Aracaju, 16 de abril de 2024

Meio ambiente: Prefeitura vai proteger praias de Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__9835~1

“Praia linda é praia limpa”. Esse é o slogan do Projeto Praia Limpa, mais uma ação da Prefeitura de Aracaju em benefício dos ecossistemas da cidade. Desenvolvido pelo setor de educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), o projeto será lançado no próximo dia 29 na Orla de Atalaia e tem como objetivo conscientizar banhistas, comerciantes e toda a rede hoteleira da orla marítima de Aracaju.

Semanalmente, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recolhe das praias da cidade cerca de oito toneladas de resíduos. Diante deste número alarmante, o setor de educação ambiental da Sema resolveu transformar o programa Praia Limpa, que fazia ações isoladas e simbólicas apenas uma vez por ano, em um projeto contínuo.

Através de uma parceria com o Departamento de Ecologia da Universidade Federal de Sergipe (Deco/UFS), que forneceu dados de mapeamento realizado para saber quais locais têm maior índice de descartes de resíduos, as ações terão um melhor direcionamento. O foco do projeto serão banhistas e, principalmente, todos que realizam algum tipo de comércio na faixa litorânea, desde pequenos ambulantes a grandes bares.

A coordenadora do setor de Educação Ambiental da Sema, Raphaela Ribeiro, explica que uma das primeiras providências do projeto será fazer cumprir uma lei municipal. “A lei 4.800/2016 diz que todo comerciante ou todo estabelecimento na faixa litorânea de Aracaju deve ter uma lixeira por mesa, isso será fiscalizado. Vamos trabalhar educação ambiental nos bares e notificar os que não estiverem de acordo com a lei”.

O projeto levará, periodicamente, teatro aos bares da orla com temas sobre conscientização ambiental. Totens educativos também serão distribuídos pela orla e diversas outras ações serão realizadas durante o ano com o objetivo de sensibilizar a população sobre a preservação da praia. “Vamos conscientizar para as pessoas guardarem o lixo que produzirem para jogar em uma lixeira mais próxima e não deixar na areia da praia”, acrescenta Raphaela.

O lançamento oficial será no dia 29 de outubro, porém, algumas intervenções acontecerão a partir do dia 27, onde será colocado na região dos lagos um monumento confeccionado com 20 mil garrafas pet e um guindaste içando uma grande quantidade de resíduos. A ideia é expor para a população a dimensão de todo o lixo que é jogado diariamente nas praias.

Já o dia 29 será cheio de atividades na Orla de Atalaia a partir das 10h, promovida pela Sema em parceria com outras secretarias municipais. O teatro da Sema também fará parte das atividades que se encerra no final do dia com a soltura de tartarugas feita pelo projeto Tamar. “O aracajuano tem uma relação muito forte com a praia, de ir sempre durante o fim de semana, e é importante promover essa sensibilização. São atitudes simples que podem diminuir a poluição das águas e a mortandade de animais marinhos. Além disso, o que se faz aqui tem consequências globais, porque o que sai da praia de Aracaju pode chegar a diversas praias do mundo por conta das correntes marítimas”, finaliza Raphaela.

Foto Marco Vieira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também