Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

SEMARH FARÁ REUNIÃO PARA DISCUTIR A CARCINICULTURA

Semarh promove reunião para discutir a carcinicultura e o processo de licenciamento de queijarias nesta sexta, 13

Nesta sexta-feira, 13, às 9h, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promoverá uma reunião para tratar da questão do funcionamento das queijarias e a atividade de carcinicultura em Sergipe. O ato acontecerá na sala de reunião da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), localizada na Av. Heráclito Rollemberg, nº 4444, D.I.A.

A reunião é fruto de uma promessa feita no último dia 4 de outubro, durante o Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente do Alto Sertão Sergipano, onde o secretário Olivier Chagas firmou o compromisso de uniformizar estratégias para a regularização e legalização das queijarias existentes no Alto Sertão.

“O objetivo é contribuir para a formalização das queijarias. A informalidade acaba sendo ruim para todos. Ruim para os produtores, já que eles não conseguem fazer transações bancárias, como financiamentos, e ficam à margem, não possuem legalidade no que fazem. Por outro lado, também é ruim para o estado, que deixa de arrecadar tributos. Todos ganham com a legalização”, explicou Olivier.

Durante o debate no Fórum dos Secretários em Nossa Senhora da Glória, foi produzido um agendamento para aprofundar a discussão de como contribuir com o processo de licenciamento das queijarias. A atividade econômica é de extrema importância para a região e deve ser desenvolvida com responsabilidade ambiental.

Participarão da reunião, além de representantes das associações, prefeitos e secretários de meio ambiente e de agricultura dos municípios sergipanos, a Adema, a Emdagro e a Seagri.

SEMARH

Leia também