Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

Sinalzinho da amizade? Sukita não teve coragem de romper com JB!

Falastrão, cheio de razão, o “homem mais simples e humilde do mundo”, e também o mais “perseguido e injustiçado”, o “filho do vaqueiro”. Todos esses são “motes” do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias dos Santos, o “Sukita”, que essa semana ganhou espaço no noticiário estadual pela possível perda do comando do PODEMOS em Sergipe. A informação é que quando o presidenciável Álvaro Dias tomou conhecimento do “histórico” de Sukita, teria se sensibilizado a promover mudanças na direção do partido aqui no Estado. O “bode” findou sobrando para o secretário estadual da Inclusão Social, Zezinho Sobral (PMDB).

Em entrevista ao radialista George Magalhães, na Rádio Fan FM, na segunda-feira (9), Sukita tanto falou que o governador Jackson Barreto (PMDB) se sentiu na obrigação de entrar no ar para tentar explicar que não teve qualquer ingerência na mudança do comando do PODEMOS em Sergipe e que o ex-prefeito tratasse diretamente desse assunto com Zezinho Sobral, sem a necessidade de envolvê-lo. Naquele momento aquele até parecia um gesto de humildade de JB, quando na realidade era uma espécie de “cala boca” em Sukita para, possivelmente, não vazar algumas informações privilegiadas sobre o governo e, muito menos, sobre o agrupamento político.

Se de um lado o governador “cedeu” às pressões; do outro, sem saída e sem um futuro político longe do Executivo, Sukita recuou e não teve coragem de romper politicamente com Jackson Barreto como vinha ameaçando publicamente. Simplesmente escolheu como “alvos” o secretário Zezinho Sobral e o deputado federal Laércio Oliveira (SD), a quem ele agora acusa de tentar tomar o comando do PODEMOS.  Com todo respeito, chega a ser difícil acreditar que Zezinho tenha ido à Brasília (DF), sem o aval de JB, para tomar o partido de um aliado do governo. E esse não é o perfil de Laércio, na visão deste colunista.

Como Sukita não tem limites e como findou pegando mal para o governador toda essa celeuma, talvez tenham escolhido (ou determinado) dois “nomes” para se sacrificarem por Jackson Barreto. É preciso considerar também que existem pessoas no governo que estão apostando em uma boa votação em Capela e região, com o apoio de Sukita, e não querem vê-lo distante do Executivo. É um jogo de interesses e o ex-prefeito sabe muito bem até onde pode ir e com quem está tratando. Resta saber até quando ele e Jackson estarão juntos, fazendo o “sinalzinho da amizade”…

 

Veja essa!

Este colunista encontrou o ex-deputado estadual Mundinho da Comase e conversou um pouco sobre política. Ele se mantém dedicado aos negócios e à família e segue sua vida em Itabaianinha e região. Mundinho disse que só tratará de política em 2018.

 

E essa!

Mundinho explicou que o grupo que faz oposição à administração municipal em Itabaianinha segue unido e vai estudar as melhores propostas para apoiar no próximo ano. O grupo ainda não tem qualquer definição sobre candidaturas, de governador a deputado estadual.

 

Mundinho da Comase

O ex-deputado disse que primeiro é preciso saber quem serão os candidatos para que o grupo possa definir em quem vai votar. Mundinho se disse satisfeito com o alinhamento da oposição no município e entende que o momento é de continuar observando o cenário político.

 

Do outro lado

Sobre uma possível candidatura da atual vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota (PPS), para deputada estadual, Mundinho preferiu não render o assunto: “essa história de rompimento é entre ela e Zezinho (Guimarães). Nós fazemos parte de outro agrupamento e não temos nada com isso”.

 

Precisa de grupo

Por fim, na eleição para deputado federal, Mundinho disse que alguns nomes estão circulando nas regiões Sul e Centro-Sul do Estado, mas alerta que política se ganha com grupo. “Não adianta você só investir se não tem um grupo para lhe acompanhar e votar em você”, sentenciou.

 

Bomba!

Nos bastidores da política, em uma conversa amistosa entre políticos da oposição e da situação, se especulou uma possível chapa majoritária para 2018, com André Moura (PSC) para governador e Heleno Silva (PRB) para vice. Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB) iriam para a reeleição.

 

Exclusiva!

A “fonte” revela que o assunto foi posto à mesa e bem aceito por todos os presentes na reunião. Mas ainda não passa de um “balão de ensaio”. Agora quem participou do encontro garante: se confirmada essa chapa, em breve alguns membros do governo vão começar a “pular” para oposição. Vamos aguardar…

 

“Buracaju”

O ex-prefeito João Alves Filho (DEM) não deixou Aracaju “um brinco”, mas chega a impressionar a quantidade de buracos que se proliferaram na gestão do atual prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). O prefeito tapa um buraco e parecem surgir dois novos. Está difícil dirigir na cidade.

