09/10/17 - 16:24:24

Huse encerra final de semana com 486 atendimentos e avanços

O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) encerrou este final de semana, 6 a 80, registrando 486 atendimentos prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 102 pacientes ficaram internados na unidade hospitalar, o que comprova a resolutividade dos casos. Dados consolidados ilustram com clareza o quadro e foram obtidos em relatórios emitidos pelo Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS).

O hospital, que é referência em todo o Estado e dispõe de um grande parque tecnológico, além da capacidade técnica dos servidores que atuam diariamente com o objetivo de salvar vidas, atendem também pacientes oriundos de Estados vizinhos como Bahia, Alagoas e Pernambuco. O Huse dispõe do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), adotado para melhorar a dinâmica de atendimento dos pacientes, de acordo com a gravidade do caso.

Mesmo com a superlotação em algumas áreas como Verde Trauma e Azul, o Huse vem avançando em seus processos de trabalho, tudo com planejamento de gestão e resolutividade dos casos. O parque tecnológico ganha nova força com a chegada de novos equipamentos como acelerador linear para o tratamento oncológico e tomógrafos.

Para se ter uma ideia dos atendimentos realizados no Huse, o Pronto Socorro do hospital, principal porta de entrada desses usuários, realiza os mais diversos atendimentos, entre clínicos, cirúrgicos, ortopédicos, oncológicos, pediátricos, entre outros procedimentos. O maior destaque é a Ortopedia, que somente neste final de semana registrou 70 atendimentos, com 9 internações. A Sala de Sutura totalizou 90 casos, com 31 internações.

A Área Azul recebeu 137 usuários com baixa complexidade. Desse total, 17 ficaram internados em observação e em soroterapia. Os ambulatórios de Oncologia e Retorno somaram 15 atendimentos. Os consultórios do Otorrino e do Oftalmo totalizaram 26 atendimentos. Já no Hospital Pediátrico foram 90 atendimentos aos pequenos usuários.

Casos

Durante o final de semana foram registrados 24 vítimas de acidentes motociclísticos, Três vítimas de acidentes automobilísticos e duas vítimas de atropelamento. Foram registrados também duas vítimas por arma branca e sete por arma de fogo. De acordo com a costureira Maria Ilza Nunes, 58, que está com o filho internado depois de sofrer um acidente motociclístico, o melhor lugar para o atendimento seria o Huse.

“Eu não pensei em outro hospital para levar o meu filho depois do acidente. Aqui no Huse é superlotado mas é o mais equipado para atender as pessoas com exames e médicos. Ele fraturou a perna e estamos aguardando a cirurgia, tenho fé em Deus que vai acontecer logo, mas estamos sendo muito bem servidos aqui”, ressaltou.

O vigilante Severiano Dantas, 62, sentiu muitas dores no corpo e foi diagnosticado com virose. Estava aguardando a alta médica com exames e medicações feitos. “Eu não consegui trabalhar e vim em busca de atendimento. Fizeram exame de sangue e está tudo bem comigo, disseram que era virose. Vou continuar o tratamento em casa, mas já me sinto bem melhor e mais disposto”, concluiu.

Fonte e foto  assessoria