Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

PODEMOS TER MAIS CONFUSÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O governador Jackson Barreto (PMDB) conversou ontem à noite com o ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita (Podemos). Atuou como ‘bombeiro’. Quer evitar perder aliados e disse que não se envolveu na questão da mudança de direção no Podemos em Sergipe. Sukita manteve o nervosismo e até disse que não acreditava na ausência de JB do processo, embora Jackson tenha dito isso publicamente.

Sukita parecia indócil, bastante irritado e ameaçou candidatar-se a deputado federal por um partido que não serviria à base aliada. Criou um fato político e mostrou indignação pela participação de um deputado federal ligado ao Governo, para tomar a legenda. O final foi mais ou menos feliz. Mas Sukita disse que iria esperar mais um tempo.

Avisou que foi surpreendido por uma chuva de convites de outros partidos, que se colocaram à disposição para que o ex-prefeito disputasse vaga na Câmara Federal. Entre eles o Democratas, que levou a uma conversa com a presidente regional Ana Alves, e do PSDC, de forma rápida.

Mas foi além. O também ex-prefeito Heleno Silva (PRB), segundo Sukita, teria lhe oferecido a legenda. O presidente do PPS, Clovis Silveira, conversou com ele por telefone. Além desses, segundo ainda informações do Sukita, o ex-deputado Rogério Carvalho (PT) pôs a legenda à sua disposição. Quer dizer: lugar para ir o ex-prefeito de Capela tem até em excesso.

Mas, no fundo, Sukita quer um partido para chamar de seu.

Há um porém que pode transformar sonhos de Sukita em pesadelo. O senador Álvaro Dias, do Podemos, já avisou que se Zezinho Sobral não quiser assumir a Presidência, ele dará a outra pessoa. E mais: só virá a Sergipe quando o ex-prefeito estiver sem o comando da nova legenda.

SOBRE FILIAÇÃO NO PSD

Durante a reunião de sábado, o deputado Luis Mitidieri (PSD) convidou Belivaldo Chagas a disputar o Governo pelo seu partido.

A princípio, todos se entreolharam e ninguém falou.

QUAL SERIA O OBJETIVO

O motivo do convite para Belivaldo filiar-se ao PSD seria facilitar a formação da chapa majoritária, porque a legenda [claro] se sentia contemplada.

A vice e o Senado dariam a outras siglas interessadas.

A IDEIA É CONSIDERADA BOA

A ideia de Mitidieri está sendo bem discutida e é vista como boa para acomodar os demais partidos na chapa majoritária. Belivaldo deve filiar-se ao PSD.

Gilberto Kassab, presidente nacional, já disse que a legenda será dedicação total.

QUANDO JANEIRO CHEGAR

O vice-governador Belivaldo Chagas já conversou com o governador Jackson Barreto sobre o assunto, com a sua pré-candidatura ao Governo do Estado em 2018.

Após definição de JB pela disputa ao Senado, Belivaldo deixará a Casa Civil.

TRABALHARÁ CANDIDATURA

A decisão de Belivaldo Chagas é que ele vai precisar de mais tempo, a partir de janeiro, para iniciar o seu trabalho, junto à sociedade, para fortalecimento do seu nome.

Também vai continuar atuando para deixar o grupo mais robusto.

HELENO SAIU SATISFEITO

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) teria saído sorridente da reunião, pela boa vontade que os demais partidos do grupo demonstraram em tê-lo na chapa.

Rogério Carvalho (PT) ouviu muito mais que falou.

SUKITA E TORTURA DECLARADA

A denúncia feita pelo próprio Manuel Messias Sukita de que sofreu tortura quando esteve detido na penitenciária em São Cristóvão, tem que ser averiguada.

A Secretaria de Justiça tem que se pronunciar.

NÃO HAVIA RAZÃO PARA ISSO

A causa que provocou a prisão de Sukita não havia razão para tortura, inclusive a ponto de deixar sequelas em um dos seus braços.

A denúncia é grave e tem que ser apurada.

SAI SAUMÍNEO ENTRA CÉSAR

O novo superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe é Antônio César de Santana, em lugar de Saumíneo Nascimento, que fez um trabalho reconhecido no Estado.

A informação da mudança, inclusive do nome do substituto, já vem de longe.

INDICAÇÃO DO CÉSAR SANTANA

As informações circulam fortes de que fora o deputado federal André Moura (PSC) que teria indicado César Santana para a Superintendência do BNB em Sergipe.

André Moura desmente de forma veemente.

COMPOSIÇÃO COM O PPS

Chega a informação de que o PSB também poderia fazer composição com o PPS, para que o senador Valadares disputasse a reeleição pelo bloco.

Isso em caso de André Moura sair candidato ao Governo pela oposição.

AMORIM NEGA DIVERGÊNCIA

O senador Eduardo Amorim (PSDB) negou ontem divergências dentro do seu grupo e anunciou para dezembro a decisão sobre candidaturas.

Ele foi entrevistado por Jailton Santana, na FM Aperipê…

SONDAGEM A CAPITÃO SAMUEL

A oposição estaria sondando, junto a pessoas ligadas ao deputado Capitão Samuel, a possibilidade dele ser candidato a vice-governador.

