Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

O que “Podemos” esperar do embate entre Jackson e Sukita?

Daqui a um ano, exatamente, os sergipanos estarão confirmando na urna eletrônica seus votos de confiança nos candidatos a presidente da República, governador do Estado, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. Em poucos segundos, o eleitor optará, ou não, por seis representantes legais, de acordo com a legislação eleitoral. Até lá o cenário político passará por muitas transformações, certamente. Mesmo porque, para se ter uma ideia, neste momento em Sergipe, não se tem qualquer definição sobre quem será candidato ao governo ou ao Senado, de fato. O que existem muito são especulações…

Mas nada nos impede de fazer algumas previsões, de analisar alguns cenários, de enxergar algumas probabilidades. Pelas bandas da oposição, vários partidos se movimentam, tentam conquistar filiados, sobretudo, pessoas que tenham boa representação social, mesmo que não tenham um perfil mais “popular”, mas que tenha o respaldo da sociedade do ponto de vista ético e moral. A REDE SUSTENTABILIDADE, por exemplo, tende a lançar o médico e ex-vereador de Aracaju, Dr. Emerson Ferreira, para o governo, mas também não o descarta para o Senado.

Ainda na oposição, faltando um ano para a eleição, não se sabe se o candidato a governador será Eduardo Amorim (PSDB), senador Valadares (PSB) ou o deputado federal André Moura (PSC). Os três parecem diante de um “tabuleiro”, onde um fica esperando qual será o próximo passo do outro para se movimentar também. Neste bloco existem indefinições também sobre o Senado e a vaga de vice-governador. São espaços “vagos” que podem atrair “reforços” insatisfeitos ou sem prestigio dentro das hostes palacianas. Pior ainda é saber quem este grupo apoiará para presidente da República. É tudo muito incerto, ainda…

Já do lado governista o cenário se encaminha para uma candidatura natural do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) para o Executivo em 2018, apesar de alguns aliados ainda questionarem este projeto político, duvidando da capacidade do “galeguinho” de crescer nas pesquisas. Há quem acredite em nomes como Almeida Lima (PMDB) e Rogério Carvalho (PT) como opções do agrupamento, mas a maioria demonstra quase que um consenso para Belivaldo. O problema é que a vaga de vice e as duas de senador seguem indefinidas. Enquanto Sergipe inteiro aposta em uma candidatura de Jackson Barreto (PMDB), sua enorme rejeição já levanta dúvidas para muita gente.

Além dos inúmeros problemas administrativos, já conhecidos por todos, JB também não tem sido eficiente em controlar “incêndios” dentro do seu agrupamento. Em alguns momentos, até parece que o governador não está “dando a mínima” e deixa seus aliados resolverem suas divergências como bem entenderem. Primeiro foi o ex-deputado Mendonça Prado que “soltou o verbo” publicamente contra o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB); essa semana o recém-aliado Laércio Oliveira (SD) não escondeu a insatisfação com o grupo e com o deputado federal Jony Marcos (PRB) que legitimamente decidiu candidatar-se a coordenador da bancada federal para “bater chapa”. Laércio findou recuando…

Agora surge o grande impasse entre Jackson, via Zezinho Sobral, e o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias dos Santos (Sukita), pelo comando do PODEMOS em Sergipe. O fato é que Sukita responde a vários processos junto à Justiça Eleitoral, o que teria pesado na decisão para a alteração no Diretório Estadual. O ex-prefeito responsabilizou o governador pelo caso, que teria dado o “aval” para Zezinho “tomar o partido” e agora exige um posicionamento público de JB sobre o assunto, que por enquanto optou pelo silêncio. Mas quem bem conhece Sukita, sabe que ele não vai sossegar e vai cobrar uma explicação. Certamente já há quem esteja trabalhando para “abafar” este “incêndio”, mas certas “queimaduras” deixam marcas por um bom tempo. O que “Podemos” esperar deste embate? Talvez a segunda-feira (9) traga respostas…

 

Veja essa!

