Aracaju, 28 de março de 2024

Laércio foi um “Mendonça” em “ataque coordenado” contra Valadares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O momento político e administrativo do Estado de Sergipe é bastante crítico. Somos a unidade mais violenta da Federação, temos índices baixos na Educação, nossa Saúde pública deixa muito a desejar e o governo, que atrasa os salários do funcionalismo e dos aposentados, também não tem recursos próprios que garantam a continuidade dos investimentos. Mas como tudo que ocorre em Sergipe, a “vaidade das vaidades” sempre vem à tona, ganha o destaque indevido, sobretudo em setores da mídia, e o que realmente importa acaba ficando em segundo plano.

A temática “modinha” no Estado é a sucessão do “importante” cargo de coordenador da bancada federal em BSB. Tão decisivo que, em todo o Brasil, pelo visto, somente em Sergipe que a discussão gera tanta polêmica. O deputado federal Laércio Oliveira (SD), essa semana, sentou-se à mesa de reunião em Brasília (DF) como “coordenador” e foi surpreendido com um “entendimento” para que o também deputado Jony Marcos (PRB) – estimulado a ser candidato à vaga – decidisse “bater chapa”. Algo legítimo, diga-se de passagem, mas bem diferente do que deveria ter sido acertado com Laércio.

A senadora Maria do Carmo (DEM) foi eleita vice-coordenadora da bancada sem problemas e Jony Marcos chega a ser quase um consenso para o posto de coordenador. Mas ficou claro para toda a sociedade que o deputado federal Laércio Oliveira foi subitamente “descartado” da função, talvez já não interessasse mais ou, até, não externasse tanta confiança para o governo do Estado. Não por conta de seu comportamento, mas sim pelo processo político de 2018. Talvez o estilo mais “pacífico” de Laércio tenha facilitado este tipo de “articulação”.

É bom lembrar que, por anos, o ex-deputado José Carlos Machado (PSDB) e o senador Valadares (PSB) coordenaram a bancada sem nenhum questionamento. Após a candidatura de Valadares Filho (PSB) para prefeito de Aracaju em 2016, em retaliação o governador Jackson Barreto (PMDB) decidiu intervir e, literalmente, estimulou e “usou” Laércio Oliveira, um aliado recém-chegado, para fazer frente ao senador Valadares. O embate gerou o maior desconforto para todos os membros da bancada que, desde o início do ano passou a ter dois coordenadores: um de fato e outro de direito.

Em síntese, o silêncio do governador diante do impasse com Laércio é a resposta para qualquer argumentação. Jackson Barreto “lavou as mãos” como líder de um agrupamento político e, bem diferente do que fez no início do ano, optou por não se manifestar. Este colunista volta a enfatizar que é legítimo o direito de Jony concorrer à vaga, como também é fácil concluir que Laércio Oliveira foi usado, assim como fizeram com o ex-deputado Mendonça Prado, em um “ataque coordenado” para desgastar o senador Valadares. Assim como no caso anterior, só o tempo trará respostas…

Veja essa!

Setores da imprensa chegaram a ventilar que a eleição de Jony Marcos para o posto de coordenador da bancada representava uma “aproximação” do PRB com a oposição. Muito pelo contrário: o silêncio do governador sinaliza que o evangélico era o seu nome preferido para a função.

E essa!

O que muita gente não compreendeu é que Laércio Oliveira veio da oposição e é filiado a um partido que deve caminhar contra o agrupamento do governador Jackson Barreto em 2018. A indicação de Jony é mais uma segurança para o governo.

Explicação!

Este colunista deixa claro que Laércio Oliveira não faz parte de nenhum “conchavo” com o governador para desgastar o senador Valadares. A avaliação é que o deputado foi seduzido pelos “encantos de JB” e findou sendo usado para uma articulação da qual ele não tinha conhecimento.

Desgastado

Boa parte da imprensa não entrega, mas a classe política, governista e da oposição, vem acompanhando os levantamentos de avaliação que estão sendo feitos na capital e no interior do Estado. O governador Jackson Barreto não atravessa um bom momento, sobretudo no interior. O desgaste é altíssimo…

Vai ou fica

O desgaste é tão grande que já há, dentro do governo, quem desconfie que Jackson opte por terminar seu mandato e não disputar o Senado em 2018. JB guardaria a vaga de senador para ele indicar um nome de sua inteira confiança.

Mitidieri

Talvez seja pensando nisso que, recentemente, o ex-prefeito Sukita (PODEMOS) tenha lançado o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) como seu candidato a senador no próximo ano. Resta saber se ele seria o nome indicado por JB para a vaga…

É Belivaldo!

