Aracaju, 29 de março de 2024

RANCOR NÃO PODE ADUBAR A POLÍTICA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Durante o primeiro encontro do governador Jackson Barreto (PMDB) com a bancada federal, em Brasília, ocorrido no gabinete da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), se chegou à conclusão – pacífica aliás – de que nem a situação e muito menos a oposição tinham número suficiente para aprovar suas emendas. Um ou outro sairia perdendo caso não houvesse consenso.

Decidiu-se, então, que as duas emendas impositivas seriam apresentadas e aprovadas por parlamentares da bancada que integravam blocos diferentes. E assim foi feito, apesar da reação do senador Valadares (PSB) contra o direcionamento da emenda do Estado para a Saúde. Queria que o Governo contemplasse o Canal de Xingó e da oposição fosse para a Codevasf.

Não valeu, até porque qualquer imposição poderia levar ao impasse e a um problema maior ao Estado. Para evitar perdas e danos, entretanto, na reunião ocorrida no gabinete da senadora Maria do Carmo, o deputado federal André Moura havia assumido o compromisso de apresentar emenda para o Canal de Xingó, o que foi revelado no momento em que o senador Valadares expunha seu ponto de vista.

No final, entre mortos e feridos, contemplou-se o bom senso.

Um fato interessante está ocorrendo neste momento em relação a Sergipe. O que antes fora duramente criticado em relação ao trabalho de André Moura com a liberação de recursos de interesse do Governo e da Prefeitura de Aracaju, passou a ser seguido por outros membros da oposição, que tiveram a “melhor boa vontade” com emendas direcionadas para um e outro.

Os adversários conversaram, se entenderam em relação aos benefícios e divulgaram fotos dos momentos em que ocorreram encontros. Bom para todos, porque o povo não pode sofrer em razão das divergências miúdas. Com essas posições republicanas, se põe fim à história de que o rancor pode adubar a política sempre.

JACKSON SE EMOCIONA COM MEDALHAS

O governador Jackson Barreto citou que este ano recebeu medalhas de mérito como a de Rio Branco, a de Tiradentes e na quinta-feira a do Piauí.

– Com tantas medalhas, percebo que estou ficando velho, brincou.

UM ELOGIO DO GOVERNADOR DE MINAS

O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), interrompeu Jackson e perguntou-lhe: “quem dos atuais governadores tem a sua história? Você é uma referência para nós”.

Jackson se emocionou e quase não continha as lágrimas.

GOVERNADOR ELOGIA POSTURA DE JONY

Jackson Barreto confidenciou ontem que o deputado federal Jony Marcos (PRB) se tornou em um verdadeiro coordenador de bancada.

– Conduziu os trabalhos com postura e dignidade, reconheceu.

AGORA SOBRE A CANDIDATURA AO SENADO

Quanto à sua candidatura ao Senado, Jackson mantém que só vai tomar uma decisão em dezembro, porque faz análise da conjuntura nacional e “mais ainda” estadual.

– É mais uma questão administrativa que política, disse.

NÃO EXISTE RECEIO QUANTO AO PT

Belivaldo Chagas (PMDB), pré-candidato a governador pela base aliada, estranha toda essa insistência de que haverá candidatura paralela no grupo.

Diz que há unidade em torno do seu nome.

CONVERSA COM ROGÉRIO CARVALHO

Belivaldo contou que o presidente do PT, Rogério Carvalho, já lhe convidou para uma reunião com membros do seu partido, no próximo dia 11 de novembro.

Rogério citará Belivaldo como candidato a governador do grupo.

BOA RELAÇÃO E ALGUMAS CONVERSAS

Rogério Carvalho, inclusive, comunicou a Belivaldo Chagas que tiraria essa semana para se dedicar aos filhos e à família, ficando distante da discussão política.

E assim o fez, inclusive preparando maniçoba para almoço com as filhas.

PERCENTUAL DE APOIO A VALADARES

André Moura disse, ontem, em entrevista, que apoiará o senador Valadares Filho ao Governo, caso essa seja uma decisão do seu grupo político.

– Essa chance será de 0,1%, calculou um integrante do PSC&Cia.

HÁ TRÊS MANDATOS NA OPOSIÇÃO

Um fonte robusta do PSC&Cia disse que o grupo está há três mandatos na oposição: “quem sabe o sacrifício para manter essa posição somos nós”.

– Valadares esteve sempre na situação e agora quer ordenar a oposição, falou.

TRAÇA O CAMINHO DA JANELA

Segundo ainda membro do PSC&Cia, o senador Valadares tem que percorrer o mesmo caminho: “ficar em pé no corredor, sentar na poltrona do meio e depois ir para a janela”.

– Ele está inserido no bloco, mas os donos da bola somos nós…

PODE NÃO SER BEM ASSIM

Um profundo conhecedor da política em Sergipe avalia que “as coisas não funcionam assim com o senador Valadares. Ele não é de suportar imposição”.

– Se apertarem muito, Valadares pode optar por uma terceira via, disse.

DEFENDE SAÍDA DE AÉCIO

O senador Eduardo Amorim (PSDB) votou a favor de Aécio Neves na questão das liminares que o afastavam do mandato e o mantinha em reclusão domiciliar à noite.