Em entrevista ao radialista Pereirinha na Rádio Fan FM de Carmópolis, Sukita comparou Zezinho Sobral com um “bode”. “A mulher quer trocar os móveis da casa e o marido corre e compra um bode. Depois de um tempo, a esposa desiste dos móveis e foca apenas no animal. Ela cobra até o esposo tirar aquele bode da casa dela”.

 

E essa!

E Sukita continua dizendo que “a mesma coisa está fazendo o governador que transformou Zezinho (Sobral) em um bode e o colocou na minha sala. Eu tive tanto trabalho para estruturar o partido, tanto sacrifício, e agora estou com um ‘bode’ lá dentro”.

 

Gentileza

Em seguida, Sukita pediu uma gentileza ao governador Jackson Barreto: “peço que gentilmente o governador procure outro partido para colocar este ‘bode’! Coloque no partido de Francisco Gualberto (PT)! Procure um deputado aliado para dar esse presente! Agora colocar na minha sala?”, questionou.

 

Sofrência I

Sukita aproveitou a entrevista para dizer que já sofreu demais, assim como as pessoas que gostam dele no Estado. “Não estou dando de vítima, mas para me ajudar não aparecem, agora quando eu construo, querem tomar? Infelizmente o governador não tem agindo como meu amigo, porque amigo não faz isso”.

 

Sofrência II

O ex-prefeito também direcionou suas críticas para Zezinho Sobral. “Meteram o pé na minha porta, invadiram minha casa e ainda não querem que eu fale? Como diz a música, Zezinho quer colocar o nosso partido na gaveta, destruir meu sonho e me fazer engolir o choro”.

 

Vai enfrentar I

Sukita disse que vai defender a dignidade de seus seguidores. “Eu construir um partido e agora querem me tomar! Pisam-me, me humilham e ainda mandam engolir o choro. Eu espero que o governador repense e me ligue neste final de semana porque nós precisamos conversar”.

 

Vai enfrentar II

“Zezinho foi mentir para Álvaro Dias dizendo que Jackson Barreto vai votar nele para presidente da República, mas todo mundo sabe que o governador vai votar em Lula. É indigno o que estão fazendo comigo. Como aliado, eu exijo que o governador se posicione”, cobrou Sukita.

 

Capela

E não é apenas Sukita quem enfrenta um “inferno astral” no momento; sua esposa e prefeita de Capela, Silvany Sukita (PODEMOS), após os “pomposos” festejos de São Pedro, agora promove um forte desemprego no município com várias demissões de cargos comissionados de sua gestão, além do corte de salários dos auxiliares.

 

20%

Silvany, através de Decreto Municipal, promoveu a redução em 20% do seu salário, do da vice-prefeita, dos secretários e cargos comissionados. É o desespero da gestão para enquadrar o município dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

Endividados

Vale ressaltar que o corte de salários é ainda mais prejudicial porque os servidores e auxiliares assumem compromissos dentro de um planejamento de recursos que vinham recebendo desde o início do ano e agora tendem a ficar endividados porque não terão mais como honrar seus débitos.

 

Exclusiva!

São fortes os rumores que a Prefeitura de Capela exonerou cerca de 200 cargos comissionados sob o argumento de equilibrar as contas públicas. Se tivesse feito antes um breve planejamento, poderia ter feito um São Pedro mais simples, até porque, nem Bell, nem Aviões do Forró ou Leonardo vão pagar os funcionários…

 

Alexsandro Nascimento I

O vereador de Capela, Alexsandro Nascimento (PSB), lembrou na sessão de quinta-feira (5) à noite, que ainda no início do ano, nos primeiros meses da gestão de Silvany, estava preocupado com o excesso de servidores na administração e que as consequências viriam à tona no segundo semestre.

 

Alexsandro Nascimento II

O vereador requereu ainda que no edital de contratos se estabelecesse um item que protegesse os servidores que moram e residem em Capela. “A medida é para proteger o já sofrido povo capelense. Se é para demitir, que cortem as pessoas que vêm dos outros municípios. Faltou a razão de gestão e sobrou a emoção. Por isso, agora, o povo pagará a conta”.

