Aracaju, 29 de março de 2024

SES FAZ ALERTA SOBRE AUMENTO DE CASOS DE SÍFILIS EM SERGIPE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Neste sábado, 21, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis, que é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e, preocupada com a saúde da população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), faz um alerta sobre o aumento dos casos da doença em Sergipe que, se não tratada adequadamente, pode levar à morte. Para se ter uma ideia, a cada 100 testes realizados pela Unidade Móvel do Programa ISTs/Aids, da SES, são descobertos em media dez reagentes para sífilis. Segundo Almir Santana, gerente do Programa, os números são preocupantes e a sociedade precisa se conscientizar mais sobre a importância do uso do preservativo nas relações sexuais.

“A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo,  recepção de sangue infectado ou de uma gestante para o bebê, que é a chamada sífilis congênita, e todos os dias há vários registros da doença, o que é muito preocupante. Por ser a sífilis silenciosa, já que na maioria dos casos não há manifestação de sintomas, muitas pessoas têm a doença e não sabem. Por isso, é fundamental que a população que teve ou tem uma vida sexualmente ativa, faça os testes regularmente, e que a sociedade em geral se conscientize da importância do uso do preservativo, que é uma medida simples, de baixo custo e que previne doenças. A sífilis se tornou um problema de saúde pública”, disse.

Ainda de acordo com ele, outro alerta é em relação ao alto número de sífilis congênita. Este ano, conforme dados divulgados pelo Programa ISTs/Aids da SES, até o momento foram registrados 246 casos de sífilis em gestantes e 222 em bebês. Almir explica que, um dos motivos para a grande quantidade de notificações da doença, é a detecção tardia da sífilis nas mulheres grávidas.

“A sífilis congênita está sendo detectada na maioria dos casos somente nas maternidades, no momento do parto. E não deveria ser assim. Durante o pré-natal, que é feito na Atenção Básica, as gestantes e, inclusive, seus parceiros, devem fazer o teste da sífilis para que, caso o exame dê reagente, o tratamento da doença comece imediatamente, evitando que a sífilis passe para o bebê, através da placenta. Quando o bebê é infectado, ele pode nascer com sequelas, como má formação e lesões no sistema nervoso e no coração, e até ir a óbito. Há falhas no pré-natal, de fato, e isso é um grande problema”, declara.

Nova estratégia

Além das campanhas e ações permanentes de prevenção à sífilis que são executadas pela SES, a Secretaria tem uma nova estratégia e lançou recentemente uma nota técnica recomendando, como rotina, a solicitação do teste rápido para diagnóstico da doença em homens durante as consultas médicas, tanto nas instituições de saúde pública e privadas, como nos exames periódicos das empresas.

“O diagnóstico da sífilis realizado precocemente nos homens, seguido do tratamento adequado, podem evitar a transmissão da doença, por meio de relação sexual, para as mulheres. Assim, consequentemente, conseguiremos diminuir a incidência da sífilis em gestantes e crianças”, informa Almir.

Nesta sexta-feira, 20, a equipe do Programa IST/Aids da SES ministrou palestra em uma transportadora de Aracaju, que contou com a participação de mais de 90 trabalhadores da empresa. O foco, segundo o gerente do Programa, foi a prevenção à sífilis e a importância dos homens fazerem o teste rápido. “Os homens também devem fazer o teste rápido da sífilis durante o pré-natal da sua parceria e também orientamos a empresa a incluir nos exames periódicos o teste da doença. Afinal, os homens devem participar do pré-natal não somente acompanhando suas parceiras nas consultas, mas também para fazer a avaliação da sua saúde, principalmente em relação às IST”, conta.

Sintomas

Embora a sífilis seja, na maioria dos casos, silenciosa, a doença pode, às vezes, apresentar alguns sintomas, como a presença de feridas nos órgãos genitais, que desaparecem espontaneamente em alguns dias, lesões pelo corpo, descamação da pele, vertigem, rigidez no pescoço, entre outras. (SES)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também