Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

REUNIÃO POLÍTICA INICIA PROCESSO SUCESSÓRIO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A reunião do grupo liderado pelo governador Jackson Barreto, que acontece neste sábado, em casa do deputado estadual Luis Mitidieri (PSD), não será para decisões definitivas sobre a formação de chapas. Nem proporcionais e nem majoritária. Ela surgiu atendendo a sugestão de deputados da base aliada, durante jantar que tiveram com JB, no início da semana, no Palácio de Veraneio.

Foi o próprio Luis Mitidieri que a solicitou e teve apoio da maioria. A conversa vai rolar sobre as eleições de 2018. Mitidieri deu a ideia do encontro e o governador resolveu expandi-lo, convocando lideranças e partidos aliados. Mas não sairá hoje decisão final, embora hajam prováveis discussões em torno de desejos das legendas em relação aos seus candidatos.

Apenas um fato será definido: o nome de Belivaldo Chagas para disputar o Governo, que já é unanimidade dentro bloco. É certo que já está na hora de se dar um norte sobre quem tentará a sucessão, para evitar zum-zum-zum sobre outros pretensos candidatos. Em janeiro haverá uma nova reunião – essa sim, mais profunda – para uma avaliação da candidatura sugerida e daí se levar adiante o processo baseado em pesquisas e atuação.

Dois pontos, por favor: Quem for o melhor nas pesquisas, necessariamente não será o candidato.

Jackson Barreto continuará dizendo que não pretende disputar o Senado. Tem 99% de fazê-lo. Acredita que o fato de ter dito que encerraria a sua vida pública ao concluir o Governo, vai servir de mote de campanha da oposição. E vai. Claro que vai! Mas aconteceu em outro momento e os prováveis candidatos são praticamente os mesmos.

Foi o ex-presidente Lula (PT) que lhe disse: “quando você prestou essa declaração a situação era outra”. E o aconselhou a candidatar-se a senador sem qualquer receio. Cá pra nós, Jackson é candidatíssimo, até pelo estilo buliçoso de ser.

AGORA É COM BELIVALDO

O governador Jackson Barreto (PMDB) já anunciou que o candidato do grupo será o seu vice Belivaldo Chagas (PMDB) e avisará isso na reunião de hoje da base aliada.

Aconteceu no programa Boca do Povo, de Edivanildo Santana.

NÃO CAUSOU SURPRESAS

O anuncio da candidatura de Belivaldo a governador, feita por Jackson Barreto, não causou surpresa. Era essa a vontade da maioria do grupo.

Aliás, não causou surpresa, mas provocou arrepios…

AGORA O SENADO E A VICE

Jackson ainda não se decidiu sobre disputar o Senado, mas ninguém acredita. O seu nome é tido como certo pela unanimidade da base aliada.

Até o ex-presidente Lula pediu por sua candidatura…

E COMO DEVE FICAR

Ficam apenas mais duas vagas: a de vice-governador e a outra do Senado. Alguns nomes já se declaram irredutíveis para ficar ao lado de Jackson na disputa.

Rogério Carvalho (PT) e Heleno Silva (PRB) não abrem mão… Ainda.

EDVALDO E ELIANE

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), e a vice, Eliane Aquino (PT), foram convidados e vão participar da reunião política deste sábado.

Eliane é um nome que surge para a majoritária e sempre desmente.

VALMIR NÃO COMPARECEU

O governador Jackson Barreto convidou o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, para participar ontem das solenidades no município.

Valmir não compareceu. Achou que não lhe cabia…

O PT BEM REPRESENTADO

O PT esteve presente nas solenidades com três pesos pesados do partido: João Daniel, Márcio Macedo [disputam a Câmara] e Rogério Carvalho, este quer chapa majoritária.

Difícil o PT eleger dois federais em Sergipe… Mas não é impossível.

SUKITA DIZ QUE FOI TORTURADO

O ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita, denunciou que foi torturado quando preso em junho de 2014, na Penitenciária em que permaneceu por alguns dias.

Anunciou que ainda tinha sequelas em um dos braços.

MOSTRA-SE MUITO CHATEADO

O ex-prefeito Sukita se mostra muito chateado com o caso do Podemos e pode ficar fora do grupo político liderado por Jackson Barreto, embora faça elogios ao governador.

Mas o que disse demonstra chance de afastamento.

MURCHARAM A FLOR

Presidente do TCE, Clóvis Barbosa, diz que murcharam a flor do combate à corrupção em Sergipe. Estado entregue aos assaltantes do dinheiro público!

Refere-se à delegada Daniela Garcia…

MARCA DO PREFEITO

André Moura diz que a parceria com Edivaldo Nogueira “é um exemplo a ser seguido”. Já Edvaldo disse que “passadas as eleições, virou-se uma página”.

André e Edvaldo refutam possibilidade de uma aliança política.

LAÉRCIO SOBRE A BANCADA

O deputado Laércio Oliveira disse ontem que não entendeu como uma “rasteira” do deputado Jony Marcos a sua eleição para coordenador da bancada.