 

PSDB

O PSDB Sergipe realizou a convenção do Diretório Municipal de Aracaju, seguindo o que estabelece o calendário Nacional da Sigla. Durante todo o dia, filiados estiveram na sede do partido em Sergipe para assinar a ata, que homologou o nome do vereador por Aracaju, Manuel Marcos, como novo presidente do Diretório Municipal do PSDB de Aracaju.

 

Manuel Marcos I

O vereador substitui o ex-deputado José Carlos Machado, que segue como um dos membros do Diretório. “É uma nova responsabilidade, pois sou muito ligado à minha profissão. Mas eu faço parte da política porque acredito que ela transforma. Devemos deixar um legado para as gerações futuras. É uma responsabilidade muito grande substituir Machado, que colaborou para o desenvolvimento desse Estado”, afirmou Manuel Marcos.

 

Manuel Marcos II

“Agradeço a presença de todos, em especial ao senador Eduardo Amorim, um colega médico, que está presidindo o PSDB em nosso Estado. Um amigo que quando a gente chega a Brasília tem orgulho de dizer que é nosso conterrâneo. Vamos em frente, fortalecer cada vez o PSDB”, complementou Manuel.

 

Atheneu I

O governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Educação (Seed), informa que o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) concedeu liminar no agravo de instrumento para a realização da reforma e modernização do Centro de Excelência Atheneu Sergipense. As obras, orçadas inicialmente em R$ 8,5 milhões, serão executadas ao custo de R$ 6,8 milhões, menor valor apresentado nas propostas.

 

Atheneu II

A reforma e ampliação da unidade escolar possibilitará a climatização de todas as salas de aula, a recuperação de toda a estrutura metálica da quadra poliesportiva, do refeitório, da sala de dança e do grêmio, bem como do auditório. Toda a cobertura do colégio será revisada, assim como as esquadrias de madeira e os cobogós. Com a conclusão da obra, o prédio passará a atender às normas técnicas de acessibilidade e contará com elevador, novas rampas de acesso, além de mapa e pisos táteis, banheiros adaptados e uma nova pavimentação interna em piso de alta resistência dentre outras melhorias na estrutura física.

 

Governo do Estado I

O governador Jackson Barreto visitou Itabaiana para entregar R$ 54,635 milhões em esgotamento sanitário, o escritório da Deso, formalizar o convênio do Banese com a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição e promover a assinatura de ordem de serviço para construção da Central de Abastecimento (Ceasa).

 

Governo do Estado II 

A primeira etapa da obra de esgotamento sanitário de Itabaiana compreendeu a interligação das redes coletoras existentes, a montagem de uma Estação Elevatória, a implantação de Emissários por Recalque e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Um investimento total de R$ 23,5 milhões. A segunda etapa consistirá na ampliação e interligação da rede de esgoto existente e integração à ETE. Com o projeto, 70% do esgoto de Itabaiana será tratado.

 

Rodovia

Durante a solenidade, Jackson Barreto anunciou investimentos na recuperação da malha viária e destacou a construção da rodovia que passará por Moita Bonita, Itabaiana e Campo do Brito.

 

Ceasa

A Central de Abastecimento (Ceasa) deverá atender todo o Agreste e parte do Sertão sergipano. A nova Ceasa será localizada às margens da BR-235, na estrada para a Mata da Raposa, com uma área construída total de 10.652,58m². O investimento na obra corresponde a R$ 30.689.968,93, com recursos do Proinveste.

 

Filarmônica

O convênio entre o governo do Estado, por meio do Banese, e a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição representa um contrato de patrocínio que tem vigência de 12 meses e celebra a destinação de R$ 200 mil à Filarmônica, inseridos na Lei 8.313/1991 (Lei Federal de Incentivo à Cultura).

 

Glória

Depois de entregar obras em Itabaiana, o governador seguiu para Nossa Senhora da Glória, onde anunciou a ampliação do hospital Regional e a instalação de novos serviços e equipamentos.

 

Laércio Oliveira

“Sou contra a Reforma do Pis/Cofins porque ela representa aumento de impostos em diversos segmentos da economia, o que significará aumento de preços de passagens de ônibus, de avião, escolas, serviços de telefonia e internet, entre outros, além do desemprego no setor de serviços”, disse o deputado federal Laércio Oliveira, ao palestrar sobre o assunto no Comitê Estratégico de Análise da Conjuntura Política promovido pela Câmara Americana de Comércio.

