Aracaju, 18 de abril de 2024

Segrase recebe doação de diários oficiais do estado da Seplag

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__2B6F~1

Foram doados mais de 300 volumes de Diários Oficiais do Estado da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão

A Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase recebeu uma doação de mais de 300 volumes de Diários Oficiais do Estado da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Seplag.O Termo de Doação foi assinado na manhã de hoje, 03, pelo presidente da Segrase, Ricardo Roriz, e pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Rosman Pereira. Participaram da assinatura o diretor Industrial e o diretor Administrativo-financeiro da Segrase, Mílton Alves e Filadelfo Alexandre Silva Costa respectivamente e o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag, Ciro Brasil.

Os volumes de diários doados correspondem a cerca de um século – de 1928 a 2012. Cada um contém entre dois e quatro meses de edições do diário. A partir de agora, eles vão compor Hemeroteca da Segrase, que passa por um processo de digitalização.  Segundo o presidente Ricardo Roriz, “a digitalização é necessária por causa do nível de deterioração de diários mais antigos. Esse ato é importante porque nos ajuda a manter viva a história do nosso Estado”.

Para o secretário Rosman Pereira, a doação serve de fonte alternativa dos diários e é uma forma de ajudar no processo de digitalização da Segrase. “A secretaria decidiu doar os volumes porque reconhece o papel histórico e institucional da Empresa de Serviços Gráficos na coordenação e zelo do Diário Oficial, que registra as ações do Governo de Sergipe”.

Digitalização

A digitalização dos Diários Oficiais do Estado começou em agosto deste ano. O projeto é uma parceria da Segrase com a Universidade Tiradentes – Unit. Os profissionais das duas instituições se dedicam para preservar a memória do Governo de Sergipe, uma vez que todos os atos, como contratações e exonerações, são registrados.

Até 2020, servidores públicos, historiadores, estudantes e a sociedade em geral vão ter acesso às ações do governo sergipano entre as décadas de 1920 e 2010. Por enquanto, o processo ocorre de forma decrescente. As primeiras edições digitalizadas do diário são dos anos 2000 e da década de 1990 por conta da procura de servidores públicos por edições mais recentes.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também