Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

JACKSON SERÁ TODO OUVIDOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O bloco do Governo se reúne amanhã. Encontro já anunciado há alguns meses, mas que se concretiza agora. Servirá também de confraternização, depois dos trancos e barrancos das discussões. Estarão juntos prefeitos, lideranças políticas, presidentes de partidos e parlamentares. Todos esperam que seus desejos e reivindicações sejam postos à mesa e, naturalmente, atendidos.

Lógico que essa paz e harmonia não serão vistas em um primeiro encontro. Ninguém abre mão facilmente de interesses pessoais e todos que estarão no encontro os têm. Como é o caso dos deputados estaduais, que desejam se reeleger. Da mesma forma os federais. Mas entre um e outro existe a figura do auxiliar de Governo que vai disputar legitimamente vaga no legislativo.

Há quase unanimidade entre os que têm mandatos, para que os ocupantes de funções em cargos se desincompatibilizem em janeiro. Acham que até abril eles terão mais chances de integrar o plenário. Essa é uma reivindicação que pode ou não ser aceita. E essa condição gera certo mal estar e se usa a já tradicional “arma” de ameaçar “abandonar o barco”.

Há praticamente duas unanimidades no encontro: a de Belivaldo Chagas (PMDB) ao Governo e de Jackson Barreto (PMDB) ao Senado. Os demais mandatos majoritários não serão facilmente assimilados, já que existem pelo menos dois nomes para vice e mais dois para a outra candidatura ao Senado. Se não houver uma saída será difícil manter o bloco unido.

Essas discussões serão naturais. Principalmente no primeiro encontro. Mas tem que se encontrar o consenso em torno dos nomes. Caso contrário se põe em risco uma aliança que, mesmo arrogando coerência e representatividade, pode procurar outro barco com a mesma facilidade com que entrou na base aliada.

Jackson Barreto deve ser “só ouvidos” e esperar para se expressar depois…

SEM FAZER ALARDE

A delegada geral Katarina Feitoza não falou a verdade ao declarar que Daniela Garcia havia solicitado afastamento da Deotap, segundo informou fonte da SSP.

Até as paredes sabem que Daniela foi pega de surpresa.

SERIA APENAS ENCOSTADA

Na realidade, a delegada Daniela Garcia ficaria encostada e sem atuação de destaque na Polícia Civil, mas diante da reação nas redes sociais houve mudança de plano.

Ela foi nomeada para o Departamento de Narcóticos.

PARTIDOS JÁ SE AGITAM

Pelo menos três partidos já estão animados para convidar a delegada Daniela Garcia a filiar-se e disputar vaga até na Câmara Federal.

Mas Daniela já deixou claro que não pensa em política.

MENDONÇA NO PMN

Mendonça Prado retornou ontem de Brasília, onde teve reunião com o presidente do PMN, Antonio Carlos Bosco Massarollo. Ele vai filiar-se ao partido.

A legenda o quer candidato a governador.

NOVAS COLIGAÇÕES

O PMN vai começar a trabalhar coligações com outros partidos do mesmo porte, com o objetivo de disputar as eleições do próximo ano e eleger parlamentares.

Mendonça tende a disputar a Câmara Federal.

O QUE DIZ AMORIM

Eduardo Amorim ‘twitta’: quando Brayner perguntou se Valadares Filho seria um bom vice, é claro que eu respondi que sim. Mas só vamos nos posicionar no próximo ano.

É melhor não comentar essas palavras do senador. Questão de ética.

SOBRE VENÂNCIO

Eduardo Amorim também usou o twitter para dizer que todos sabem do seu carinho pelo deputado Venâncio Fonseca (PP). “Agora cada um segue o destino que quer”.

– Eu não mudei. Continuo do mesmo lado. Do lado de Sergipe.

JÁ QUE VOLTOU AO ASSUNTO

Venâncio Fonseca disse que não pretendia voltar a esse assunto, mas já que “o senador Amorim falou sobre isso, digo que quem nunca mudou de posição fui eu”.

– Em 2010 me mantive com João Alves. Ele foi apoiar Marcelo Déda, disse.

QUEM ELEGEU O GRUPO

Venâncio diz ainda que “quem ajudou a eleger o grupo político que hoje administra o Estado, foi Eduardo Amorim e eu respeito isso”.

– Concordo que cada um realmente segue seu caminho, disse.

É DIFÍCIL NA OPOSIÇÃO

O presidente regional do PRB, deputado Jony Marcos, disse ontem que acha difícil o seu partido pender para a oposição em Sergipe.

E que vai se manter na base aliada ao Governo.

LUGAR NA MAJORITÁRIA

Jony Marcos disse, ainda, que o PRB “gostaria muito” de ocupar uma vaga na chapa majoritária nas eleições do próximo ano.

Admite que isso não depende só de Jackson Barreto, mas de todo o grupo.

