Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

IMPRENSA E A MALDITA GENI

DIÓGENES BRAYNER –  plenario@faxaju.com.br

A imprensa, em algumas situações, se torna a “maldita Geni”. Principalmente quando contraria interesses de uma cúpula gulosa e dominante, ou de uma esquerda que se perde em “ideologias contrastantes”. A imprensa está em meio ao fogo cruzado e desce do muro também de acordo com seus interesses.

Interessante: quando satisfaz a qualquer dos lados se transforma na “bendita Geni”, endeusada, abençoada e bem servida por comandantes dos “zepelins dourados e coloridos laços das utopias que se formam em torno de mentes chafurdadas pela maluquês endiabrada”.

A imprensa não faz história. Tenho certeza que não. Ela relata fatos que se tornam história. E só! Sem a pieguice da intelectualidade profana que debate sobre o “não estou nem aí.” A imprensa, teoricamente – e só teoricamente – não deve ter compromissos com tendências que se imaginam ser a do momento. Deve – aí sim – estar vinculada a cada ato ou fato que sirva à sociedade, para que ela adote posições sinceras em relação ao povo que a compõe.

A imprensa não pode ser de ninguém, nem por alguém. Ela deve expressar o conjunto de acontecimentos que ocorre em uma comunidade, Estado, País, para que todos busquem o entendimento de uma sociedade que, através do relato desses atos e fatos, chegue mais próximo do essencial. A partir daí, que lute pelos seus ideais e tente impor o que for melhor para todos.

Admitir que a imprensa está envolvida em todas as artimanhas ilícitas – ou lícitas – que acontecem em um País de falsidade moral e ideológica, é querer dá poderes e força a um segmento social que pode explicar ou embolar fatos que comprometam até as mentes sãs. A imprensa é algo assim, diretamente vinculado ao que ocorre, com algum refluxo para o que deixou de acontecer.

É assim. Atribuir força descomunal à imprensa cheira um pouco à insanidade…

JACKSON CONVERSA COM AMORIM

Governador Jackson Barreto está em Brasília e hoje vai ao gabinete do senador Eduardo Amorim (PSDB), para discutir com ele as emendas para Sergipe.

As necessidades do Estado superam divergências políticas.

ENCONTRO MARCADO POR TELEFONE

Jackson já havia agendado a conversa com Eduardo Amorim, por telefone, na semana passada e combinaram de discutir emendas para o Estado quando fosse a Brasília.

A sociedade não pode ser vítima de pensamentos políticos contrários.

PALESTRA DE DÓRIA EM ARACAJU

A Êxito Eventos e a Empresa G8 promovem palestra do prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), que acontecerá sexta-feira, dia 27, em Aracaju.

As promotoras enviam convites lacrados a empresários e políticos.

UMA SURPRESA PARA OUVIR DÓRIA

O fato de o prefeito João Dória palestrar em Aracaju é absolutamente natural, mas os convidados tiveram uma surpresa e não gostaram.

Terão que pagar R$ 290,00 para ouvi-lo. A recusa é grande…

PROBLEMAS COM O ENCONTRO

O encontro do senador Valadares (PSB) com o presidente do PPS, Clovis Silveira, sobre a candidatura de Mendonça Prado ao Governo, não agradou ao bloco da oposição.

Os comentários internos não repercutiram bem.

O SENADOR SENTIU ISSO

Valadares sentiu a reação e, através do twitter, amenizou a conversa que teve com Clóvis, ao dizer que atendeu a convite do presidente do PPS.

Internamente, o PSC&Cia não concordou…

REAÇÃO DAS PREFEITURAS

Prefeituras Municipais fecham as portas para denunciar situação financeira difícil. Os prefeitos vão a Brasília à cata de recursos e geralmente retornam de mãos vazias.

Naturalmente gastam uma grana considerável na peregrinação.

ACHAM QUE HORA É BOA

A maioria dos prefeitos, entretanto, acha que o momento é bom para esse tipo de viagem, em razão da liberação de recursos em período de denúncias.

O Governo abre os cofres para manter Temer inocente.

OPOSIÇÃO PASSA BOA PAZ

A oposição em Sergipe deixa passar a impressão que passa um bom momento em Sergipe e que vai chegar à paz para escolha de chapa majoritária em 2018.

Nos bastidores as opiniões são bem diferentes.

POVO QUER ALGO QUE MUDE

O senador Valadares (PSB) admite que o povo quer algo diferente e é preciso que se entenda sua mensagem no próximo ano.

– Quem entender e souber interpretar vai ganhar as eleições, disse.

HORA DE CONSTRUIR PONTE

Valadares admite que é hora de construir pontes e lembra que o muro de Berlim, até então inexpugnável, terminou sendo derrubado.

– Ninguém pode conter a vontade dos novos tempos…

SUKITA CONVERSA EM BRASÍLIA

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, está em Brasília desde ontem e volta na quinta-feira. Ainda trata da questão do Podemos.

Na Capital Federal já recebeu convites para filiação de oito partidos.