Pesquisas indicam que Samuel seria bem aceito…

POLITICAMENTE VAI MAL

Um político influente em Itabaiana diz que essa briga ainda camuflada entre Maria Mendonça e Valmir de Francisquinho cria um ambiente ruim na cidade.

Eduardo Amorim terá trabalho para resolver esse imbróglio.

CASO PERCA O PODEMOS

O ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita, recebeu convite do PSDC, caso venha perder o Podemos, para ser candidato a deputado federal pelo partido.

O convite foi feito por Cicinato Jr., presidente da sigla em Sergipe.

CONVITE DO DEM ANIMA

Ao sair de conversa com o governador Jackson Barreto, o ex-prefeito Sukita esteve na sede do DEM, e também conversou com a presidente regional Ana Alves.

Recebeu convite para ingressar na legenda e teria ficado muito animado.

TELEFONEMA A SILVANY

Ana Alves aproveitou e conversou por telefone com Silvany Sukita, prefeita de Capela, e também sentiu uma boa receptividade.

Ana viajou a Brasília e retoma a conversa ao retornar.

AGORA PARA ASSEMBLEIA

Talisson Costa, filho do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), mostra vontade de candidatar-se a deputado estadual. Movimenta-se com esse objetivo.

Vai enfrentar a deputada Maria Mendonça.

PARADA GAY EM RIACHÃO

Domingo aconteceu no povoado Barro Preto, em Riachão dos Dantas, a I Parada LGBT do município, com a presença e participação de muita gente. Foi uma grande festa.

Os homofóbicos fecharam as portas ou saíram do povoado.

Notas

Jackson reúne-se no Acre – Jackson Barreto vai à reunião de governadores de todo o País em Rio Branco (AC). Será dia 27 e está em pauta a questão da violência em razão do tráfico de drogas, principalmente nas fronteiras. A iniciativa é do governador do Acre, Tião Viana (PT).

0x0

Fechar as fronteiras – Da reunião de governadores participam os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Leal, além dos ministros da Defesa, Raul Jungmann, e da Justiça, Torquato Jardim. A discussão visa maior fiscalização nas fronteiras, porque sem fechá-las não há como reduzir a criminalidade.

0x0

Único voto na proposta – O senador Valadares (PSB) disse ontem que talvez seja a única proposta de natureza política que poderá votar com o executivo: a adoção do semipresidencialismo. “Um sistema de governo possível de oferecer estabilidade e flexibilidade aos futuros governos. Prefiro aguardar”.

0x0

Documentos originais – Segundo ‘Poder 360’, o juiz federal Sérgio Moro determinou nesta ontem que a defesa do ex-presidente Lula deve “esclarecer expressamente” se tem documentos originais dos recibos apresentados como prova do aluguel de apartamento em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

0x0

Negocia imposto Sindical – Diz Andréa Sadi, da Globo News, que de olho em votos contra a segunda denúncia do Ministério Público, o presidente Michel Temer negocia com parlamentares da base aliada uma alternativa ao fim do imposto sindical, que foi extinto pelo Congresso Nacional na reforma trabalhista aprovada em julho.

0x0

Lula tenta postergar decisão – Segundo Valor, a principal estratégia do PT é tentar postergar a decisão para depois do prazo de registro das candidaturas, que ocorre de julho a 15 de agosto. Lula conta com pelo menos um voto favorável no TRF-4, para entrar com recurso no próprio tribunal solicitando a revisão da sentença.

Conversando

Clóvis de licença – O presidente do TCE, Clóvis Barbosa, afastou-se do cargo por alguns dias, por problemas de Saúde. Assumiu a conselheira Susana Azevedo.

Poucos comentários – O afastamento de Clóvis Barbosa provocou alguns comentários no próprio Tribunal inclusive em relação ao seu estado de Saúde. A informação foi que Clóvis teria sofrido um AVC.

Sobre Podemos – O governador Jackson Barreto já avisou que não teve nenhuma interferência na mudança de comando do Podemos.

Vai dar trabalho – O Sukita vai dar muito trabalho com a sua incontinência verbal, além de provocar uma confusão política que não terá mais fim.

Seminário sobre Educação – Márcio Macedo pousa ao lado de Lindemberg e Gleisi no seminário de Educação Pública, Desenvolvimento e Soberania Nacional.

Conselho Tutelar – Eduardo Amorim considerou ótimo o encontro com conselheiros tutelares junto à bancada federal. Discutiu-se várias questões em prol da categoria.

Do senador Valadares – Sessão especial da Juventude Juvenil do Mercosul na plenária do Parlasul foi homenageada. Na delegação brasileira uma sergipana, Isla Dayane.

Soma de homicídios – Sargento Edgard diz que juntando todos os massacres ocorridos nos EUA, não dão a soma de homicídios de uma semana no Brasil.

Sobre salários – Laércio Federal diz que atrasos de salários com terceirizados só ocorre em relação de contrato com poder público.

Leia também