 a 15 mil votos.

O PRB também está trabalhando a formação de um grupo.

DESFAZER BRIGAS INTERNAS

O PT está empenhado a desfazer divergências internas, principalmente entre deputados Francisco Gualberto e Ana Lúcia. Mas está difícil.

O partido mantém Rogério para a chapa majoritária.

Notas

Valadares e decisão – O senador Valadares (PSB) admitiu que Senado teve decisão madura e equilibrada ao votar pelo respeito ao princípio da separação, harmonia e independência entre poderes, ao preferir aguardar decisão do STF da questão de Aécio Neves, se ela deve ser objeto de apreciação ou não por parte de senadores.

0x0

Não tem problemas – O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) que Laércio Oliveira é muito preparado e poderia ser um “excelente coordenador”. Jony é muito “amigo meu, desde quando me candidatei a vereador e é igualmente preparado. Votarei nele (Jony) por isso, mas não tenho problema nenhum com Laércio”.

0x0

Vergonha na cara – Segundo Augusto Santana, está ai 16 assassinatos no estado de Sergipe, só este fim de semana. Terror na Barra dos Coqueiros e em todo estado. Uma vergonha para a cúpula da segurança publica de Sergipe. Eles deveriam ter vergonha na cara em vir a publico falar abobrinhas.

0x0

Independência do BC – Moreira Franco é entusiasta, junto a Temer, da aprovação formal da independência do Banco Central. Moreira não está deixando seu monopólio das decisões governamentais sobre concessões e privatizações por veleidades monetaristas. Suas motivações são eminentemente políticas.

0x0

Sem abrir champagne – Segundo o Poder 360, O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, negou ontem ter aberto champagne após votar pelo afastamento do senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG), em sessão da Primeira Turma, realizada dia 27 de setembro, como circulou a informação.

0x0

PEC acaba coligação – Plenário do Senado aprovou ontem, em dois turnos, PEC que acaba com coligação de partidos para eleições proporcionais e estabelece a cláusula de desempenho, que gradativamente impede propaganda de rádio e TV e o repasse de dinheiro do fundo partidário a partidos pequenos.

Conversando

Recursos de emendas – Em reunião com os prefeitos, senador Valadares (PSB) trata sobre recursos por meio de emendas parlamentares para os municípios.

Projetos futuros – Rogério Carvalho conversou com a Juventude Estadual do PDT sobre projetos futuros que visam à união para o desenvolvimento dos jovens.

Não pede ao genro – O secretário Almeida Lima (PMDB) não vai pedir ao seu genro que retire candidatura a deputado estadual no próximo ano.

Policiais mortos – Segundo Alberto Fraga, o número de policiais mortos no Brasil em um ano é o mesmo que as mortes de policiais na Inglaterra em 98 anos.

De Sargento Edgard – O ano todo brinquedos são comercializados em Sergipe, sem nenhum selo, só no mês de outubro são fiscalizados. E os fiscais se dizem surpresos.

Exemplos positivos – Pastor Antônio conclama sociedade para luta contra as drogas e dá exemplos positivos de jovens que conseguiram deixar o vício.

Campanhas de deputados – Gilmar Carvalho pede atenção dos órgãos de controle para campanhas de deputados federais que já estaria orçada em 20 milhões de reais.

Direitos trabalhistas – Ex-deputada Conceição (PT) lamenta perda de direitos trabalhistas e salienta dificuldades de acesso da população aos seus direitos.

Acordos políticos – Radialista Carlos Ferreira questiona até quanto o poder público vai deixar de atender necessidades da Saúde em Sergipe, por causa de acordos políticos.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também