Aracaju, 17 de abril de 2024

Navalha na carne

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Enganou-se quem pensou que o rumoroso processo batizado de Operação Navalha não daria em nada, pois iria prescrever antes da condenação dos réus. Alheia a este falatório sem sentido, a juíza federal Telma Machado sentenciou 10 dos processados por crimes de corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha. Eles foram acusados de meterem a mão grande em recursos federais que deveriam ter sido usados para a duplicação da Adutora do São Francisco. É claro que todos vão recorrer contra a decisão, porém não alimentarão mais a hipótese de prescrição do processo. Ao contrário, estarão preocupados com a real possibilidade de passarem um bom tempo na cadeia, pois é grande a chance de serem condenados também em segunda instância. Crendeuspai!

Os condenados

Veja a relação e o tempo de prisão dos sentenciados na Operação Navalha: Zuleido Veras (26 anos e 6 meses), Ricardo Magalhães da Silva (19 anos e 10 meses), Flávio Conceição (27 anos e 4 meses), João Alves Neto (17 anos), Ivan Paixão (10 anos) Max Andrade (13 anos e 2 meses), Gilmar Mendes (9 anos), Victor Mandarino (7 anos), Kleber Curvelo Fontes (5 meses) e Sérgio Duarte Leite (9 anos).

Carteirada vergonhosa

A Câmara de Aracaju deve votar hoje o vergonhoso projeto concedendo a radialistas, jornalistas e publicitários o direito à meia entrada nas casas de espetáculo. Concebida pela vereadora Emília Corrêa, também radialista, a propositura é discriminatória e se assemelha à deplorável carteirada. Antes de votarem, os vereadores devem indagar em que os comunicadores são diferentes dos demais cidadãos? Fiquem de olho na Câmara!

Ouro em grãos

Ainda por ser colhida, a safra de milho em Sergipe cresceu 462,6% em relação ao ano passado, chegando a 793 mil toneladas. Segundo o professor Ricardo Lacerda, assessor técnico do governo estadual, este volume de grãos deve impactar em mais de 3% no Produto Interno Bruto de Sergipe, estado que registrou o maior crescimento da produção de milho. Nem precisa dizer que o agricultor está sorrindo de orelha a orelha. Maravilha!

Sangue novo

E quem anda com o pensamento nas eleições de 2018 é o professor universitário Francisco Diemerson (Rede). Recém-filiado ao partido da ex-senadora Marina Silva, o educador tem sido estimulado a disputar o governo de Sergipe. Presidente da Academia de Letras de Aracaju, Diemerson diz que deseja colaborar com o crescimento do partido em Sergipe. Então, tá!

Pires nas mãos

Dezenas de prefeitos sergipanos foram à Brasília tentar emplacar emendas ao Orçamento da União para seus municípios. Hoje é o dia de os congressistas definirem as emendas de bancada, durante reunião no gabinete do deputado federal Jony Marcos (PRB). Com as prefeituras quebradas na solda, os gestores defendem que ao menos uma emenda de bancada seja colocada para os municípios. É justo!

Campanha na Web

O arremedo de reforma eleitoral aprovado pelo Congresso traz mudanças nas campanhas feitas nos meios de comunicação. Uma delas é a liberação parcial de propaganda paga na internet. Conforme o texto da reforma, é “vedada a veiculação de qualquer propaganda paga na internet, excetuado o impulsionamento de conteúdos”. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 58% dos brasileiros estão conectados à internet. A principal rede social usada pelos internautas é o Whatsapp, que tem 120 milhões de usuários no Brasil.

Justa homenagem

A Assembleia Legislativa homenageou os professores Carlos Christian Almeida Gomes e Milton Gomes Coelho, concedendo-lhes a Medalha do Mérito Educacional Manoel Bomfim. O primeiro ficou paraplégico ao ser alvejado por cinco tiros disparados por um aluno em plena sala de aula. Já Milton Coelho, além de educador, também é reconhecido como um grande artista plástico.

Como votam

Segundo o portal G1, 42% dos senadores se dizem indecisos ou não querem se posicionar sobre o afastamento do colega Aécio Neves. No placar do site global, o senador sergipano Antônio Carlos Valadares (PSB) aparece como favorável ao afastamento do tucano. Já Maria do Carmo Alves (DEM) e Eduardo Amorim (PSDB) se declararam indecisos. Marminino!

Toda corda

“Vamos implodir o velho sistema político”. A ameaça é de Mendonça Prado, pré-candidato ao governo de Sergipe pelo velho PPS. Segundo ele, “chegou a hora de sairmos desse círculo encanecido, que impede o surgimento de novas lideranças”. Mendoncinha garante que o PPS “não admitirá desobediência às normas legais e ou posturas inadequadas. Por isso, topei confrontar o sistema”. Ah, bom!

Esfolado

Enquanto conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Flávio Conceição ameaçou colocar a navalha na jugular do então governador Marcelo Déda (PT), de saudosa memória. Agora, é Flávio quem sente na própria carne o fio da navalha, ao ser condenado a 27 anos de prisão sob a acusação de ter roubado dinheiro público. São as voltas que o mundo dá!

Apaga velinhas

O Club Sportivo Sergipe está completando 108 anos nesta terça-feira. Para registrar a data, a direção do chamado “Mais Querido” encomendou uma missa em ação de graças, a ser celebrada, a partir das 19h, na Igreja Santa Rita de Cassia, localizada na pracinha da rua do Acre, em Aracaju. Prestigie!

Recorte de jornal

1

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 12 de janeiro de 1911.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também