Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Limpeza geral do Mercado Albano Franco garante mais saúde e segurança

__1464~1

Na manhã desta segunda-feira, 16, o Mercado Municipal Albano Franco passou por mais uma limpeza geral, no intuito de higienizá-lo e garantir um espaço mais bonito e seguro para os permissionários e clientes. A ação é desenvolvida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e acontece em toda terceira segunda-feira de cada mês.

Aproximadamente 40 funcionários de uma empresa terceirizada pela Emsurb acordaram cedo na manhã de ontem finalizar o trabalho que começou ainda no domingo, logo após o fechamento do Mercado. “O trabalho começa no domingo, onde eles varrem todas as áreas. No mesmo dia, aplicam os produtos da dedetização e desratização. Na segunda-feira, começa a lavagem dos setores. Eles seguem o seguinte itinerário: setor de carnes, peixes, ferragens, hortifrutis e por último o piso superior”, explica Nivaldo Mota, coordenador dos Mercados Centrais.

Para realizar o trabalho em uma área tão grande é preciso contar também com a ajuda de dois caminhões pipas. Eles são utilizados para a lavagem da rede de esgoto e do piso. Além disso, os resíduos são retirados e as colunas e bancas higienizadas. Durante todo esse trabalho, em média, se retira uma tonelada de lixo.

Além da limpeza geral, a Emsurb atua no Mercado diariamente fazendo a coleta de lixo e disponibilizando dois compactadores e uma prensa. Esse cuidado continuado permite que a “faxina” se torne mais fácil, diferente da realidade encontrada no início do projeto. “Na primeira limpeza geral que nós fizemos, no mês de fevereiro, nós retiramos cinco toneladas de resíduos. O Mercado estava muito sujo”, afirma Nivaldo.

Reconhecimento

Tanto a população quanto os comerciantes ganham com a ação da Prefeitura de Aracaju, que desenvolve uma dinâmica melhor na administração de um local que é patrimônio da cidade. “A limpeza é muito boa e os clientes falam bastante que o mercado está muito melhor. Tempos atrás, nós perdemos muitos clientes por conta da falta de limpeza. Havia ratos e baratas correndo por aqui. Hoje, isso ficou para trás”, comemora o comerciante Givaldo Oliveira, com mais de 20 anos trabalhando no local.

A iniciativa também traz ganhos econômicos, uma vez que o número de aracajuanos e turistas que confia na higiene do local só faz crescer, para a alegria dos permissionários. “É ótima essa iniciativa de lavar o mercado, porque isso chama a clientela. Com limpeza e com higiene todo cliente volta, o que é maravilhoso para nós”, ressalta Victor Gomes, 25 anos.

A alegria é compartilhada por quem passa pelo Mercado e pode notar o trabalho sendo realizado. “A limpeza é muito importante, sobretudo porque garante mais segurança para nós que consumimos os alimentos daqui. Além disso, ajuda até para atrair turistas, que vão encontrar o lugar mais bonito”, afirma o funcionário público Aldo Anderson.

Todo o trabalho será finalizado até as 17h de hoje. Desta maneira, amanhã todos poderão usufruir novamente do Mercado Municipal Albano Franco e tudo que ele oferece.

Foto Silvio Rocha

Leia também