Aracaju, 28 de março de 2024

Unidades de saúde municipal iniciam atividades do Outubro Rosa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__2575~1

Em alusão ao Outubro Rosa, mês em que mais atenção é voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estão promovendo diversas atividades com essa temática. Na tarde desta quarta-feira, 4, uma equipe da USF Amélia Leite proferiu uma palestra educativa para as mães dos alunos assistidos pela Casa Maternal Amélia Leite, no bairro Suissa.

Durante a ação, a enfermeira da USF Amélia Leite, Mariana Gomes, ressaltou a importância dos cuidados a serem tomados para prevenir doença. “O convite para participar desta reunião com as mães das crianças que estudam aqui foi muito benéfico, pois, junto com outros profissionais da saúde, pudemos alertar sobre os perigos do câncer de mama, além de também incentivar a busca da rede básica de saúde para fazer as consultas e os exames preventivos”, afirmou Mariana.

Acadêmicas do 10º período do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), que estagiam na USF Amélia Leite, também contribuíram com o trabalho realizado com as mães presentes. “Nossas alunas aproveitaram a oportunidade para explicar como podemos fazer o autoexame e para lembrar que não é só o câncer de mama que acomete as mulheres, mas o de útero também. Daí a importância de procurar uma unidade de saúde para fazer o exame citopatológico, pois quanto mais antecipada for a detecção, maior será a chance de cura”, registrou a enfermeira Renata Karyne Teixeira Fonseca, preceptora das estudantes da Unit.

A senhora Clélia Maria Santos Oliveira Souza, de 33 anos, mãe de uma menina de 4 que estuda na Casa Maternal e de um adolescente de 15, disse que desde a adolescência faz exames periódicos. “Quando eu era adolescente percebi que tinha um nódulo no peito e logo fui ao médico. Fiz exames, inclusive uma biópsia, e descobri um nódulo sólido devido a uma bolada que levei jogando handball, mas não era maligno. Foi feita a cirurgia para a retirada e eu não tive mais problemas, inclusive amamentei os meus dois filhos. De lá pra cá, nunca mais deixei de fazer a autoavaliação das minhas mamas”, exemplificou Clélia.

USF Antônio Alves

A abertura das atividades do Outubro Rosa na USF Antônio Alves, bairro Atalaia, também aconteceu nesta quarta. Houve uma palestra na sala de espera, proferida pela técnica do Programa Municipal de IST/Aids, Marília Uchôa, sobre prevenção  do câncer de mama e colo do útero. Juntamente com ela, o técnico Wagner Mendonça também realizou de testes rápidos de HIV e sífilis. Além disso, as técnicas do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Karol Pontes e Marise Rocha, realizaram 24 de exames papanicolau (de lâmina).

De acordo com Patrícia Gonçalves, gerente da unidade, ainda houve agendamentos de exames de lâmina para o restante do mês de outubro, aferições de pressão arterial e testes de glicemia durante toda manhã. “Nossas ações tiveram como foco não apenas o Outubro Rosa, mas também o Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita, que é celebrado no terceiro sábado de outubro. Foram realizados 88 testes de HIV e sífilis, sendo um resultado positivo para cada uma das doenças”, detalhou.

SMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também