Os ataques recentes sinalizam que a oposição já “escolheu” Belivaldo Chagas como candidato do governo para o Executivo em 2018; por sua vez, a reunião de segunda (2) passada e a prevista para sábado (7) devem consolidá-lo entre os governistas.

Jingles

Depois do “2510” de Mendonça Prado, que virou uma “febre” nas últimas campanhas eleitorais em Sergipe, o jingle que não sai da cabeça do povo é o “10 pra 5” do “pé-pé-pé” e deputado estadual Gilmar Carvalho. Alguns amam, outros não suportam, mas todos falam…

Coisa feia

Com tantos problemas em Sergipe, o governador Jackson Barreto errou, na avaliação deste colunista, em comentar a criação do deputado federal Valadares Filho, numa relação entre pai e filho, com o senador Valadares.

Ouviu pior

Na provocação, o governador levou um duro “golpe” do senador, dando a entender que era melhor ter ficado calado. Por mais que JB tenha razões para criticar Valadares, ele precisa entender que do outro lado é um político que lhe conhece muito bem…

Exclusiva!

O deputado federal Valadares Filho conversou com este colunista sobre a provocação de JB e lhe respondeu com um questionamento: “será que o governador já tem um calendário estabelecido de pagamento dos servidores públicos de Sergipe? É isso que interessa ao funcionalismo!”.

Em BSB

Em Brasília, onde cumpre agenda administrativa, o governador Jackson Barreto apresentou proposta de emendas para Sergipe para a senadora Maria do Carmo, a representante do senador Eduardo Amorim e para os deputados federais Fábio Reis, Fábio Mitidieri, André Moura, Jony Marcos, Adelson Barreto e João Daniel. A sugestão para a emenda impositiva da bancada é para a área de saúde.

Emenda

Além da proposta para a emenda impositiva, que tem sua liberação garantida constitucionalmente, o governador, na companhia do secretário de Estado de Planejamento, Rosman Pereira, entregou um documento com 53 propostas que podem tornar-se emendas para o estado. Jackson considerou o encontro positivo, haja vista que de 11 parlamentares da bancada, oito compareceram.

Jackson Barreto

“De uma bancada de 11 parlamentares, compareceram sete mais a representante do senador Eduardo Amorim. Apresentamos emenda de bancada direcionada para a Saúde, abrindo mão de fazer obras de infraestrutura para investir mais na nossa rede, porque precisamos pensar no povo mais pobre que precisa de uma saúde pública de qualidade. Propomos um entendimento entre a base do governo e oposição. O que buscamos hoje foi o entendimento para que o povo sergipano seja o maior beneficiário desses recursos”, declarou o governador.

Sem reajuste

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), criticou o Governo do Estado pela falta da recomposição salarial da inflação para os funcionários públicos nos últimos anos. O parlamentar lamentou o fato de o governador Jackson Barreto concluir o seu mandado sem enviar para o Legislativo um projeto de lei concedendo o reajuste linear para todo funcionalismo público.

 Georgeo Passos

“O Governo da década perdida não consegue sequer dar a recomposição da inflação durante esses quatro anos. Jackson vai encerrar a sua gestão sem encaminhar para esta Casa um único projeto de lei neste sentido. É lamentável que isso aconteça, pois penaliza todos os servidores públicos que estão vendo seu salário diminuir durante esse período”, afirmou.

Receitas crescem

O parlamentar lembrou que na semana passada, durante audiência na Alese para avaliação das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2017, o secretário de Estado da Fazenda, Josué Modesto, avisou que a recomposição não poderia ser concedida. A desculpa dada pelo gestor foi a crise financeira. Porém, Georgeo destacou que as receitas do Estado aumentaram este ano.

Década perdida

“O próprio secretário demonstrou nesta Casa que o ICMS e o FPE deste ano foram maiores do que no mesmo período do ano passado. Ou seja, o Estado arrecadou mais. No entanto, mesmo com isso, o reajuste da inflação não será concedido para o funcionalismo. O Governo da década perdida prefere virar as costas para essas pessoas”, finalizou Georgeo.