SEGUIR RUMOS MELHORES

Ao lado da mulher, prefeita Silvany, Sukita disse que já começou a pensar seriamente em seguir rumos melhores e disputar mandato de deputado federal.

Admite que tem legenda de grande porte de olho nele.

MAS SUKITA PODE FICAR

Segundo fonte de Brasília, o ex-prefeito Sukita pode permanecer no Podemos e disputar vaga na Câmara Federal pela legenda, com todo o apoio.

Isso, logicamente, vai depender dele.

ATENDIMENTO VIA ANDRÉ

Um prefeito que esteve com André Moura (PSC) pela primeira vez, em Brasília, ficou impressionado pelo atendimento que recebeu para liberar pedido do município.

– Ele vai ao ministério e revela atitudes positivas, disse o prefeito.

ANDRÉ DISPUTARIA O SENADO

Segundo um parlamentar ligado ao PSC&Cia, o deputado André Moura deve ser nome do grupo ao Senado Federal: “ele poderá ter o segundo voto durante o pleito”.

E conclui: “tanto da situação, quanto da oposição”.

BELIVALDO SEM PROBLEMAS

O grupo político vinculado ao Governo em nenhum momento se manifestou contra ou em dúvida quanto ao nome de Belivaldo Chagas a governador em 2018.

Nos bastidores ainda não se detectou conversas contrárias.

JACKSON NÃO DEIXA DÚVIDAS

Apesar de insistir que só vai anunciar se disputa as eleições em janeiro de 2018, aliados de Jackson Barreto não têm dúvida que ele é candidato ao Senado.

Uma observação: Jackson desacelerou as atividades políticas.

Notas

Estabilidade econômica – Segundo Poder360, a ser verdade o que o operador financeiro Lúcio Funaro delatou sobre a compra de 1 voto a favor do impeachment de Dilma Rousseff (R$ 200 mil para Aníbal Gomes, do PMDB do Ceará), a Câmara passa a ser o exemplo mundial de estabilidade econômica.

0x0

Sem impedimento ao sigilo – Mesa-diretora do Senado diz não ter sido notificada sobre decisão do juiz federal Marcio de Freitas que impede votação secreta sobre afastamento de Aécio Neves (PSDB). Caso a notificação não chegue a tempo da votação, prevista para hoje, não existe nenhum impedimento legal para o sigilo.

0x0

Senadores do PT votam contra – Lindbergh Farias, líder do PT no Senado, reforçou ontem que os nove senadores do partido votarão pelo afastamento de Aécio Neves na sessão marcada para hoje. Aécio precisa de 41 votos para se salvar. Além de Ronaldo Caiado, que caiu da mula, Romero Jucá também estará de licença médica.

0x0

Creditus ou Debitus – O Sensacionalista informa que Michel Temer escreveu carta para deputados que votarão contra ele ou não. O texto abre com a expressão latina “Creditus ou Debitus?”, proferida pelo filósofo romano Peemedebus. Em português, a expressão quer dizer “Mando a mala agora ou vai querer em emendas?”.

0x0

Sobre contratos do Fies – O Ministério da Educação prorrogou até 20 de novembro o prazo para aditamento de renovação semestral de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A portaria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) definindo nova data foi publicada ontem no Diário Oficial da União.

0x0

Temer vê conspiração – Presidente Michel Temer (PMDB) afirmou em carta enviada ontem a congressistas que há fatos “incontestáveis” de uma “conspiração” para o “derrubar da Presidência da República“. Temer enviou a mensagem após a divulgação de vídeos da delação do operador Lúcio Funaro,

Conversando

Cidade inundada – Divina Pastora também contou com um grande número de políticos na procissão da padroeira. A cidade ficou inundada.

Milhares de devotos – Senador Valadares: Como de costume, estive em Divina Pastora acompanhando os eventos religiosos que atraem milhares de devotos.

Livro de Albano – Quinta-feira o ex-governador Albano Franco lança o seu livro “Artigos Globais & Outros Textos Esparsos”, no Museu da Gente Sergipana.

Bancada se reúne – Hoje à tarde tem reunião da bancada federal de Sergipe para discutir emendas impositivas. Foi agendada pelo coordenador Jony Marcos.

Visitar lideranças – Belivaldo Chagas vai começar a atender apenas três dias por semana na Casa Civil para tratar mais de política e visitar lideranças do interior.

Mendonça candidato – A pré-candidatura de Mendonça Prado ao Governo, pelo PPS, provocou conversas entre os demais partidos. Muita dúvida ainda sobre isso.

Contatos diretos – Começa a partir de hoje, em Brasília, contatos mais diretos com parlamentares, sobre a segunda denúncia contra o presidente Temer.

Liminar a Aécio – Durante esta semana o Senado vai votar sobre liminar contra o senador Aécio Neves (PSDB). O corporativismo vai triunfar.

Imprensa está oca – A imprensa vem sendo posta à prova sua idoneidade. Quem acredita no que fala radialistas e jornalistas. A imprensa está oca…

Leia também