Aracaju, 14 de maio de 2024
Search

Gestantes da MNSL participam de oficina de mandalas

__FBB2~1

Dando continuidade ao Projeto “Redescobrindo Talentos”, na tarde desta quarta-feira, 18, as estagiárias de psicologia da Unit, e a professora Gabriela Barreto, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), promoveram uma oficina para confecção de mandalas “ Olho de Deus”. O curso foi ministrada pela professora Daniela Ramos Gatinho para pacientes das alas Rosa, Azul e Verde, no auditório da MNSL.

O Projeto de intervenção “Redescobrindo Talentos”, desenvolvido pelas alunas de Psicologia da UNIT, do Básico II, Beatriz Monareto e Noely, estagiarias da MNSL, teve como foco a Ala Rosa da maternidade, onde começaram a escutar as mães e entender a realidade delas, levando-as a partir daí a pensaram de que forma poderiam intervir para auxiliar na elaboração da vivencia, tanto da hospitalização quanto do ser mãe. Surgiu então a ideia da realização de oficinas, com o intuito de despertar talentos e habilidades muitas vezes adormecidas na vida das mulheres/mães que estão internadas na instituição.

Participaram da oficina 20 mulheres que estão internadas na MNSL. Durante três horas fizeram diversas atividades, inclusive de relaxamento e, através da meditação, puderam entrar em contato com elas próprias. Durante a atividade elas confeccionaram mandalas e elaboraram cada uma, à sua maneira, a vivencia do ser mulher e do ser  mãe.

A psicóloga Gabriela Barreto explicou que a professora Daniela Ramos Gatinho fez um relaxamento com as mães e depois cada uma foi expressando sua subjetividade através das mandalas.”Por mais que ela tivesse ensinado a técnica, cada uma foi muito particular, foi um momento de relaxamento, terapêutico, lúdico, onde as mulheres puderam, através dessa arte, elaborar vivências e canalizá-las na confecção de mandalas”, disse Gabriela.

A gestante Kirlian Rebeca Alexandre Evangelista, 20 anos, que esta no oitavo meses de gestação, e esta há um mês internada na maternidade onde vai permanecer até o bebê nascer, disse que aprender a confeccionar mandala tirou completamente o  foco do internamento. “Aprendemos a confeccionar nossas mandalas e isso fugiu completamente do foco que é estar em um hospital. Aprender foi fácil e agora posso confeccionar minhas mandalas, presentear amigos ou até mesmo vender, importante essas oficinas que despertam habilidades e valorizam sua forma de ser”, comentou Kirlian.

“É uma renovação de aprendizado. Tento passar um pouco da sutiliza, da essência que somos através das mandalas. O objetivo é esse, de resgatar o que tem dentro delas e possibilitar, através da arte da mandala, que são fios trançados, dar visibilidade à  vida, como ela se comporta, as cores também que tem uma simbologia muito grande.  Finalizamos com um corredor de cuidados”,  concluiu Daniele Gatinho.

Mandala Olho de Deus

É um tipo de mandala feito com entrelaçamento de fios de diversas cores em gravetos ou palitos, geralmente de madeira. A simbologia por trás da mandala está relacionada à saúde, felicidade e prosperidade de quem a possui. A mandala é usada para decorar a casa. O Olho de Deus na língua Huichol, significa “o poder de ver e compreender as coisas desconhecidas. Ver as coisas como elas realmente são”

Fonte e foto SES

Leia também