Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

DECISÃO DE JACKSON FORTALECE CHAPA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), já definido como pré-candidato da base aliada ao Governo do Estado, não deve demorar muito para amenizar o trabalho pesado que realiza a frente da Casa Civil. Ainda este mês, provavelmente a partir da próxima semana, ele deve intercalar seu expediente. Vai atender a lideranças políticas e atuar nos problemas administrativos três dias por semana: segunda, terça e sexta-feira.

De qualquer forma, apesar de ter o nome indicado como o pré-candidato a governador, o vice Belivaldo Chagas deve ainda passar por série de lenga-lengas especulativa, natural em um momento que indicação não é decisão fechada. O impulso real e a consolidação do nome de Chagas como pré-candidato a governador pela base aliada, só se dará quando Jackson Barreto anunciar e decidir que disputará o Senado Federal.

Esse anuncio deve sair até dezembro, mas com JB permanecendo à frente do Governo até 6 de abril do próximo ano. Qual efeito dará isso? Primeiro, a certeza do nome de Jackson ao Senado fortalece a chapa majoritária. Segundo, Belivaldo assume o mandato e disputa a reeleição em outra condição, já que estará à frente da Administração e com o domínio das decisões.

Falta um ano certo para as eleições e até o registro das candidaturas muita coisa pode acontecer – na situação e oposição. Percebe-se maior tranquilidade na base aliada ao Governo e certa dúvida entre o grupo oposicionista, liderado pelo PSC&Cia, que está recuado neste momento, em razão da decisão do bloco de só discutir o pleito a partir de janeiro.

Além disso, há algumas divergências sutis – mas perceptíveis – entre pelo menos duas lideranças que não se dispõem a sentar à mesma mesa. Esse mal estar pode favorecer a uma dissidência que lhe pode ser fatal, mesmo que, com a distância de um ano, há tempo para tudo acontecer, inclusive chegar à união para se fortalecer.

Enquanto isso não acontece, o nome de Belivaldo ganha fôlego junto ao eleitorado.

TORTURA EM SUKITA É DESMENTIDA

A Secretaria de Justiça se mostra perplexa com denúncias do ex-prefeito Manuel Messias Sukita de que fora torturado quando esteve na penitenciária.

Ele foi preso por determinação judicial há três anos.

PODE SER ABERTO UM PROCESSO

Chega à informação de que pode ser aberto processo interno para investigação do que disse Sukita abertamente nos meios de comunicação.

Sukita insiste que tem sequelas no braço direito.

ALMOÇO NÃO PODE OCORRER

Apenas o deputado Luciano Bispo (PMDB) e Zezinho Sobral (PMDB) estiveram em almoço marcado ontem para por ponto final no problema do Podemos.

As conversas não aconteceram. É que Sukita não compareceu.

PROGRAMADO POR LUCIANO

O almoço fora programado por Luciano Bispo, em busca de um entendimento entre Zezinho e Sukita, nessa questão que envolve mudança de comando do Podemos.

Sukita havia confirmado, mas resolveu desistir.

SOBRE CONVERSAS DE ÁLVARO

Segundo informações de Brasília, depois de conversar com parlamentares de Sergipe, na Câmara e Senado, o senador Álvaro Dias (PR) decidiu mudar a direção do Podemos.

Os parlamentares eram de situação e oposição no Estado.

OFERECEU O PARTIDO A LAÉRCIO

O senador Álvaro Dias ofereceu o Podemos ao deputado federal Laércio Oliveira (SD), mas ele se recusou, embora ainda haja alguma insistência.

Laércio e Álvaro são vizinhos de apartamento.

PROBLEMAS MAIS PERIGOSOS

A briga política na cidade de Itabaiana pode descambar para o mundo das “fantasias perigosas”, que envolve amantes, jóias de alto custo e até doenças graves.

São intimidades extremamente perigosas…

AO FALAR EM PROBLEMAS…

A nomeação de uma sergipana de corpo escultural para o Ministério do Turismo, está trazendo problemas: ‘Patroas’ de dois parlamentares querem saber quem a nomeou.

O salário seria modesto: apenas 13 mil reais… Fora os extras.

ROGÉRIO ANUNCIA O SENADO

Sábado passado, durante entrevista em Porto da Folha, o presidente regional do PT, Rogério Carvalho, lançou sua pré-candidatura ao Senado Federal.

Pela manhã, ele havia participado da reunião política da base aliada.

CONVERSA COM BELIVALDO

O vice-governador Belivaldo Chagas e o ex-deputado federal Rogério Carvalho tiveram conversa demorada, ontem, e trataram sobre a chapa majoritária de 2018.

Carvalho bateu o martelo na disputa pelo Senado.

HELENO SILVA CRESCEU MUITO

Ex-prefeito Heleno Silva (PRB) mostra que cresceu muito nas pesquisas e quer crescer mais. Seu planejamento é chegar com 20% em dezembro: “estou quase lá”.

O seu foco real é disputar o Senado Federal.

JOÃO DANIEL FALA DO PLEITO

O deputado federal João Daniel (PT) diz que ainda não há definição de chapas estadual e federal dentro do partido para as eleições do próximo ano.