Entretanto, defende a saída de Aécio da Presidência do partido.

SÓ RODRIGO AVALIZA FILIAÇÃO

O presidente nacional do PTB, Roberto Jéferson, tranquilizou o presidente regional do partido em Sergipe, Rodrigo Valadares, através de áudio.

– Só entra no PTB de Sergipe quem você indicar e avalizar, disse Roberto.

ROBERTO SITA EX-PREFEITO SUKITA

Roberto Jéferson disse ainda que se Sukita for a Brasília lhe procurar ouvirá que ele só se filia ao PTB se passar pelo crivo de Rodrigo Valadares.

– Não se preocupe. Não receberei Sukita no PTB sem que você abone a ficha.

BIENAL DO LIVRO EM ITABAIANA

Durante Bienal do Livro, em Itabaiana, o reitor da Unit, Jouberto Uchôa, constatou que “Aracaju não passa sem Itabaiana”. E continuou:
– Itabaiana não precisa de Aracaju para viver

GARANTIA DE VAGA PARA O SENADO

O ex-deputado João Fontes, para ingressar no PPS, pediu a garantia de disputar o Senado. Foi imediatamente acatado pela direção do partido.

João, entretanto, pode até não disputar nada.

CAFÉ DA MANHÃ EM PACATUBA

André Moura e Eduardo Amorim tomaram café da manhã, ontem, com o prefeito de Pacatuba, Alexandre Martins (PSC). Trataram de interesses do município.

Alexandre admitiu que a história de Pacatuba tem o “antes e depois de André”.

SHOW DE PAUL AGITA SALVADOR

O senador Valadares (PSB) não se conteve. Deixou compromissos políticos de lado e viajou a Salvador, para o show do ex-Beatles Paul McCartney,

Valadares nunca escondeu que é fã de Paul.

Notas

Julgar contas de campanha – Relatório Reservado informa que TSE está requisitando o reforço de funcionários de outros órgãos federais para julgar as contas de campanha ainda referentes ao pleito de 2012. Agora é “vai ou racha”: Gilmar Mendes e seus pares têm até dezembro para analisar mais de 560 mil páginas de processos em aberto.

0x0

Dólares guardados no colchão – Brasileiro Cléber Rene Rizério Rocha, de 28 anos, que foi flagrado nos Estados Unidos com cerca de US$ 20 milhões (cerca de R$ 63,5 milhões em valores atuais) escondidos debaixo de seu colchão, se declarou culpado de tentar lavar dinheiro obtido por meio de uma fraude financeira bilionária.

0x0

Moro condena ex-gerente – Juiz Sergio Moro, relator da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou o ex-gerente da Petrobras, Luiz Carlos Moreira, a 12 anos de prisão, por três crimes de corrupção passiva e um de lavagem de dinheiro, determinando que ele deve ficar preso enquanto aguarda julgamento de recurso.

0x0

Lava Jato investiga contratos – A nova etapa da operação Lava Jato deflagrada sexta-feira investiga contratos fechados pela Odebrecht com a Petroquisa, braço petroquímico da Petrobras, com suspeita de pagamento de propina superior a 32 milhões de reais, informou o Ministério Público Federal.

0x0

Aécio quer saída honrosa – O Poder360 divulga que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) mandou o seguinte recado à cúpula tucana: aceita renunciar ao cargo de presidente do partido, do qual está licenciado. Mas cobra uma saída honrosa: que junto também seja afastado o presidente interino, senador Tasso Jereissati (CE).

0x0

Alckmin quer presidência – Faltando um ano para as eleições de 2018, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que se prepara para concorrer à Presidência da República, embora a decisão sobre a escolha dos candidatos dentro do partido ainda não tenha sido tomada.

Conversando

Não abandonou – Vice-governador Belivaldo Chagas disse que nunca abandonou Valadares. Pelo contrário, o senador foi que abandonou o grupo.

Afeta economia – A queda no FPM depositado dia 20 afetou a economia, já combalida, da maioria dos municípios do Estado.

Eduardo e alevinos – Na sexta feira o senador Eduardo Amorim (PSDB) participou do peixamento de 20 mil alevinos no Rio São Francisco, no município de Ilha das Flores.

Volta à discussão – A questão da Previdência em Sergipe volta a ser discutido com maior intensidade e o TCE estará atento ao assunto para apontar soluções.

Violência amedronta – A violência está aumento com marginais usando armas para assaltar motoristas e levar seus veículos. Na região dos Jardins o risco é grande.

Ações prescrevem – As ações sobre gastos de campanha sem julgamento até o fim do ano prescreverão automaticamente. É o sonho de quase todos os partidos.

Verbas para Saúde – O deputado André Moura solicitou do Ministério da Saúde agilização de verbas para obras no setor de nefrologia de Itabaiana.

Reconhece trabalho – Deputado Jony Marcos reconhece trabalho de André Moura pelo desenvolvimento e chegada de recursos para Sergipe.

Receitas de bolo – Telefonemas constantes entre o senador Aécio Neves e o ministro Gilmar Mendes eram para tratar sobre receitas de bolo. Nada demais…

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também