Aracaju, 28 de março de 2024

Sema e Energisa promovem segunda edição do Conta Cidadã

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__D66E~1

Trocar lixo reciclável por desconto na conta de luz. É com essa proposta que a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Energisa, promoveram na tarde desta terça-feira, 17, a segunda edição do projeto Conta Cidadã.

O Conta Cidadã é um projeto de conduta consciente que funciona desde 2014 e tem como objetivo oferecer desconto na conta de energia do consumidor que efetue a entrega de materiais recicláveis nos pontos de coleta da ação. O intuito desta segunda edição foi difundir o projeto para a população aracajuana e mostrar a importância de práticas mais conscientes.

“O projeto Conta Cidadã compreende a questão de diminuir os impactos ambientais, trazendo uma maior sustentabilidade para o meio ambiente, reduzindo também a questão de inadimplência dos consumidores que muitas vezes não conseguem pagar sua conta de energia. Pensando nisso, decidimos formar parceria junto à Sema para difundir essa proposta para toda Aracaju. A primeira edição que aconteceu no dia 6 de outubro teve um resultado tão positivo que decidimos retomar essa proposta”, esclarece a servidora da Energisa e supervisora do projeto Conta Cidadã, Kátia Lina.

O analista ambiental da Sema, Cleverton Silva, garante que a parceria com a Energisa é uma forma de realizar um trabalho mais incisivo de consumo consciente em Aracaju, impulsionando a doação de materiais recicláveis. “Com o apoio da Energisa faremos com que a comunidade conheça esse trabalho e participe. A gente propôs essa ação na praça Tobias Barreto por estar próximo a escolas e órgãos públicos e privados adjacentes, além de ser um local de lazer e interação”, explica.

A engenheira florestal, Danielle Sobral, moradora do bairro Luzia, participou da primeira edição e fez questão de contribuir novamente. Desta vez, trouxe uma quantidade maior de lixo reciclável, convertido em desconto na sua conta de luz. “Desde que contribui na primeira edição, venho juntando em minha residência alguns materiais recicláveis. Hoje trouxe todos eles e mais uma vez fico satisfeita, principalmente pelo meu papel como cidadã, através da minha responsabilidade socioambiental”, garante.

Responsabilidade Socioambiental

O secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, destaca que o Conta Cidadã está associado à vertente de responsabilidade socioambiental da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a qual a Prefeitura de Aracaju, por meio da Sema, faz parte, sendo presidida pelo analista ambiental Cleverton Silva. “O objetivo da A3P é a redução de gastos dentro do órgão público, reduzindo a energia, gerando o mínimo de rejeitos e adquirindo produtos que causam menos danos ao meio ambiente”, declara.

A A3P é instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, que estrutura o programa em seis eixos temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos, sendo eles: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis.

Novas edições

Até dezembro deste ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, junto com a Energisa, realizarão mais 4 edições do projeto Conta Cidadã.  Duas delas acontecerão no mês de novembro e mais duas em dezembro.

Foto: Alliston Fellipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também