 

Ano perdido I

Com todo respeito ao prefeito Edvaldo Nogueira e à sua administração, já estamos na metade de outubro e, infelizmente, provavelmente não teremos os festejos de réveillon na Orla da Atalaia. Se ao menos os serviços públicos estivessem funcionando bem, a gestão poderia rebater as críticas, mas…

 

Ano perdido II

Com o “mimimi” dos problemas deixados pela gestão anterior, Edvaldo empurrou o ano de 2017 com “o bucho” e não fez praticamente nada do que prometeu na campanha eleitoral de 2016. Até o IPTU está na Justiça! Os salários em dia, que era a principal bandeira, já começaram a atrasar. Que 2018 seja melhor…

 

Violência

Esta ficando cada vez mais insuportável conviver em Sergipe, diante de tanta violência. Não foi a toa que chegamos ao posto de “Estado mais violento do Brasil”. A cada final de semana ou feriadão temos muitos homicídios em todo Estado. O aparelho de segurança pública dá a sensação de esgotamento…

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) conseguiu uma importante vitória contra a cobranças de taxas do Detran/SE. A juíza Simone de Oliveira Fraga, da 3ª Vara Cível de Aracaju, concedeu liminar suspendendo a cobrança feita pelo órgão. A liminar foi obtida através de ação popular de autoria de Georgeo com o servidor público e suplente de vereador em Aracaju Hebert Pereira.

 

Georgeo Passos II

Segundo o parlamentar, a cobrança feita atualmente é ilegal por falta de legislação específica sobre o tema. No primeiro semestre deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou uma Lei do Executivo criando as taxas, contudo, ela só passará a valer a partir de 2018.

 

Inconstitucional

“Hoje, as taxas são aplicadas por força de resolução do próprio Detran, através de seu Conselho. Porém, a nossa Constituição, através do artigo nº 150, I, diz que o Estado só pode cobrar tributos através de lei. Por isso, a forma de cobrança atual é inconstitucional”, argumentou. Saiba mais:

 

Liminar

Em sua decisão, a juíza acatou este argumento e deferiu a liminar, fixando multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Para Georgeo, este foi um passo importante para que a legislação seja respeitada. “O Detran arrecada muito para o Governo, porém, isso tem que ser feito da maneira correta – com uma lei que legitime essa cobrança”, afirmou o deputado.

 

Prefeitos

Na próxima segunda-feira (16), prefeitos sergipanos se reúnem com o coordenador da bancada federal para assuntos relacionados a emendas orçamentárias, deputado federal Jony Marcos (PRB). Em pauta, a discussão em torno da possibilidade de incluir uma emenda impositiva de bancada no Orçamento Geral da União (OGU), de 2018 para contemplar todos os municípios do Estado.

 

Emendas

O evento é uma iniciativa da Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces) e acontecerá às 10h, na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de Sergipe (Aease), em Aracaju. “Na prática, o que os gestores querem é discutir, democraticamente, os critérios de distribuição das emendas de bancada, na expectativa de alinhar entendimentos visando direcionar recursos do OGU para atender as demandas dos seus municípios”, explicou o presidente da Amurces, José Antônio da Silva Alves, o “Zé de Bá”.

 

Kitty Lima I

A vereadora Kitty Lima (REDE) esteve reunida com o diretor-presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, para tratar sobre a instalação de um espaço pet no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. O objetivo da vereadora é disponibilizar uma área do local – muito frequentado por famílias, jovens, idosos e praticantes de esportes – para o lazer de animais com seus tutores.

 

Kitty Lima II

A reunião também foi acompanhada de representantes de um grupo de criadores de cachorros que já frequentam rotineiramente o Parque da Sementeira com os seus animais. Durante o encontro, Luiz Roberto se mostrou bastante receptivo com o projeto apresentado por Kitty que, inclusive, poderá contar com a participação da iniciativa privada.

 

REDE & PV

As direções dos Partidos Rede Sustentabilidade e Verde, reunidas na última quinta-feira, na sede da Rede, com o objetivo de consolidar os pontos programáticos que têm em comum e planejar uma convivência de curto, médio e longo prazo, definiram algumas estratégias.

 

Políticas públicas

As duas agremiações iniciam de imediato o debate com a sociedade para elaboração de um plano de políticas públicas de estado,   através de fóruns, seminários e debates, que culminará com a sua apresentação para a campanha eleitoral que se avizinha!

 

Comissão

Também foi aprovada a formação de uma Comissão Estratégica, com três representantes de cada partido, para as próximas eleições!

 

Terceira via

Outro ponto foi a definição da composição dos partidos, na condição de aliados políticos, formando assim uma terceira via política para as eleições 2018, em alternativa aos dois grupos que estão postos em Sergipe. Para isso os dois partidos seguem e ampliam o trabalho de filiação e fortalecimento partidário em todo o estado.

 

Presidência

Ficou aprovado também, que essa união fará todos os esforços para que, inclusive, tenhamos  um candidato único a presidente da república. O grupo convida a população sergipana para “desenvolver um projeto político alternativo, baseado em princípios morais e valores éticos, de modo que se estabeleçam ações e práticas que correspondam aos anseios e esperanças do povo”.

