Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

Valadares Filho destina recursos para construção do Canal de Xingó

___________________________________________________058

Por indicação do deputado Valadares Filho (PSB-SE), seguida pelos deputados João Daniel (PT-SE) e Paes Landin (PDT-PI), os membros da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) aprovaram, em reunião que ocorreu hoje (18/10) Emenda de Comissão que destina no valor de R$ 300 milhões para construção do Canal de Xingó.

A emenda destina recursos para a construção da primeira etapa da Fase 1 do Canal de Xingó, com obras de capitação de água no reservatório de Paulo Afonso IV e também para a construção de túnel que permitirá a passagem de água para as adutoras seguintes. Nessa primeira fase o Canal de Xingó reforçará o abastecimento de água nos municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo.

Desde que assumiu a presidência da Comissão de Integração no começo deste ano, o deputado Valadares Filho vem trabalhando para tornar possível a construção do Canal de Xingó. Uma de suas primeiras ações na presidência foi realizar audiências públicas com o Ministro da Integração, Hélder Barbalho, e com a então presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, para tratar do cumprimento do cronograma de execução do projeto do Canal do Xingó.

No mês passado também por iniciativa de Valadares Filho, a Comissão de Integração Nacional realizou, em Nossa Senhora da Glória em Sergipe, o Seminário Desafios e Perspectivas para construção do Canal de Xingó. Durante o seminário, foram levantadas informações sobre todas as ações em andamento e os entraves; também foram levantados os caminhos técnicos, políticos e financeiros para tornar possível a construção do Canal de Xingó.

Para o presidente da Cindra, Valadares Filho, a construção do Canal de Xingó representa dias melhores para o povo sergipano. “Essa obra vai levar água para regiões atingidas pela seca”. Entretanto, o canal vai além da segurança hídrica, inclui água para consumo humano, para o cultivo de pequenas lavouras, água para a criação de animais para alimentação das famílias (bovinos, suínos e caprinos). Para Valadares Filho, o canal de Xingó criará condições para o desenvolvimento econômico das regiões.

Fonte e foto assessoria

Leia também