Aracaju, 29 de março de 2024

Congresso das Apaes reúne profissionais para debater temas sobre a PcD

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________666

O objetivo de promover uma ampla reflexão sobre direitos e deveres da pessoa com deficiência em Sergipe, numa abordagem nas áreas de saúde, assistência social, educação e defesa de direitos, a Federação das Apaes do Estado de Sergipe (Fepaes-SE) estará realizando, nos dias 13 e 14 de outubro, no auditório da Faculdade Uninassau, em Aracaju, o Congresso Estadual das Apaes de Sergipe e I Fórum de Autogestão, Autodefensoria e família. O evento estima reunir 400 profissionais entre pedagogos, psicopedagogos, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, cuidadores, advogados, estudantes e afins.

Segundo o presidente da Federação das Apaes de Sergipe, Carlos Mariz, a programação Científica foi cuidadosamente elaborada com palestrantes de renomes nacional que irão discutir e abordar assuntos da atualidade de interesse dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a pessoa com deficiência em Sergipe. “Esse será o maior evento voltado para discutir questões relacionadas com a pessoa com deficiência no estado”, afirma o presidente da Federação das Apaes de Sergipe”, destaca o presidente, acrescentando que a organização do evento emitirá a todos os participantes certificado de 20 horas.

O valor do investimento é de R$ 80,00 para profissional e R$ 50,00 para estudante, que poderá ser feita em cartão de credito, boleto ou depósito bancário e o interessado poderá também ver toda a programação e se inscrever através no site: www.apaese.org.br e clicar no link do Congresso Estadual das Apaes de Sergipe.

Programação

A programação, bastante abrangente, prevê 7 palestras, uma mesa redonda e 5 oficinas, todas tendo como foco a pessoa com deficiência. Os temas das palestras do dia 13 serão: “O Acesso das Pessoas com Deficiência aos Direitos Fundamentais: Uma Reflexão à Luz da Constituição Federal”, a ser ministrada pelo Advogado e ex-presidente da OAB Nacional, Cezar Britto; “Uso da Realidade Virtual nas Intervenções para a PcD”, que terá como palestrante a Profª Daniela da Costa Maya Trindade;  “Intervenção precoce com base na análise do comportamento – ABA”, com o psicólogo Thiago Cavalcante; “Tecnologia Assistiva como Recurso de Promoção da Funcionalidade e Independência da Pessoa com Deficiência”, a ser ministrada pela profª Rita de Cássia dos Santos Souza;  “Contribuições da Política de Assistência Social para o Processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência e sua Família”, que terá como palestrante o professor Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Dr. Edgilson Tavares de Araújo.

Já no dia 14, terá uma palestra sobre “Formação Básica, Qualificação, Inclusão laboral de PCD Intelectual e Múltipla”, e terá como palestrante o Promotor de Justiça do Trabalho (MPT) Ricardo Carneiro. E as oficinas trarão como temas: “AEE- Atendimento Educacional especializado”, que trará como facilitadora a psicopedagoga Maria Betânia Gonçalves; “Estatuto da Pessoa com Deficiência e BPC”, como a procuradora jurídica da Feapaes-SE Mônica Carmélia de Souza Kehl; “Método Montessori como forma agregadora para as disciplinas de língua portuguesa e matemática”, com a Especialista em Língua Portuguesa pelo Sistema Montessori, Lêlian Bittencourt; outra oficina sobre “O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência e Família”, cuja facilitadora é defensora pública de Sergipe e vereadora por Aracaju, Emília Correia; “Violência com a Pessoa com Deficiência”, com e presidente da APAE de Nossa Senhora do Socorro, a Assistente Social Anair Santos Viana; e “Terapia Alternativa: Intervenção precoce com base na análise do comportamento – ABA, com o facilitado o psicólogo Thiago Cavalcante.

Por fim, no tocante ao Fórum de Autodefensores, a programação trará uma palestra sobre “Inclusão Social da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla: Autogestão, autodefesa e família”, que será ministrada pela professora Maria Madalena Santos Araújo.

A Feapaes-SE

A Federação das Associações de Pais e Amigos Excepcionais do Estado de Sergipe – FEAPAES/SE, criada em 2005, é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos que tem como objetivo a fiscalização, divulgação e fortalecimento do Movimento Apaeano em nosso Estado. Ela contribui para o desenvolvimento das atividades nos cinco municípios onde funcionam suas afiliadas, quais sejam: Aracaju (Apae Aracaju), Nossa senhora do Socorro (Apae Socorro), Itabaiana (Apae Itabaiana), Lagarto (Apae Lagarto) e em Tobias Barreto (Apae Tobias Barreto).

Além dessas 5 existentes, uma está em processo de reabertura, que é a Apae de Estância, e a outra encontra-se em vias de criação e fundação, que á a Apae de Neópolis. As futuras Apaes Canindé do São Francisco e Simão Dias estão na fase final de estudo de viabilidade. “Esse trabalho faz parte do projeto de expansão do movimento apaeano para municípios sergipanos que a Feapaes-Se está desenvolvendo, diz o presidente da federação, Carlos Mariz.

Por Carlos Mariz

Foto ilustração

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também