Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Inscrições para curso de atendimento pré-hospitalar terminam dia 29

AAAAASAMU

Acadêmicos matriculados em universidades de Sergipe, nos cursos de enfermagem e medicina, podem se inscrever gratuitamente, até o próximo dia 29, no processo seletivo do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O curso tem como objetivo oferecer aos estudantes o contato e a vivência com o atendimento pré-hospitalar móvel, que vem evoluindo no Brasil, principalmente nas duas últimas décadas, após a implantação Samu em todo território nacional.

De acordo com o gerente de Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Ronei Melo, a iniciativa visa ainda fortalecer os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito das redes de atenção às urgências. “Serão oito meses de formação, com carga horária de 621 horas dedicadas às exposições dialogadas, alinhamentos teóricos, plantões acompanhados por equipes profissionais, treinamentos práticos e participação desses estudantes em eventos variados. Para garantir a sua inserção nessa proposta, os acadêmicos devem estar cursando o quinto período, sendo que para cada curso estão sendo disponibilizadas 14 vagas”, explicou.

Inscrições

As inscrições para o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar estão sendo realizadas, exclusivamente, através do endereço eletrônico http://www.cursoaphsamu192sergipe.site.com.br/. Deverão ser anexados ao formulário de inscrição as cópias eletrônicas salvas em PDF de documento de identificação com foto (RG ou CNH), do CPF (dispensado, caso conste no documento com foto), do histórico escolar do período curricular vigente, além do documento comprobatório de vínculo junto à instituição de ensino superior. Nesse último deverá constar nome do aluno, número de matrícula, curso e período letivo vigente e nome da instituição de ensino superior. Documentos que forem apresentados em outro formato não serão aceitos.

Seleção

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas, sendo a primeira com prova teórica composta por questões objetivas de múltipla escolha. Na segunda etapa, os estudantes realizarão entrevista e avaliação de currículo. Cada uma dessas etapas tem caráter eliminatório e classificatório.

Composta por 50 questões, a prova teórica será realizada no dia 4 de novembro, a partir das 8h, na Fundação Estadual de Saúde (Funesa), localizada Rua Basílio Rocha, 33, bairro Getúlio Vargas. A prova terá duração de 30 minutos e constará de cinqüenta questões objetivas de múltipla escolha, com resposta única. A não realização da prova implicará na eliminação automática do candidato desse processo seletivo.

A entrevista e a avaliação de currículo para esse processo seletivo acontecerão a partir das 8h do dia 11 de novembro, também na Funesa. Participarão apenas os candidatos classificados na primeira etapa. A análise do currículo será realizada durante a entrevista, portanto, se faz necessário que o candidato esteja com comprovantes originais. A não realização da entrevista implicará na eliminação automática do candidato deste processo seletivo, sendo que o estudante que não estiver em posse dos documentos originais comprobatórios obterá pontuação zero na avaliação do currículo. Estarão aprovados neste processo seletivo os candidatos que obtiverem as 14 maiores pontuações de cada categoria – enfermagem e medicina, já considerando as duas etapas do processo seletivo e os critérios de desempate descritos em edital.

Resultados

As pontuações de todos os candidatos que realizaram a primeira etapa e a relação dos candidatos classificados para a segunda serão divulgadas no dia 8 de novembro, a partir das 10h, no siteda Secretaria de Estado da Saúde (SES) e na fanpage oficial do NEP do Samu (fb.com/nepsamusergipe). O resultado final dos candidatos aprovados no processo seletivo, bem como a relação dos excedentes será divulgado no dia 11 de novembro, logo após a realização da segunda etapa do processo seletivo. Posteriormente, esse último resultado também será publicado no site da SES e na página oficial do Núcleo de Educação Permanente.

Fonte e foto SES

Leia também