Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

ELEIÇÕES SEM PRECONCEITOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As eleições do próximo ano tendem a ser diferentes de todas as outras que já passaram. Apesar de não se ‘por a mão no fogo’ pelo que pode sair da cabeça do eleitor, dá para perceber que há uma tendência de observação da ‘folha corrida’ dos prováveis nomes que estão dispostos a ir às urnas em 2018. Os currais eleitorais ainda não foram fechados e a tendência do voto de cabresto é reduzir pela metade.

Há uma decepção nacional com os políticos, pelo mar de corrupção que inundou todo o País e desnudou alguns cidadãos que se imaginava honestos. Como ficou a desconfiança de que, quem não surfou nessa onda do ilícito praticado com o dinheiro público, está prestes a pegar a prancha e entrar em mar revolto, após consagração nas urnas. Na próxima eleição, muitos candidatos de todas as chapas, terão que provar que não são ladrões.

Isso está acontecendo em todo o País e Sergipe não é uma ilha.

Dentro dessa visão desastrosa da ação política negativa, aconselha-se aos analistas um olhar sem preconceito para qualquer candidatura, principalmente se ela é nova e tem cara limpa. Nenhum nome que se inaugure na política, neste período marginal, pode ser considerado “impossível de ganhar o pleito”, independentemente do partido em que esteja, principalmente em legendas que jamais ousaram liderar chapas majoritárias.

As composições serão feitas, tudo como dantes no quartel de Abrantes, mas se tem a impressão de que nomes sujos não serão mais empurrados guela adentro do eleitorado, que ainda é cúmplice de tudo que acontece no País. Só que essa gente agora desperta para a realidade do quanto perdeu por não oferecer um voto de qualidade. O Brasil muda pelo voto, jamais pela força.

Não se fala em ‘força militar’, mas na força da grana que destrói coisas belas, sérias e honestas [com a devida vênia a Caetano Veloso].

ÁLVARO SUSPENDE O PODEMOS

O senador Alvano Dias (Podemos) ligou ontem para o ex-prefeito Sukita e lhe avisou que estava suspenso o diretório da legenda em Sergipe por 30 dias.

Durante este período o partido se reorganiza.

PEDIU PARA SUKITA PERMANECER

O ex-prefeito Sukita disse que Álvaro Dias pediu para ele permanecer na sigla, mas ouviu a queixa: “estou chateado porque não fui consultado”.

Esse imbróglio vai continuar por mais alguns dias.

FALA COM RENATA EM BRASÍLIA

Segunda-feira, Sukita viaja a Brasília para uma conversa com a presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu, para dizer que não vai esperar os 30 dias.

Poderá fazer a transição de prefeitos e vereadores já filiados ao Podemos.

DE NADA VAI ADIANTAR MAIS

Toda essa reação de Sukita não vai adiantar. A Executiva Nacional do Podemos já destituiu a provisória do partido em Sergipe e decidiu por Zezinho Sobral.

Em um mês o Podemos estará sob nova direção.

MENDONÇA COMEÇA A ATUAR

O ex-deputado Mendonça Prado já começa a atuar como pré-candidato a Governo e tem recebido alguns apoios pessoais na Capital e interior.

O partido também se movimenta em torno dele.

CONVERSA PARA COMPOSIÇÃO

O PPS está iniciando trabalho de atrair partidos para formação de bloco e já esteve com o PSB, através do senador Valadares, para apoiá-lo à reeleição.

A conversa foi considerada boa, mas a decisão só no próximo ano.

SEM TRATAR DE SUCESSÃO

O senador Valadares disse a Clovis Silveira, e fez publicar isso no Twitter, que só trata de sucessão em 2018. Ele está divido quanto à reeleição ou Governo.

Se optar por compor com PPS, deixará o grupo que está.

SERGIPE NUNCA TEVE 2ª VIA

Experiente analista político disse, ontem, que Sergipe nunca teve terceira via robusta e sempre apresentou dois candidatos de oposição e situação.

– Em 2018 terá um candidato indicação pelo Governo e outro pelo PSC&Cia.

CONSELHO SOBRE VOTO EM 2018

Capitão Samuel sugere que em outubro de 2018 a sociedade deve votar analisando em quem vai representá-la e demonstrar revolta na hora do voto.

Vale para o capitão que busca a reeleição.

NÚMERO GRANDE DE POLÍTICOS

Na procissão de Nossa Senhora Aparecida no Bugio, quinta-feira, aconteceu o maior número de políticos por metro quadrado, dos mais variados partidos.

Todos carentes de rezas e votos para as eleições do próximo ano.

REUNIÃO COM ANA ALVES

Juvêncio Oliveira e vereador Vinícius Porto, ambos do DEM, tiveram reunidos com a presidente regional do partido, Ana Alves, na segunda-feira passada.

Ana pediu aos dois que permanecessem na sigla. Pode ou não ser atendida…

DISCUTIR SOBRE PROJETOS

Ana Alves também pediu que fossem discutidos pelo Diretório Estadual todos os projetos enviados à Câmara pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

Quer que seja feita uma avaliação interna sobre eles.

