13/10/17 - 14:02:50

Eleições dos comitês das bacias hidrográficas acontecem de 16 a 19 de outubro

Dando continuidade aos processos eleitorais do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (Conerh) e dos órgãos colegiados dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) dos Rios Piauí, Sergipe e Japaratuba, promovidos pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh), os interessados devem ficar atentos às datas das plenárias.

Realizadas no auditório do Senai, ao lado do CIC, a partir das 8h, as plenárias acontecem em outubro, nos dias 16 (Conerh), 17 (CBH Sergipe), 18 (CBH Piauí) e 19 (CBH Japaratuba).

Estatuto

Pelo estatuto dos Comitês, é preciso que haja renovação dos membros da diretoria a cada biênio, com o objetivo de permitir o ingresso de novos participantes. A renovação é feita de forma democrática e acontece por meio de processos de mobilização e sensibilização, envolvendo três setores [governos, usuários de água e sociedade civil] que compõem os colegiados.

Os comitês de bacias são o que há de novo no processo de gestão dos recursos hídricos, visto que a lei estadual nº 3870 de recursos hídricos traz o comitê de bacia como a ponta da espada, sendo o colegiado que vai discutir, de forma deliberativa, os problemas e inquietudes das bacias hidrográficas do estado.

Sergipe é um estado que tem pouca água e precisa gerenciar melhor essa pouca água, porque ela vai faltar no futuro. É fundamental que os órgãos de bacia tenham esse poder de gerir e atuar junto à sociedade para conduzir da melhor forma os destinos dessa pouca água.

As listas dos habilitados a participarem dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Japaratuba, Sergipe e Piauí encontram-se no site da Semarh através do link http://www.semarh.se.gov.br/recursoshidricos/?page_id=135

Da assessoria