Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

HU inicia Terceira Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho

__7D07~1

O evento é realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, através da gestão 2017-2018, a partir desta quarta e até a próxima sexta-feira

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), iniciou na manhã de hoje, 4, a Terceira Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), que vai até a próxima sexta-feira, 6. O objetivo é aportar aos colaboradores de distintos regimes jurídicos (RJU’s, celetistas e terceirizados) informação que sirva para a segurança no local de trabalho.

Na abertura oficial, a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, ressaltou a importância do evento e da própria Cipa em si. “Em todas as gestões, o processo de eleição da comissão é democrático, com a participação de todos os colaboradores. Por isso, a Cipa é feita por vocês e para vocês. Particularmente, a inciativa desta semana, pensada para o cuidado com a integridade de quem trabalha no HU-UFS, é sinal de que o trabalho de prevenção continua tão profícuo como sempre”, pontuou a gestora.

O presidente da Cipa e Relações Públicas do HU-UFS, Ailton Rocha, falou sobre o tema desta semana: “HU crescendo com segurança”. “Os membros da comissão precisam ter um olhar crítico para que se possa levar à governança as necessidades do hospital em relação à segurança do trabalhador”, explicou. Ailton aproveitou a solenidade para citar algumas atividades já realizadas pela gestão que preside, mencionando os grupos de trabalho e o curso de prevenção de combate a princípio de incêndio. O presidente da Cipa entregou certificados a todos que participaram do mencionado curso e comunicou que os envolvidos formam, a partir de agora, a Brigada de Combate a Incêndio do HU-UFS.

Após a abertura, a enfermeira Diana Euzébio e o Técnico em Segurança no Trabalho Jorão Rodrigues, ambos do HU-UFS, realizaram uma mesa-redonda, utilizando linguagem simples e objetiva, para falar sobre o perigo de acidentes ligados ao excesso de autoconfiança.

No final da manhã, a arquiteta do HU-UFS, Ana Costa, palestrou para os participantes sobre as mudanças estruturais do HU-UFS como prevenção de acidentes. “Durante este ano, desenvolvemos algumas ações para melhorar a acessibilidade no nosso hospital universitário, como a reforma da escada do prédio principal e pisos táteis nas calçadas e rampas”, relatou. Ana comentou também sobre o Anexo Hospitalar, cujas obras se encontram em fase de finalização, e que já atendem a todas as normas de acessibilidade.

À tarde, a Liga Acadêmica de Sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) da UFS disponibilizou aos colaboradores testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C, com resultados disponíveis em 20 minutos. “Se o trabalhador tiver resultado reagente de alguma dessas enfermidades, passamos as primeiras orientações e o encaminhamos para acompanhamento médico no ambulatório”, resumiu a estudante Carol Oliveira.

Para encerrar os trabalhos desta quarta-feira, o gerente do Programa Estadual de IST’s e Aids, Almir Santana, foi convidado pela Cipa para palestrar acerca dessas doenças e das suas formas de contágio. Num clima bastante descontraído, Almir tirou dúvidas dos colaboradores sobre uso dos preservativos e profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP). “É sempre bom lembrar que se alguém se expõe a uma situação de risco de infecção pelo vírus, seja numa relação sexual insegura, seja num acidente com perfurocortantes, deve procurar um serviço de urgência para tomar os retrovirais nas primeiras 72 horas”, garantiu o especialista.

Amanhã, dia 5, e na sexta-feira, 6, a Sipat continua com programações de palestras e mesas-redondas, incluindo um workshop de primeiros socorros no último dia.

Por Luís Fernando Lourenço

Foto assessoria

 

Leia também