REUNIÃO DO GRUPO

A expectativa de Jony Marcos é que a reunião de amanhã de lideres e partidos que integram a base aliada, pode abrir condições do PRB na chapa majoritária.

Heleno Silva é a opção do partido ao Senado e trabalha para isso.

PSB SE ENTENDE COM REDE

A nível nacional, o PSB e a Rede Sustentabilidade mantêm um relacionamento próximo desde as eleições de 2010, quando saíram na mesma chapa.

Em Sergipe, entretanto, os dois partidos não conversaram.

PSC CEDE VAGA A ANDRADA

PSC indicou o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB) para ocupar vaga do partido na CCJ da Câmara, para que ele continue como relator da segunda denúncia contra Temer.

O titular é André Moura, líder do governo no Congresso.

SUKITA SEM ENTENDER

O ex-prefeito Manuel Messias Sukita disse ontem que ficou sem entender a informação de que o Podemos, seu partido, não ficará sob o seu comando em Sergipe.

– Não pela legenda, mas pelos nossos aliados, disse.

SOBRE REUNIÃO DE AMANHÃ

O deputado Fábio Mitidieri diz que a reunião de amanhã é uma iniciativa de Jackson Barreto, mas “não estarei lá por ter viagem já marcada”.

– Mas meu pai – Luís Mitidieri – será um excelente anfitrião

CANDIDATURA É CERTA

A vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota (PPS), já bateu o martelo e será candidata a deputada estadual nas eleições do próximo ano. Já está tudo certo.

Fará uma dobradinha com o deputado Fabio Mitidieri.

REPERCUSSÃO CRESCENTE

Continua repercutindo e teve boa receptividade a citação do nome de Ivan Leite como um dos candidatos ao Governo pelo PRB, principalmente na região Sul.

Mas não há fato novo sobre a candidatura.

Notas

Depoimento de Temer – O ministro Luís Roberto Barroso autorizou a PGR (Procuradoria Geral da República) a colher o depoimento do presidente Michel Temer no inquérito em que o peemedebista é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro. O peemedebista poderá responder às perguntas por escrito.

0x0

Textos da internet – Reforma política traz um dispositivo que obriga a retirada compulsória de textos da internet em até 24 horas toda vez que algum usuário (sem ordem judicial) se considerar ofendido alegando ser alvo de “discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido ou candidato”.

0x0

Muda Brasil não registra – Cristiana Lobo revela que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nega registro ao Muda Brasil, um novo partido que estava sendo criado por Valdemar Costa Neto, também “dono” do PRF. O deputado Jair Bolsonaro cogitava disputar a presidência por este novo partido.

0x0

Satélite do PMDB – Segundo informação do Relatório Reservado, o senador Aécio Neves esfrangalhou o PSDB de Minas Gerais a tal ponto que o partido cogita não lançar candidato próprio ao governo do Estado e ser satélite da chapa do PMDB. NP – PMDB e PSDB estão em crise interna e podem fracassa nas próximas eleições.

0x0

Apuração sobre Janot – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin enviou ontem à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedido feito pela defesa do empresário Joesley Batista para que seja apurado se o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot violou cláusulas de sigilo do acordo de delação da JBS.

0x0

Reajustes nos combustíveis – Depois de cinco reduções seguidas, o preço do diesel volta a subir 0,5% hoje. Já o preço da gasolina se mantém em baixa desde o dia 29 do mês passado, acumulando retração de 7%. O novo reajuste definido pela Petrobras para esse combustível, de menos 0,7%, entra em vigor também a partir de hoje.

Conversando

A um ano do pleito – As eleições de 2018 se realizam exatamente de amanhã a um ano. Mas há um ano que se trabalham candidaturas de forma antecipada.

Repercussão grande – A exoneração da delegada Daniela Garcia da Deotap teve uma repercussão que não se esperava. Daniela seria boa de voto.

Quebrar a cara – Vereador Cabo Aminthas ameaçou, da tribuna da Câmara, quebrar a cara do deputado federal Jean Wyllys, caso ele viesse a Aracaju.

Nudez explícita – Aminthas critica o parlamentar de incentivar a participação da criança em setores da arte onde se expõe a nudez explícita.

Não interferiu – Laércio Oliveira (SD) nega que governador interferiu na mudança da coordenação da bancada e diz que Jackson Barreto ficou chateado.

Escolha decepciona – Laércio Oliveira não esconde que ficou extremamente decepcionado com a escolha do deputado Jony Marcos para coordenador da bancada.

Uma exceção – Já o deputado Jony Marcos disse que teve os votos de todos os deputados e senadores de Sergipe, exceto o de Laércio Oliveira.

Do Sargento Edgar – Não adianta eficiência na elucidação dos crimes tem que ter competência para não deixar que eles aconteçam isso só ocorre com prevenção.

Política retroage – A política descaminhou, retroagiu, minguou e promoveu o fenômeno do nada feito, nem posto, nem crédulo.

Leia também