Aracaju, 28 de março de 2024

ENCONTRO ANUAL DE AGENTES DISTRIBUIÇÃO LEVA CONHECIMENTO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Encontro Anual de Agentes de Distribuição leva conhecimento e boas expectativas para empresários sergipanos

A Associação dos Distribuidores e Atacadistas da Bahia (ASDAB) promoveu, entre os dias 12 e 15 de outubro, o 15º Encontro Anual dos Agentes de Distribuição da Bahia, evento realizado junto com a primeira edição do Encontro Anual Nordeste dos Agentes de Distribuição Filiadas ABAD. Os encontros foram realizados no hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, litoral norte baiano, a 55 quilômetros de Salvador.

Cerca de duas mil pessoas participaram do encontro conjunto, para discutir as novidades do setor, fazer negócios e ampliar networking: agentes de distribuição, incluindo os presidentes de todas as filiadas ABAD da região Nordeste, varejistas, representantes da indústria, fornecedores, autoridades e lideranças ligadas às entidades do segmento.

Na cerimônia de abertura, o presidente da ASDAB, Antônio Cabral, destacou a importância do evento para o setor atacadista e distribuidor do Nordeste, que movimenta mais de R$ 65,6 bilhões anuais, e comemorou o sucesso do encontro.  “Pela primeira vez realizamos um esforço conjunto das nove afiliadas do Nordeste, com o apoio da ABAD, nos unindo em um único evento para discutir ações, promover conhecimento e fortalecer laços com clientes e fornecedores. Entregamos conhecimento, negócio e entretenimento equilibrado”, afirmou, ao destacar as oito palestras realizadas e a Feira de Negócios, que contou com participação de 53 empresas dos setores industrial e de serviços.

Após as boas-vindas do presidente, o Líder Regional ABAD do Nordeste, Zezé Veríssimo Diniz (PB), fez um breve discurso representando o presidente da ABAD, Emerson Destro.

O Grupo ABAD Jovens e Sucessores (GAJS) também marcou presença na abertura do encontro. Cassio Magno Rios (BA), da Distribuidora São Roque, integrante da diretoria do GAJS, fez uso da palavra em nome do presidente do grupo, Juscelino Junior. Também estiveram presentes Maryanne Lopes (PI), da Distribuidora Enayram, ex-presidente do GAJS; Sheila Silvestre Ribeiro (PE), da Cadan Alimentos; Marcelo Moreira (BA), da PTM Distribuição, de Vitória da Conquista; entre outros integrantes do grupo, que apreciaram a descontração do evento e a boa integração dos participantes.

A delegação sergipana foi representada pelo Sincadise contou com a participação de mais de 40 empresários do setor atacadista, distribuidor e varejistas, que acompanharam as palestras e apresentações realizadas. O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Sergipe (Sincadise), Juliano César, valorizou a iniciativa dos empresários em participar do evento que serviu para o aprimoramento dos negócios em Sergipe, pois o aprendizado adquirido deu mais esclarecimentos a respeito das evoluções do comércio e do mercado nacional, o que se aplica também no estado.

“Esse encontro é muito importante para todo o mercado sergipano e para o desenvolvimento econômico de nosso estado. O nosso setor trabalha de mãos dadas com o comércio varejista e isso leva todo o ciclo produtivo de comércio em geral a seguir pelos rumos do crescimento, na contramão da crise. Eu acredito que nossa delegação volta com mais expertise nos quesitos união empresarial, entendimento da legislação e desenvolvimento sustentável, além de compreender melhor o quadro político que acerca nossa economia. A participação empresarial nessas ações faz com que fornecedores, indústrias e comerciantes tenham relações mais sólidas, o que promove melhoria no ambiente de negócios, crescimento empresarial unificado e melhores ofertas de produtos de qualidade para o consumidor final. Tudo que temos trabalhado e buscado ampliação de conhecimento tem por finalidade melhorar a cadeia de abastecimento, levando mais vantagens para o consumidor, razão da existência de nossas empresas, nosso principal foco”, disse Juliano César.

Já o empresário Breno França destacou a atenção no preparo dos jovens líderes do mercado, principalmente aqueles que seguem os caminhos dos negócios familiares.

“O entendimento da nossa importância como sucessores de empresas familiares é fundamental para que dêmos continuidade aos negócios que estamos engajados e seremos os futuros administradores. Para termos mais capacidade é fundamental que tenhamos o preparo adequado, pois 81% das empresas seguem a trilha da hereditariedade e nós jovens, temos a missão da continuidade dos negócios exitosos. Então, é muito importante termos o máximo de qualificação para saber gerir as empresas diante dos cenários que se apresentarão no futuro, pois isso destaca os valores familiares nos empreendimentos e nos encoraja a expandir os negócios, promovendo maior geração de emprego e renda para os próximos anos, garantindo a sustentabilidade econômica de nossa população e nosso estado”, comentou.

PALESTRAS

Na sexta-feira (13), o professor e juiz do Trabalho da 5ª Região, Daniel Gaspar, falou sobre os impactos da nova lei 13467/17, que apresenta diversas novidades nas relações entre empregadores e empregados.

O Comentarista político da Globo News e do Portal G1, jornalista Gerson Camarotti, fez a palestra de encerramento do Encontro, na noite de sábado (14). Num auditório lotado, ele falou sobre o atual cenário político e as perspectivas até as eleições do próximo ano.

O especialista em Direito Tributário e consultor empresarial José Damasceno Sampaio falou sobre o tema “ICMS: regulamentação dos incentivos fiscais e reforma tributária”. Já o professor de MBA da Wharton Business School (EUA), Cícero Rocha, tratou sobre governança participativa e sucessão em empresas familiares. Teve ainda a apresentação de cases.

Airton Júnior, CEO da Avine, mostrou como a empresa se transformou em uma das maiores indústrias de ovos do país. Já o CEO da cearense Supermercados Lagoa, Marco Filho, mostrou os caminhos da rede, que está em atividade há 30 anos.

O consultor Marcos Scaldelai, eleito em 2014 como um dos executivos jovens de maior destaque pela Revista Forbes, apresentou uma palestra foi focada em atitudes de liderança, empreendedorismo e vendas.

Por Márcio Rocha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também