– A princípios tem vários a estadual, além dos já eleitos e a federal mais alguns.

CONJUNTURA É QUE VAI DEFINIR

João Daniel admite que a conjuntura, bem mais para frente, é que vai definir qual a força que o Partido dos Trabalhadores terá ou não.

Depende muito da situação nacional e de todas essas questões.

SOBRE A SUA CANDIDATURA

João Daniel diz que não tem muita preocupação. Seu objetivo é trabalhar muito e cuidar bem para fazer um bom mandato: “lá na frente vamos ver o que é possível”.

Lembrou que foi o mais votado do PT para estadual e também para federal.

INSISTÊNCIA SOBRE ELIANE

Um dos líderes que participou da reunião de sábado, sobre a montagem para disputa das eleições de 2018, disse que “algumas novidades ainda podem acontecer”.

– Sinto que há no Governo uma ala que tem em Eliane Aquino (PT) o plano ‘B’.

ANDRÉ TRABALHA MUITO

Segundo a mesma fonte, o deputado federal André Moura (PSC) está trabalhando muito para disputar o Governo do Estado “e pode mexer com a base aliada”.

– Mas depende da melhora da imagem de Michel Temer.

MENDONÇA MEXE CENÁRIO

Tem quem considere que a entrada de Mendonça Prado na disputa sucessória pelo PPS deve mexer com o cenário político que se vislumbra para o próximo ano.

Fala-se na possibilidade de um segundo turno…

FILIAÇÃO SÓ EM NOVEMBRO

O ex-deputado Mendonça Prado vai se filiar ao PPS dia 27 de novembro, em convenção do partido que terá presença do presidente nacional da sigla, Roberto Freire.

O PPS garante filiação de outros nomes de peso ainda este mês.

Notas

Fachin arquiva processo – Segundo o Poder 360, o inquérito que julgava os senadores peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR) e o ex-presidente José Sarney, todos do PMDB, foi arquivado ontem. A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator do processo da Lava Jato na Corte.

0x0

MPF denuncia irmãos – O Ministério Público Federal (MPF) denunciou ontem os irmãos Joesley e Wesley Batista por uso de informação privilegiada para manipulação do mercado. Ontem, a PF encaminhou ao MPF relatório final sobre os crimes apurados na Operação Tendão de Aquiles, que contou com apoio da CVM.

0x0

Tucano desiste de relatório – A decisão do PSDB de não apresentar um relatório em separado ao de Bonifácio de Andrada foi tomada na hora do almoço de ontem. Tasso Jereissati foi quem bateu o martelo pelo “arquivamento” do texto que seria apresentado pelos ‘cabeças pretas’, que agora deverão endossar algum outro texto.

0x0

Não foi surpresa para ninguém – Andréa Sadi, da Globo News, revela em seu blog que Rodrigo Maia disse, ontem,  após a leitura do parecer de Bonifácio de Andrada, que já esperava o relatório contra a denúncia da PGR a Temer. Andréa, perguntou a Rodrigo se fora surpreendido, ele ironizou: “Mas foi surpresa para alguém?”

0x0

Estado pagar por crimes – Projeto aprovado ontem pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara prevê que o Estado será obrigado a pagar indenização de até 60 salário mínimos a dependentes de vítimas de crimes de violência sexual e doméstica, nos casos em que ficar comprovada a negligência do Poder Público.

0x0

FMI aumenta estimativa – Segundo Poder 360, a estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o crescimento da economia do Brasil em 2017 e 2018 subiu. O órgão internacional projetava o avanço do PIB em 0,3% neste ano, e agora fala em 0,7%. Em 2018, a expectativa anterior era de 1,3%. Agora, é de 1,5%.

Conversando

Formação de chapa – Internamente prossegue as discussões para formação da chapa majoritária dos partidos ligados ao Governo. Há conversas e poucas deduções.

Está definido – Uma única coisa está definida: Belivaldo Chagas é o pré-candidato ao Governo e começa a se preparar para entrar em campo.

JB na disputa – Embora o governador Jackson Barreto anuncie que só define sua candidatura ao Senado em janeiro, todos acham que ele está na disputa.

Silêncio na oposição – A oposição começou a silenciar ainda mais sobre candidaturas majoritárias. Começam a evitar comentários para não criar atritos internos.

Próximo ano – Através do WhatsApp o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) avisou que só trata de  sucessão a partir do próximo ano.

Álvaro decide – Problema do Podemos deve se encerrar em mais 10 dias, com posição adotada pelo senador Álvaro Dias. Algumas mudanças na direção da sigla.

Ainda é tensa – A situação continua politicamente tensa em Itabaiana, entre os Mendonças e Valmir de Francisquinho. Não será fácil resolver…

De Ricardo Marques – Percebo que os “políticos de carreira” já começam a falar de eleição. Acredito e espero que a eleição de 2018 seja um divisor de águas.

Quesito Corrupção – No quesito corrupção PT e PMDB se entendem bem. Os dois partidos comemoraram a denúncia contra Joesley e Wesley pelo MPF

 

Leia também