Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

EM SETEMBRO, VENDAS DE VEÍCULOS EM SERGIPE CRESCERAM 34,6%

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), indicou que as vendas de veículos novos no estado totalizaram 1.377 unidades, no mês de setembro do ano corrente.

O número de veículos novos, aqui referido, diz respeito a soma dos montantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados, pela primeira vez, no período em análise. O primeiro emplacamento do veículo é considerado como venda, por causa do prazo estabelecido em lei para isto. Ou seja, o prazo é de 15 (quinze) dias consecutivos após a data de saída do veículo da loja, localizada no estado.

Em termos relativos, verificou-se alta de 34,6%, em relação a setembro de 2016. No entanto, em relação ao mês imediatamente anterior, agosto último, houve queda de 17,7%. Com os dados de setembro, as vendas realizadas nos nove primeiros meses do ano, situaram-se 13,9% acima do verificado no mesmo período do ano passado.

Vendas por segmento em Setembro/2017

As vendas de automóveis e comerciais leves chegaram a 1.333 unidades, apresentando alta de 39,6%, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Todavia, em relação ao mês imediatamente anterior, agosto deste ano, verificou-se queda de 17,5%. Entretanto, de janeiro a setembro do ano andante, as vendas do segmento ficaram 15,1% acima das vendas registradas no mesmo intervalo de 2016.

Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou venda de 36 unidades, ao passo que o segmento de ônibus comercializou oito unidades.

Outros segmentos

As vendas e o licenciamento de ciclomotores, motocicletas e motonetas, a partir de 50 cilindradas, de acordo com a Lei 13.154/2015, somaram 1.034 unidades.

Por Kamilla Ribeiro

Leia também