USA MÁQUINA DA PREFEITURA

Um vídeo enviado via WhatsApp mostra uma máquina da Prefeitura de Siriri, dando manutenção e fazendo estrada na fazenda do prefeito José Rosa.

A propriedade do prefeito fica no povoado Sabinópolis.

REUNIÃO PARA EMENDAS

Terça-feira, a bancada federal de Sergipe se reúne para escolha das emendas impositivas para Sergipe, que deve ser discutida para aprovação dos parlamentares.

Até o momento tem apenas uma emenda impositiva do Governo.

ENCONTRO SERÁ INCOMPLETO

Pelo menos dois deputados da base aliada devem faltar à reunião de terça-feira, marcada pelo coordenador da bancada, deputado Jony Marcos (PRB).

Os dois parlamentares estão turistando em Dubay.

REUNIÃO PARA ENVIAR EMENDA

Prefeitos de vários municípios se reuniram ontem em São Cristóvão para que indiquem emendas coletivas ao Governo, que serão repassadas a cada um deles.

Um dos prefeitos não pretende participar dessa proposta.

LAGARTO QUER EMENDA IMPOSITIVA

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), trabalha para sugerir emenda impositiva para seu município, direcionada à construção do anel viário.

Valmir diz que já tem apoio de dois senadores e quatro deputados.

ANDRÉ DEIXA PARA FINAL DO ANO

Deputado André Moura (PSC), citado como provável candidato a mandato majoritário, diz que seu grupo só vai discutir sucessão estadual entre janeiro a fevereiro.

Primeiro o grupo vai procurar manter a unidade.

Notas

Boa vida em Miami – Segundo Lauro Jardim, de O Globo, os ministros Dias Tofolli, Gilmar Mendes e Luis Roberto Barroso (do STF), desembarcaram quinta-feira em Miami. No aeroporto, foram vistos em animado papo na imigração americana. Durante a sessão que aprovou aval do Congresso, os três estavam de viagem marcada.

0x0

Reforço à impunidade – O resultado da sessão do STF da 4ª feira não agradou procuradores da força-tarefa da Lava Jato. No Facebook, Deltan Dallagnol, e Carlos Fernando dos Santos Lima publicaram críticas à decisão. Ativos na rede social, Dallagnol e Lima argumentam que a medida vai reforçar a impunidade dos políticos.

0x0

Lula vai bem em Alagoas – Apesar da recente condenação de Lula na Lava-Jato, a caravana do petista pelo Nordeste deu resultado. Em Alagoas, o ex-presidente está muito a frente dos adversários na mais recente pesquisa do Ibrape de intenções de voto. Lula é preferência de 54% da população. (Radar)

0x0

Recibos com variações – Segundo Painel, da Folha de S. Paulo, perícia contratada pela defesa do ex-presidente Lula para analisar recibos de pagamentos de aluguel do apartamento vizinho dele em São Bernardo do Campo constatou que as assinaturas de Glaucos da Costamarques nos 26 documentos revelam variações ao longo do tempo.

0x0

Contra eleição secreta – Randolfe Rodrigues disse que vai ao STF se o Senado fizer mesmo votação secreta sobre o afastamento de Aécio Neves. “Caso o Senado insista em fazer voto secreto, eu ingressarei de imediato com mandado de segurança no Supremo para que a votação se processe como está na Constituição”, disse o senador.

0x0

Segunda denúncia é risco – Dos 66 integrantes titulares da comissão procurados pelo Poder360, apenas 13 se disseram abertamente contrários à denúncia. Os deputados a favor do processo são 23 e a maioria (27) prefere não se posicionar. São poucos os deputados que apoiam explicitamente o governo na votação da 2ª denúncia.

Conversando

Álvaro que decide – A decisão da mudança de comando do Podemos em Sergipe foi exclusivamente do senador Álvaro Dias (PR) e acatada pelo partido.

Rosas de Ouro – Fede a questão da escolha do tema ‘Caminhoneiros’, escolhido pela Escola de Samba Rosas de Ouro em São Paulo. Perspectiva de confusão em Itabaiana.

Muito difícil – Prefeituras com dificuldades financeiras, inclusive para pagamento de décimo terceiro salário. Poucas vão conseguir sanar o problema.

Formar novo bloco – PPS começa a pensar em outras legendas para fazer composição e formar um bloco para formar chapas majoritária e proporcional.

Não vê esforço – A vereadora Emília Corrêa não vê esforços para os pagamentos dos débitos no município, pelo contrário, a gestão fica de braços cruzados.

Troca de grade – Pelo menos duas emissoras de rádio estão decididas a tocar músicas no horário dos programas políticos. A audiência está muito abaixo do normal.

Mais informação – Uma terceira emissora vai mudar programa político por noticiário sobre a cidade e o Estado. Mais informação e menos posições pessoais.

Sargento Edgard – O que tem que mudar é a constituição, o STF queria rasgar. Por mim fecha o congresso, mas o STF tem obrigação de salvaguardar a Carta Magna.

Erro prejudica – Quando a Justiça não decide certo, toda a sociedade paga pela omissão contra o “cidadão fora da lei”.

 

 

Leia também