André Moura

Acompanhados do líder no Congresso Nacional André Moura (PSC), os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias se reuniram em Brasília, durante audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, quando trataram da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

 Defesa dos agentes

André Moura discursou na tribuna da Câmara dos Deputados em defesa dos agentes. Ele destacou a importância estratégica da categoria para a saúde pública. Também elogiou a iniciativa de realizarem o I Seminário Nacional da Revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), organizado pela Confederação Nacional dos Agentes de Saúde (Conacs). O evento ocorreu no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Laranjeiras I

A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, vai promover na próxima sexta-feira (6), a partir das 8 horas, no Auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Fórum Municipal de Educação, com o tema “A Participação Efetiva da Comunidade nos Conselhos Escolares”.

Laranjeiras II

A administração do prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, e da vice-prefeita Suely Alves (DEM), a “Suely da Escolinha”, convida todos os interessados que desejem compor essa instância da gestão educacional no município.

Fórum

O Fórum de Educação é uma instância de caráter permanente responsável pela coordenação dos processos de construção, revisão e acompanhamento dos Planos de Educação. Vai atuar como uma espécie de “canal de comunicação”, entre a população e o poder público, coordenando o Plano de Educação, fazendo o monitoramento de suas metas.

Mídias sociais

Geisa Kaline de Carvalho Araújo, da Rhelp Treinamentos, empresa que estará promovendo o curso Instagram para Empreendedores, nos próximos dias 18 e 19 de outubro, no NB Hotel, no horário das 19h às 22h. O conteúdo será ministrado pela publicitária Andressa Mendes, pós-graduada em marketing e estratégia de mercado, especialista em mídias sociais, idealizadora do curso online In turbo, Instagram turbinado para coach e Instagram turbinado para empreendedores.

Assembleia Legislativa

Os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa apreciaram e aprovaram, até o início da tarde dessa quarta-feira (4), 13 projetos de lei de autoria dos parlamentares. As proposituras agora seguem a tramitação normal e serão apreciados em outras comissões temáticas da Casa.

Sílvia Fontes

De autoria da deputada Silvia Fontes (PDT) foi aprovado na CCJ o projeto que dispõe sobre o transporte gratuito dos membros fardados das Guardas Municipais, mediante identificação funcional. “A presença dos membros da Guarda em locais de aglomeração de pessoas permite a manutenção da ordem pública e ajuda a PM no combate à violência”.

Augusto Bezerra

Outro projeto que fala sobre gratuidade no transporte coletivo é o de autoria do deputado Augusto Bezerra (PHS), este voltado para os Agentes de Segurança Penitenciária, no deslocamento em território estadual, em efetivo exercício de suas atividades no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública, mediante apresentação de documento expedido pela SSP. “As empresas de transporte coletivo intermunicipal não são obrigadas a fornecer passe livre fora da área de trajeto compreendido entre o domicílio e o local de trabalho do servidor”.

Zezinho Guimarães

Já do deputado Zezinho Guimarães (PMDB) foi aprovada a proposta que dispõe sobre a obrigatoriedade de informação, no boleto de pagamento ou documento de arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), da alíquota adotada para seu cálculo e do valor atribuído ao veículo. “Na cobrança do IPVA o contribuinte é obrigado a aceitar o valor que consta no boleto, tendo assim limitado o seu legítimo direito de saber como o Estado chegou ao valor cobrado”.

 Adelson Barreto

Do deputado Adelson Barreto Filho (PR) foi aprovado o PL que dispõe sobre a concessão de prioridade no atendimento aos usuários portadores de diabetes, na realização de exames médicos em jejum total, nas unidades de Saúde do Estado, mediante apresentação de documento. “As pessoas diabéticas não podem ficar sem se alimentar durante um período de tempo prolongado, para evitar o risco de hipoglicemia”.

Gustinho Ribeiro

Do deputado Gustinho Ribeiro (PRP) foi aprovado o projeto que institui a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes, tendo inicio no dia 25 de maio, Dia Nacional da Adoção. A proposta é abrir uma reflexão quanto a agilidade nos processos de adoção, a promoção de campanhas de conscientização, sensibilização e publicidade do tema, com a realização de debates, palestras e seminários, além da promoção de iniciativas visando a adoção de crianças e adolescentes.

Luciano Pimentel

Do deputado Luciano Pimentel (PSB) foi aprovado um PL que institui o projeto “Remição pela Leitura” no âmbito dos estabelecimentos penais do Estado, oportunizando aos presos custodiados alfabetizados o direito ao conhecimento, à educação, à cultura e ao desenvolvimento da capacidade crítica, por meio da leitura e da produção de relatórios de leituras e resenhas. Consiste na leitura de uma obra literária mensal, com a remição da pena com a elaboração de relatório de leitura ou resenha.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também