Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Menos vale mais

Alguém sabe por que deputados, secretários e outras tantas autoridades desejam ser conselheiros do Tribunal de Contas do Estado? Ora, o cargo dos sonhos de muitos não passa de um mero órgão auxiliar da Assembleia, com a simples função de analisar tecnicamente as contas dos executivos e legislativos. Aliás, os pareceres dos conselheiros contra prefeitos podem simplesmente acabar no lixo desde que a maioria dos vereadores os rejeitem. Então, por que tanto interesse em fazer parte de um órgão que, vez por outra, é achincalhado pela imprensa, que costuma chamá-lo de tribunal faz de contas?  Não venham com essa história que, além do trabalho meramente técnico, o conselheiro tira proveito político do cargo, pois ninguém de sã consciência acreditaria em tamanho despautério. Onde já se viu isso? O mais provável é que os conselheiros aceitem a árdua missão por puro amor a Sergipe. Quem disser o contrário, erra por desconhecimento de causa ou mente por pura inveja. Marminino!

No estaleiro

E quem está entregue ao departamento médico é o deputado federal Fábio Reis (PMDB). Após se sentir mal, em Brasília, o sergipano procurou um médico, que detectou um problema cardíaco e decidiu operá-lo imediatamente. A cirurgia ocorreu ontem cedo e Fábio recupera-se bem, mas deverá ficar no estaleiro pelos próximos 15 dias. Saúde!

Filho ilustre

A Assembleia entregou ontem, o Título de Cidadania ao juiz de direito Cristiano José Macedo Costa. Nascido no município baiano de Jeremoabo, o magistrado reside em Sergipe há 45 anos, já tendo recebido homenagens iguais nos legislativos de Canhoba, Aquidabã e Nossa Senhora de Lourdes. A cidadania sergipana foi concedida há 21 anos, porém só agora doutor Cristiano se convenceu em recebê-lo. Parabéns!

Barrigada

Não passou de uma “barrigada” infame a informação de que a Igreja Universal do Reino de Deus teria proibido os pastores Alves, Heleno Silva, Jony Marcos e Mardoqueu Bodano de participarem das próximas eleições.  Coube ao bispo Bulhões, deputado federal por São Paulo, desmentir o boato. Entre os crentes da Universal, todos eleitores naturais dos quatro pastores, a fofoca foi coisa do diabo. Credo em cruz!

Reconhecimento

O governador Jackson Barreto (PMDB) recebeu ontem, em Teresina, a Medalha da Ordem do Mérito Renascença. A honraria foi concedida pelo governo do Piauí em reconhecimento à luta do político sergipano contra a ditadura e a favor do estado democrático de direito. Em setembro último, JB foi condecorado com a Medalha JK pelo governo de Minas Gerais.

Grana preta

O governo de Sergipe pretende tomar R$ 560 milhões emprestados à Caixa Econômica Federal. Para tanto, já enviou projeto à Assembleia pedindo autorização para fazer a transação bancária. Alega que precisa da bufunfa para recuperar as rodovias estaduais e investir em educação e segurança pública. Ah, bom!

Na terrinha

Quem estará em Aracaju terça-feira próxima é a ex-senadora Marina Silva. Vem participar do fórum “Desafios para uma gestão pública sustentável em tempos de crise”, promovido pelo partido Rede Sustentabilidade. O evento acontecerá na Faculdade Pio Décimo e faz parte de uma série de debates visando à elaboração do plano de governo da legenda.

Fé e política

Aracaju vai sediar, segunda-feira próxima, o quinto Encontro de fé e política Dom Helder Câmara. Voltado principalmente para a classe política, o evento tratará sobre fraternidade, políticas públicas, justiça e paz. Organizado pela Arquidiocese de Aracaju e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, o encontro acontecerá, a partir das 14h, no auditório do Tribunal de Contas de Sergipe.

Retrocesso

Veja o que publica o jornalista Eugênio Nascimento no blog Primeira Mão: “O Brasil anda de um jeito que a qualquer momento será revogada a Lei Aurea”. Faz sentido!

Bienal serrana

A melhor opção cultural deste final de semana é a Bienal do Livro de Itabaiana, que será aberto daqui a pouco, prosseguindo até domingo. Entre as atrações está o jornalista sergipano e colunista de O Globo, Ancelmo Gois. Amanhã, ele participará de uma mesa redonda, juntamente com o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa e o ex-governador Albano Franco. Prestigie!

Recorte de jornal

1

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 13 de junho de 1917.

Resumo dos Jornais

Leia também