 

Postos encerrados

De acordo com o deputado, de cada 10 postos de trabalho, dois serão encerrados porque as empresas terão um aumento de custo que pode chegar a cinco pontos percentuais sobre seu faturamento. “Poderemos ter um desemprego de dois milhões de pessoas”, explicou, alertando para o aumento significante de impostos.

 

Iran Barbosa I

O Vereador Iran Barbosa (PT) criticou duramente a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, do Projeto de Lei que abre caminho para a demissão de servidores municipais, estaduais e federais que tiverem avaliação insuficiente de desempenho. O texto, aprovado foi o substitutivo apresentado pelo relator, senador Lasier Martins, do PSD-RS, ao PLS original, da senadora Maria do Carmo Alves (DEM).

 

Iran Barbosa II

A proposta da senadora busca regulamentar o artigo 41 da Constituição Federal, que prevê casos em que um servidor com estabilidade pode perder o cargo. Para Iran, a estabilidade que tem o servidor público não é um benefício, como querem fazer crer alguns, mas uma garantia para salvaguardar o servidor concursado do controle dos chefes de plantão e das perseguições no exercício das suas tarefas.

 

Laranjeiras I

A Prefeitura de Laranjeiras, sob a administração do prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, e da vice-prefeita Suely Alves (DEM), a “Suely da Escolinha”, honrou mais um compromisso com a população na quinta-feira (5): dentro da programação para reordenar as finanças do município e dentro da política de valorização dos servidores, foram pagos os 13º salários dos servidores efetivos nascidos nos meses de agosto e setembro, além da primeira parcela referente aos servidores comissionados.

 

Laranjeiras II

“Nossos servidores amargaram anos e anos de sofrimento, de falta de valorização e de respeito. Mesmo com todas as dificuldades, com tantas perseguições, nós conseguimos honrar o pagamento do funcionalismo dentro do mês trabalhado, estamos pagando o piso do Magistério com regularidade e desde o início do ano que sempre pagamos o 13º salário no mês em que o servidor faz aniversário. É um gesto da Prefeitura com o funcionalismo e uma forma de equilibrar nossas finanças no final do ano. Isso só se consegue com um bom planejamento e muito trabalho”, destaca.

 

Manifestação cultural

O município de Laranjeiras celebra neste domingo (8) a tradicional festa de Lambe-sujos e Caboclinhos, uma das maiores e mais tradicionais manifestações culturais do Brasil. A festa, comemorada anualmente, faz parte do calendário de eventos de Sergipe e atrai turistas e pesquisadores de todo o Estado.

 

Lambe-sujo x Caboclinhos I

Logo cedo a festa tem a tradicional alvorada de fogos de artifício e, em seguida, o encontro dos grupos dos negros, com o cortejo pelas ruas da cidade. Em seguida, os lambe-sujos e caboclinhos vão em direção à Igreja Matriz em busca da benção e, no final da tarde, há o combate no Largo do Quaresma.

 

Lambe-sujo x Caboclinhos II

Os dois grupos folclóricos são formados por meninos e homens pintados de preto, com short e gorros vermelhos (Lambe-sujos) que “sequestram” a rainha do grupo pintado de vermelho (Caboclinhos) com cocar e flecha nas mãos. No fim do dia, no “confronto”, a rainha é libertada.

 

Segurança

Além do apoio cultural, o prefeito Paulão das Varzinhas, acompanhado do deputado estadual Paulinho Filho, e do delegado de Laranjeiras, Deskson de Castro, solicitou o apoio para a festa junto ao Secretário de Segurança Pública, João Eloy. O auxiliar do governo do Estado se comprometeu que durante o evento haverá um contingente de 50 agentes policiais, com blitz itinerantes, com as participações integradas do GETAM e BPTRAN, já a partir das 20h do sábado (7) até o final da festa. No domingo a equipe do GTA (Grupo Tático Aéreo) também estará presente.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também