 

Prefeitura de Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete a diretoria do Serviço Social do Comércio, para tratar da implantação de um projeto no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro 17 de Março. Com o projeto que começa a ser discutido com o Sesc, ações culturais, educativas, esportivas e de saúde se tornarão cotidianas na praça do bairro.

 

Reunião

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu todo o secretariado para fazer um balanço dos primeiros nove meses da administração e estabelecer diretrizes para o restante do ano. No encontro, ele se disse muito satisfeito com o nível de unidade da sua equipe e reforçou a necessidade de se manter a austeridade nas contas municipais, diante da perspectiva de redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com o tesouro nacional, em novembro e dezembro, haverá uma diminuição de 41% na verba.

 

Edvaldo Nogueira

“As medidas de contenção de gastos serão mantidas na prefeitura. Até setembro, mantivemos uma redução de despesas com custeio da máquina de mais de 20%, o que manteve Aracaju no primeiro lugar, entre as capitais do Nordeste, que mais fez economia e nos fez avançar para o segundo lugar entre todas as capitais do país. Tivemos também um aumento nas receitas próprias, fruto do nosso esforço de organização das contas municipais. Mas mesmo assim, temos as dívidas grandes que herdamos e uma previsão de queda do FPM em outubro de 23%, e novembro e dezembro de 41%”, afirmou Edvaldo.

 

Valadares Filho I

O deputado federal Valadares Filho (PSB), junto com o vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), visitou o reitor do IFSE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe). “A instituição presta um serviço fundamental ao oferecer em quase todo o estado um ensino superior profissionalizante de qualidade. O nosso mandato está a serviço da educação brasileira, por isso, não mediremos esforços para garantir os recursos necessários ao IFS”.

 

Valadares Filho II

Os dois também estiveram no CIRAS (Centro de Integração Raio de Sol) onde também ouviram as demandas da instituição. “Nos colocamos a postos para contribuir através de emendas parlamentares com o desenvolvimento desse importante Centro de apoio ao povo do bairro Santa Maria”.

 

De saída?

O vereador de Capela, Alexsandro Nascimento, anunciou que caso não assuma a Presidência do Diretório Municipal do PSB, até março de 2018, estará deixando o partido e ingressando em outra agremiação.  Segundo Alexsandro Nascimento, a única liderança do PSB com Mandato no município é ele e que a situação de não liderar o partido coloca em risco sua estratégia política, já que as decisões do partido em Capela não passarão por ele.

 

Alexsandro Nascimento I

O vereador ainda ressaltou que é muito amigo dos ex-parlamentares da cidade, Bebe Água e Carlos Augusto (ambos do PSB) e que possui um grande respeito pelos líderes senador Valadares e deputado federal Valadares Filho com quem ainda conversará sobre o assunto.

 

Alexsandro Nascimento II

“De forma alguma nossa saída representaria um racha na unidade política ao qual pertenço em Capela, mais entendo que o PSB é um partido grande e necessita de protagonismo se não tenho a liberdade para trabalhar isso fica inviável minha permanência”, disse Alexsandro, que vem sendo procurado por outros partidos e que vai conversar com o líder Dr. Gilberto (Dores) e ouvindo o amigo e ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite.

 

Bienal I

Está iniciada a contagem regressiva para a realização do maior evento cultural de Sergipe. A IV Bienal do Livro, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro, transformará a cidade de Itabaiana, famosa pelo seu comércio, na Capital sergipana da literatura ao reunir, dentro do Shopping Peixoto, escritores, admiradores da arte, da música, dos debates sobre temas relevantes e da boa informação.

 

Bienal II

Para organizar melhor o fluxo de visitantes dentro do complexo de compras, a estrutura da Bienal estará separada em oito setores, divididos por temas, que funcionarão simultaneamente. A abertura oficial do evento será realizada no cinema, a partir das 10h30, com a cantora Amorosa interpretando o Hino Nacional. Personalidades sergipanas serão homenageadas com a entrega do Troféu ‘Falcão de Ouro’.

 

Ficha Limpa I

Ocorrerá neste sábado (14) às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, o Lançamento da Campanha para recolhimento das assinaturas em prol do primeiro Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Aracaju, a Lei da Ficha Limpa Municipal.

 

Ficha Limpa II

Essa é uma iniciativa da Rede Sustentabilidade em Aracaju e tem como objetivo proibir que as administrações municipais possam nomear pessoas que tenham no currículo condenações judiciais em segunda instância. Hoje, é possível que um político que tenha “ficha suja” ocupe o cargo de secretários em pastas da prefeitura. A intenção é evitar que essas situações ocorram.

 

Engajamento

Será necessário arrecadar cerca de 25 mil assinaturas, que equivale a 5% do eleitorado Aracajuano. No lançamento os coordenadores da REDE, entre eles Dr. Emerson, darão as orientações necessárias e distribuirão as fichas, para quem quiser se engajar, possa ajudar no recolhimento das assinaturas.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também