– Foi uma vontade dele e eu retirei minha candidatura, disse.

NÃO HOUVE DEDO DE JB

Laércio Oliveira também negou que houvesse “o dedo de Jackson Barreto” para que Jony Marcos fosse o indicado para a coordenação.

– Jackson até lamentou por Jony não ter anunciado a vontade em querer disputar.

EDVALDO ACHA CORRETO

O prefeito Edvaldo Nogueira elogiou Jackson Barreto por abrir, neste sábado, todo o processo sucessório no Estado: “era isso que eu estava esperando”.

– O encaminhamento está sendo feito de forma correta.

APENAS ÁREA POLÍTICA

De sua equipe, Jackson Barreto convidou apenas os secretários da área política ou que presidam partidos, como é o caso de Fábio Henrique (PDT) e Augusto Gama (PMDB).

O secretário de Governo, Benedito Figueiredo, teria ficado chateado.

GEORGEO BATE MUITO DURO

Jackson Barreto disse, ontem, em Ribeirópolis, que o deputado Georgeo Passos é muito duro com ele, na questão dos servidores públicos. Sente-se humilhado com isso.

– Meu coração e consciência não são diferentes dos de Georgeo, disse.

SALÁRIOS ESTÃO ATRASADOS

Segundo Jackson, o prefeito de Ribeirópolis, Antônio Passos, pai de Georgeo, está atrasando os salários dos servidores municipais. “o que é lamentável”.

– Peço a Deus que o prefeito restabeleça o pagamento em dia.

Notas

Amorim telefona a Jackson – Durante a reunião da bancada federal, em Brasília, com Jackson Barreto, o senador Eduardo Amorim (PSDB) cometeu um gesto republicano: telefonou ao governador, disse que não poderia comparecer, se colocou à disposição e mandou uma pessoa para representá-lo durante o encontro.

0x0

Prefeitos do Sertão – Todos os prefeitos do sertão, adversários e aliados ao Governo, foram convidados e compareceram para o anúncio do projeto de reforma do Hospital Regional de Glória, feito ontem à tarde. O hospital terá quatro salas para cirurgias, além de UTI. Será referência em ortopedia. Os prefeitos ficaram impressionados.

0x0

Jackson se impressiona – Na ocasião, o governador Jackson Barreto se mostrou impressionado com a presença de todos os prefeitos e, segundo ele mesmo relatou, nunca tinha pensado que um ato de reconstrução de um hospital se transformasse em unidade de pensamento de lideranças que politicamente estão em lados opostos.

0x0

Machado debate reforma – Ex-deputado José Carlos Machado participou ontem de debate sobre a Reforma Tributária, apresentada pelo deputado Luis Carlos Hauly. “Debater essa reforma é essencial, assim como todas as demais que estão em curso. Elas representam um ponto importante para a retomada do crescimento do país”, disse.

0x0

Ainda o nome de Ayres Brito – Carlos Ayres Britto (embora negue pretensões políticas) tem mais chance de ser o vice da chapa presidencial da Rede do que Joaquim Barbosa, ambos ex-presidentes do STF. Ayres, também tem sido sondado pelo PSB, mas as conversas com Marina Silva, segundo O Antagonista, se intensificaram.

0x0

Expansão da Economia – De junho de 2003 a julho de 2008 teve maior expansão para a economia brasileira dos últimos 30 anos, diz estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas. No período a indústria se expandiu, as vendas do comércio registraram altas e a geração de emprego e renda cresceram.

Conversando

Dependentes químicos – O deputado Capitão Samuel está no estado de Minas Gerais, conhecendo o centro de terapia em recuperação a dependentes químicos.

Posse no Diretório – Senador Eduardo Amorim participou ontem da posse do novo presidente do diretório municipal do PSDB, vereador Manuel Marcos.

Marcos se emociona – Vereador Manuel Marcos emocionou-se ao ser cumprimentado pelo ex-senador Albano Franco, depois que assumiu o Diretório do PSDB.

Casa de Mitidieri – Partiu do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) a idéia de fazer reunião da base aliada em casa do seu pai, deputado Luis Mitidieri.

Compra de tratores – A pedido dos moradores de Salgado, o senador Valadares (PSB) disponibilizará recursos para a compra de dois tratores com implementos.

Referência em ortopedia – O hospital regional de Glória será referência em ortopedia no sertão, em razão do número excessivo de casos de fraturas de braços e pernas.

Falta de efetivo – Gilmar Carvalho critica índices de homicídios em Sergipe e diz que falta de efetivo é principal motivo da sensação de insegurança.

De Eduardo Amorim – Não existe nenhum problema com o deputado Venâncio Fonseca. Na verdade o que sempre existiu foi muito respeito e consideração.

Negociações afundam – Única chance de Rodrigo Maia (DEM) assumir a Presidência é aprovar a denúncia contra Temer. Em Brasília as negociações afundam.

 

Leia também