Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

EM SETEMBRO, CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM SERGIPE RECUOU

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Energisa, (que gera e distribui energia para 63 municípios sergipanos, alcançando 96% do território do estado), constatou que o consumo total de energia elétrica no estado chegou a 174,5 Gigawatts-hora (Gwh), em setembro.

Em termos relativos, o consumo total de energia elétrica foi 9,4% menor do que o consumido em setembro do ano passado. Em relação ao mês imediatamente anterior, agosto último, também houve queda, porém de 5,6%.

No acumulado do ano, janeiro a setembro, o consumo de energia elétrica no estado situou-se 2,2% abaixo do volume consumido no mesmo período de 2016.

Consumo por setor em Setembro/2017

O consumo nas residências da área atendida pela Energisa chegou a 73,8 Gwh, assinalando queda de 9,4% em relação a setembro de 2016. No comparativo com o mês imediatamente anterior, agosto último, houve retração de 6%. De janeiro a setembro do ano andante, o consumo recuou 0,3%.

Na indústria, o consumo (incluindo mercado cativo e livre) totalizou 68,6 Gwh, assinalando retração de 1%, quando comparado ao consumo registrado em setembro do ano passado. Entretanto, quando comparado com o mês anterior, verificou-se alta de 7,3% no consumo. Nos nove primeiros meses do ano, o consumo industrial de energia elétrica recuou 6,6%.

Para o comércio, o consumo no mercado cativo ficou em 36,6 Gwh, recuando 8,7% em relação ao mesmo mês de 2016.  Quando comparado com o mês imediatamente anterior, a queda foi de 3,2%. Considerando o consumo em 2017, de janeiro a setembro, foi observada queda de 4,8%, em comparação com o mesmo intervalo de 2016.

No campo foram consumidos 5 Gwh, no mês em análise, sendo 43,4% menor que em setembro de 2016. Quando comparado com o consumo do mês anterior, notou-se baixa de 15,6%. Nos nove primeiros meses do ano, o consumo de energia elétrica no campo situou-se 3,2% abaixo do mesmo período de 2016.

Por: Larissa de Menezes Baracho

Leia também